O tema escolhido para orientar nosso trabalho de planejamento acadêmico na 56ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento não podia ser mais urgente e estimulante. “Inteligência Artificial e Educação Superior à luz do Humanismo Solidário” articula três elementos estruturantes do projeto pedagógico, que movimenta a comunidade acadêmica da PUC Goiás.
O primeiro elemento é a educação superior. Fazer e viver educação superior com excelência é nossa missão há 65 anos. Nessa longa história de vida institucional sempre fomos à procura das melhores formas de estimular o desenvolvimento humano e profissional dos nossos estudantes. Em todos os campos do conhecimento em que nos envolvemos procuramos dar nossa contribuição com competência acadêmica e compromisso ético, conscientes que a produção de conhecimento é um ato político de extrema relevância e responsabilidade, em sintonia com o espírito do Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco.
O segundo elemento é o humanismo solidário, que condensa a doutrina social da Igreja, pela qual Papa Francisco nos convoca a contribuir com o exigente projeto de construção de relações sociais justas e solidárias. Discutimos e refletimos sobre o humanismo solidário em outras SIAP e deve continuar como nossa referência essencial, inspirando todas nossas ações e projetos institucionais.
O terceiro elemento do tema é um dos maiores desafios contemporâneos para a humanidade, que, ao mesmo tempo, se apresenta como uma grande conquista da tecnologia e da ciência: a inteligência artificial. Ela já está em todos os dispositivos que usamos. Contribui com a eficiência de muitos serviços na vida cotidiana da nossa sociedade, mas ameaça em profundidade a estrutura da própria sociedade. Responde perguntas, cria vídeos e não se preocupa com sua veracidade; acelera a produção de remédios e torna “inteligentes” misseis e bombas. Por isso o Papa Francisco, em seu pronunciamento no encontro dos líderes mundiais do G7 em junho de 2024, a definiu “um instrumento fascinante e tremendo”.
A inteligência artificial é considerada uma tecnologia disruptiva, que abre possibilidades impensadas de inovação. Mas pode ser disruptiva, também, por romper as relações que configuram nossa experiência humana. A educação, como encontro de pessoas que buscam a construção e o compartilhamento dos saberes, é uma dessas relações que está sob o fascínio e a ameaça do conjunto de ferramentas digitais que chamamos de inteligência artificial.
Esse é o desafio da nossa SIAP e da nossa missão educativa, que gostaria de apresentar com as palavras de Papa Francisco: “falar de tecnologia é falar sobre o que significa ser humano e, portanto, sobre aquela nossa condição única entre liberdade e responsabilidade, ou seja, é falar de ética” (Discurso ao G7 em 14 de junho de 2024).
Profa. Olga Izilda Ronchi
Reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Profª Sonia Margarida Gomes Sousa
Pró-Reitora de Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Nossa programação completa está separada por Escolas
Confira também nossa Programação Geral Mista
Nota sobre a relação entre a Inteligência Artificial e a Inteligência Humana
Prezado (a) professor (a),
É com grande esperança que damos início à nossa 56ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento, um momento estratégico para refletirmos, organizarmos e alinharmos nossas ações para o semestre que se aproxima. Este período é uma oportunidade ímpar para consolidarmos a integração de nossa equipe, fortalecendo os laços de colaboração e promovendo um ambiente propício ao compartilhamento de ideias, experiências e conhecimentos.
Durante a SIAP realizaremos reuniões que visam a colaboração e a sinergia entre nossos professores, com o objetivo de planejar e organizar as atividades do primeiro semestre de 2025. Além disso, este evento será uma oportunidade formativa valiosa, permitindo a qualificação de nossas práticas docentes, desde a elaboração dos Planos de Ensino até a implementação de Metodologias Participativas de Ensino e o aprimoramento contínuo dos processos de avaliação.
Este ano, discutiremos os desafios da Inteligência Artificial no ensino de graduação, Pós-Graduação refletindo sobre suas conquistas e obstáculos. Este momento nos convida a uma reflexão profunda sobre as constantes mudanças no campo da educação, destacando o impacto crescente da IA no ensino. A Inteligência Artificial está revolucionando a forma como encaramos a educação, proporcionando novas ferramentas e metodologias que podem enriquecer o processo de aprendizagem e tornar o ensino mais eficiente e personalizado. Nesse contexto, é essencial refletirmos sobre seu impacto em nossas práticas acadêmicas. Até onde devemos ir? Como equilibrar o uso dessas ferramentas com a preservação da ética, do pensamento crítico e da autoria intelectual? A tecnologia pode ser uma grande aliada na construção do conhecimento, mas seu uso deve ser cuidadosamente planejado para que fortaleça, e não substitua, os processos formativos que tanto valorizamos.
Comissão Organizadora