Pesquisa e Inovação

Apresentação

A pesquisa é parte integrante e essencial do ensino superior. Por meio da pesquisa os atores que compõem a Universidade tem a possibilidade de realizar uma reflexão crítica sobre a realidade e propor melhores caminhos para a sociedade.
A Coordenação de Pesquisa (CP) é a unidade da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPE) da PUC Goiás responsável pelo cadastro e acompanhamento dos projetos de pesquisa institucionais e por todos os processos que possibilitam o incremento da produção científica de docentes e discentes da PUC Goiás.

Fazem parte da CP/PROPE: Coordenação; Secretaria; Assessoria; Unidade de Apoio ao Pesquisador (UAP); Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e Comitê Assessor de Pesquisa (COAP).

Objetivos

Cadastrar e acompanhar projetos de pesquisa de docentes e discentes da PUC Goiás;

Criar e gerenciar os grupos de pesquisa;

Receber solicitação e atribuir, juntamente com a Pró-reitora, carga horária de pesquisa aos docentes da PUC Goiás;

Divulgar, supervisionar e avaliar os programas de iniciação científica.

Fale Conosco

Editais e Comitês

Editais 2024

Editais 2023

Alternar conteúdo

Estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica

POSTAGEM DO RELATÓRIO PARCIAL DA IC 2023/2024: 1º a 30/03/2024 
21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq 2022/2023
WORKSHOPS SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2024 
Certificados Iniciação Científica
Consulta a Estudantes

Grupos e Projetos

CADASTRO DE GRUPO DE PESQUISA

CONSULTA GRUPO DE PESQUISA

CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA

CONSULTA PROJETO DE PESQUISA

CONSULTA A PROJETOS DE PESQUISA ENCERRADOS

Comitês

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios – desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, quando necessário – possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).

O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos, o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.

O uso de animais em pesquisa é uma área do conhecimento que exige um comportamento ético rigoroso, uma vez que existe muito conflito entre gerar benefícios para a saúde humana e o compromisso de não causar sofrimento aos animais.

Pensando no bem-estar animal, a PUC Goiás, instituiu a criação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA PUC-Goiás), criada pelo Ato Próprio Normativo nº 01/2013, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, atendendo a Resolução Normativa nº 1 de 09/07/2010 do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal.

Através da CEUA busca conscientizar, através de seu papel educativo, a comunidade científica sobre a importância e responsabilidade no uso de animais na pesquisa e no ensino, levando o pesquisador e professor a fazer uma revisão ética das propostas, tanto na atividade científica quanto de ensino que envolva o uso de animais vivos não humanos, exclusivamente vertebrados.

Este objetivo é atingindo, verificando-se o cumprimento da Lei 11.794/2008 (Lei Arouca), que estabelece procedimentos para a utilização científica de animais na pesquisa e no ensino de graduação no país, e ainda observando os Princípios dos 3R’s, no qual se busca alternativas ao uso de animais, e se isso não for possível, procura-se reduzir a quantidade de animais utilizados, e ainda o aprimoramento dos métodos utilizados.

Clique no item acima para abrir as informações

Agência de Inovação

Ciência, tecnologia e inovação

A Agência de Inovação PUC Goiás é uma instância institucional, que promove a interação entre a Universidade – Empresas – Agências de Fomento na realização de projetos cooperados de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todas as áreas do conhecimento.

Oferece, também, produtos e serviços, fruto de pesquisas desenvolvidas na Instituição, para os setores público e privado.

Núcleo de Inovação Tecnológica

Sobre

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)


Principais Assuntos:

  • Acordos com Empresas
  • Propriedade Intelectual em geral e Inovação
  • Patentes, registro de marca, desenho industrial, registro de software, dentre outros.
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da PUC Goiás foi criado em 2012 através do Ato Próprio Normativo N°006/2012-GR como um dos departamentos da Agência de Inovação da universidade. O NIT está vinculado à PROPE e ao Gabinete do Reitor, sendo responsável pela realização da proteção, avaliação, valoração e comercialização/transferência dos resultados do conhecimento científico, tecnológico e cultural gerado na PUC Goiás que possa resultar em produtos, processos ou empresas, de modo a maximizar o impacto da pesquisa acadêmica em benefício da sociedade.


Coordenação: Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Email: [email protected] Whatsapp: 62 98130-6931
Sala de reuniões: PUC Goiás, área 3, piso 1, bloco D, ao lado a agência de inovação e incubadora de empresas.


Entre em contato via whatsapp para atendimento inicial ágil. Reuniões presenciais ou online via Teams e Google Meets
Reuniões presenciais apenas via agendamento após atendimento inicial online

Incubadora de Empresas

Sobre

A Incubadora PUC Goiás é um programa que estimula a criação e o desenvolvimento de empreendedores e de negócios competitivos, visando transformar ideias em planos de negocio, produtos e/ou serviços. O espaço é dedicado à cultura empreendedora e ao desenvolvimento de ideias inovadoras, fazendo parte da Agencia de Inovação PUC Goiás. Os empreendimentos apoiados passam por processo seletivo e serão incubados para ampliar a sua probabilidade de sucesso. Tem sua sala junto ao Laboratório de Ideias da Escola de Gestão e Negocios, e conta com infraestrutura para atender até 16 empresas residentes.

Publico alvo

Alunos, professores e funcionários da PUC Goiás e a comunidade em geral.

Serviços

Sala coletiva de trabalho (coworking), laboratórios, auditório, biblioteca, sala de reunião, telefonia e acesso a web.

Assessorias

Gerencial, contábil, jurídica, apuração de custos, gestão financeira, comercialização, marketing e treinamentos, e cursos empresariais.

Apresentação

Sobre o IGPA

O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) – vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) – é representativo nos diferentes segmentos das instituições de ensino, de pesquisa e de cultura do país. Nele está agregada uma tradição construída ao longo de sua história, desde 1972, por ações marcantes na área de Arqueologia, Antropologia, Meio Ambiente e Documentação Audiovisual. Além disso, o IGPA coordena e desenvolve o curso de graduação em Arqueologia e cursos de educação continuada. Também atua na área da extensão, por intermédio do Centro Cultural Jesco Puttkamer.

Surgiu no início da década de 1970, como Gabinete de Arqueologia, cuja atuação se restringia às pesquisas arqueológicas no estado de Goiás. Ao ampliar sua proposta de atuação com pesquisas no campo da Antropologia, transformou-se, em 1972, no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia. Desde a sua concepção e formação até sua atuação, o Instituto sempre esteve comprometido com o reconhecimento e a valorização do Patrimônio Histórico-Cultural, Arqueológico, Etnográfico e Ambiental, tendo como transversalidade a dimensão multicultural.

Fale Conosco

Localização:
Praça Universitária, Área II, Prédio do IGPA, Secretaria

Endereço para envio de correspondências:
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
Av. Universitária, 1440 – Setor Universitário
Caixa Postal 86, CEP: 74605-010
Goiânia – GO – Brasil

Fone: 62-3946-1654
Email: [email protected]

Horário de atendimento:
Segunda a Sexta: 7h às 12h – 13h às 17h – 18h às 22h

Acervos

O IGPA é responsável por um importante acervo cultural, de natureza arqueológica, audiovisual e etnográfica, reconhecido em âmbito nacional e internacional. O acervo constitui em um dos principais campos de investigação científica do Instituto.

Ao longo dos anos este acervo foi se ampliando e se qualificando, acompanhando os avanços técnicos e científicos de suas áreas de atuação.

Os acervos gerenciados pelo Instituto têm sido objeto primário de parte representativa de sua produção científica, assim como atendido demanda externa para este fim, em especial para pesquisas de pós-graduação e de graduação do curso de Arqueologia da PUC Goiás.

Imagens da Memória

Em breve!

Gestão de Pesquisa

Cadastro de Eventos/Atividades para o Congresso de CTI da PUC Goiás

Submissão das propostas de Eventos/Atividades para o Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás pelos Diretores e/ou Coordenadores das Escolas da PUC Goiás.

Após revisão no TUTORIAL acima, Clique no botão abaixo para acessar o Sistema de Eventos/atividades

Obs.: Os cadastros de EVENTOS/ATIVIDADES para o 9CCTI foram prorrogados impreterivelmente até o dia 10/09/2023 às 23h59 (ENCERRADAS).
Casos extraordinários deverão ser encaminhados para o e-mail: [email protected]

.





.

Certificados

Qualquer divergência ou alteração com relação aos certificados dos Congressos ou Semanas de C&T, devem ser enviadas para o e-mail: [email protected]

Notícias de pesquisa e inovação

Inscrições e Resultados

Inscrições Iniciação Científica

Fale conosco

Tem alguma dúvida sobre Iniciação Científica? Queremos te ajudar!

Envie-nos uma mensagem