História

Conceito Capes:

4

Duração:

24 e 48 meses

Modalidade:

Mestrado e Doutorado

Sobre o Programa

Programa de Pós-Graduação em História, pertencente à Escola de Formação de Professores e Humanidades, foi aprovado pelo Ato Próprio Normativo N.03/06, da PROPE (Pró- Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da PUC Goiás) e recomendado pela CAPES em julho de 2006 na modalidade MESTRADO.  

No quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 4 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e teve a proposta de Curso Novo para o Doutorado aprovado pela CAPES em maio de 2023 na modalidade DOUTORADO. 

O Programa de Pós-Graduação em História visa fornecer condições de aprimoramento da capacitação profissional no campo da história, tendo em vista a formação de professores e pesquisadores. De forma específica, o Programa de Pós-Graduação em História objetiva formar profissionais qualificados para atuarem no ensino superior e na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), bem como em instituições ligadas à pesquisa e à preservação da memória, tanto públicas, quanto privadas. 

O Programa tem como Área de Concentração o campo da Cultura e Poder. Assim definida, a área de concentração em História: cultura e poder pretende viabilizar estudos históricos e historiográficos, seja no nível das micro-relações, seja no nível das relações macro políticas, tendo como objeto o poder e o modo pelo qual o mesmo é distribuído no interior da estrutura social, incluindo-se aí tanto os aspectos da praxis política efetiva quanto as concepções, visões de mundo e reflexões político-filosóficas a ela associadas. Para dar conta deste amplo campo de investigação histórica, foram concebidas três linhas de pesquisa, de acordo com as aptidões e experiências dos professores doutores integrantes do Programa de Pós-Graduação. As Linhas de Pesquisa relacionadas à área de investigação do Programa de Mestrado em História foram definidas em três linhas de pesquisaPatrimônio Cultural e Território; Poder e Representações; e Educação Histórica e Diversidade Cultural

A experiência no ensino e pesquisa em história aglutinou equipes em torno das discussões da cultura e foi por meio de suas indagações e produção de trabalhos que houve mobilização frequente de pesquisadores(as) e alunos(as), estimulados(as) pelas oportunidades de pesquisa e formação continuada. O Programa de Mestrado em História da PUC Goiás funciona desde 2007, em 2019 passou por reformulação em seu projeto pedagógico que reformulou a antiga linha de pesquisa Identidade, Tradição e Territorialidade, sendo renomeada de Patrimônio Cultural e Território e adicionou uma terceira linha de pesquisa chamada de Educação Histórica e Diversidade Cultural. 

No quadriênio (2017-2020), o Programa recebeu nota 4 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.

Acesse o Projeto Pedagógico do PPGHIST – 2024

Acessar reconhecimento CAPES

Acessar o site da ANPUH Goiás

Acessar o site da ANPUH Nacional.

Áreas de Concentração

A área de concentração em Cultura e Poder reflete as transformações metodológicas nas ciências humanas a partir do início do século XX, assumindo um caráter interdisciplinar, que concentra estudos para além das fronteiras tradicionais, incluindo temas como como a alimentação, o meio
ambiente, os objetos, as habitações, as técnicas, as artes, as cidades, os ritos,
os saberes e fazeres, as identidades, as biografias, as culturas, a territorialidade, os
patrimônios culturais, os acervos, coleções e museus, entre outros, que compõem a vida material das sociedades. profundamente conectada com
os contextos simbólicos e significados que lhe são atribuídos por diferentes
culturas. Essa heterogeneidade ganha destaque nos estudos latino-americanos e orientais, promovendo uma visão mais ampla da totalidade histórico-social, incorporando racionalidades não-eurocêntricas.

O resgate desses objetos pelas ciências humanas impulsionou estudos culturais, subalternos, pós-coloniais e decoloniais, reintroduzindo o debate sobre a vida cotidiana como reflexo das relações econômicas, ideológicas e simbólicas. A análise da cultura vai além de uma visão evolucionista ou instrumentalista, sendo concebida como um modo de vida total de um grupo, sociedade ou pessoa.

A cultura é entendida como um mapa através do qual as pessoas interpretam e modificam o mundo, sendo fundamental na produção de identidades e na luta pelo poder. Ela se manifesta nas práticas de poder, nas tramas discursivas e de subjetivação, refletindo uma constante luta pela legitimação e hierarquização de valores. Por isso, estamos organizados em três linhas de pesquisa:

  1. Poder e Representações: Essa linha busca compreender as relações de poder em diversos níveis, desde o Estado até as instituições sociais e familiares, destacando a importância dos macro e micro-poderes no cotidiano. Além disso, enfatiza a análise das representações culturais e simbólicas, que influenciam os comportamentos políticos e a construção de identidades, subjetividades, espiritualidades.
  2. Patrimônio Cultural e Território:  Essa linha aborda questões relacionadas ao patrimônio e à territorialidade. Entende-se que o patrimônio cultural e o território são elementos fundamentais na construção e na expressão das identidades e das relações de poder. A preservação e a valorização do patrimônio cultural não apenas fornecem insights sobre o passado, mas também são arenas de disputa pelo reconhecimento e pela representação de diferentes grupos sociais e narrativas históricas.   Além disso, a análise da territorialidade examina como os espaços físicos são apropriados, utilizados e significados por diferentes comunidades.
  3. Educação Histórica e Diversidade Cultural:  Essa linha visa dialogar com as demandas contemporâneas voltadas ao ensino de história em distintos espaços institucionais, desde a escola, a universidade, até livros didáticos, mídias, redes sociais, literatura, artes, acervos, com vistas a ampliar a inserção social do programa. Essa perspectiva interdisciplinar e crítica busca promover uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais e políticas, contribuindo para uma formação acadêmica e cidadã mais plural e reflexiva.

Integridade Acadêmica

  • Fornecer condições de aprimoramento da capacitação profissional no campo da história, tendo em vista a formação de professores e pesquisadores.
  • Ampliar a capacitação de historiadores visto que a região só possui um único mestrado em História.
  • Incentivar o surgimento de projetos de pesquisa na área de conhecimento histórico, numa preocupação constante em valorizar a análise do profissional de história.
  • Contribuir com a melhor qualificação de recursos humanos na área de Ciências Humanas e Sociais.
  • Formar profissionais qualificados para atuarem no ensino superior e em instituições ligadas à pesquisa e/ou à preservação da memória, tanto públicas quanto privadas.
  • Aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, bem como possibilitar o desenvolvimento da habilidade para executar pesquisa histórica.
  • Aprimorar o ensino de graduação por meio da capacitação qualificada do corpo docente e do incentivo à pesquisa, a partir do desenvolvimento de programas de Iniciação Científica, de núcleos e grupos de pesquisa.
  • Divulgar a produção acadêmica produzida tanto no âmbito específico do programa de pós-graduação, quanto àquela produzida nos demais centros de pesquisa do Brasil e do exterior.
  • Constituir-se em espaço de aglutinação de pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, por meio da criação de núcleos e laboratórios de pesquisa, promoção de seminários e congressos, etc.

Estrutura Curricular

O currículo do Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado, compreende disciplinas que se referem diretamente às linhas de pesquisa de domínio conexo.

ESTRUTURA CURRICULAR DOUTORADO

Disciplinas obrigatórias 4 créditos cada

DHT0001 – FONTES E METODOLOGIAS DA PESQUISA HISTÓRICA

2x 4 = 8

créditos (CRD) X

15 horas= 120 horas

DHT0002 – CULTURA E PODER

Disciplinasoptativas

4 créditos cada

Veja abaixo a lista de disciplinas optativas por linha de pesquisa

1x 4 = 4

créditos

(CRD)        X

15 horas=60 horas

Desenvolvimento da

Tese e

Desenvolvimento de pesquisa

DHT0012 – Tese

84 créditos (CRP) x 15

horas= 1260 horas

Atividades complementares

4 créditos

(CRA) x 15

horas = 60 horas

a) certificado de comunicação em evento científico nacional ou internacional (0,5- meio crédito cada);

b) palestra ou conferência proferida em evento científico regional ou nacional (1 – um crédito cada);

c) Publicação em Anais de eventos científicos (1- um crédito cada)

d) Um livro acadêmico autoral, em acordo com os critérios

Qualis da CAPES (1- um crédito);

e) produção de artigo ou capítulo de livro (1- um crédito cada);

f) produção de resenha para revista acadêmica (0,5- meio crédito cada);

g) Participação obrigatória              no Seminário da linha de pesquisa no segundo semestre para o mestrado e quarto

para o doutorado, sob a supervisão do(a) orientador(a) (0,5 – meio crédito).

H) Participação obrigatória no Seminário de Pesquisa da Pós- graduação em História UFG/PUC Goiás (Fórum) no terceiro

semestre para o mestrado e quarto e quinto semestre para o doutorado, sob a supervisão do(a) orientador(a) (um crédito)

i) Oferta de minicurso durante a Semana Científica de História da PUC Goiás (1 – um crédito)

Orientação individual 1 crédito por semestre

DHT0013           –        Orientação            de Doutorado I

1x 8 = 8

créditos (CRO)                  x

15 horas =

120 horas

DHT0014           –        Orientação            de Doutorado II

DHT0015           –        Orientação            de Doutoraddo III

DHT0016           –        Orientação            de Doutorado IV

DHT0013           –        Orientação            de Doutorado V

DHT0014           –        Orientação            de Doutorado VI

DHT0015           –        Orientação            de Doutorado VII

DHT0016           –

Doutorado VIII

Orientação

de

Créditos do Mestrado

APROVEITAR DISCIPLINAS

CRÉDITOS

DE

20 créditos (CRD) x 15

horas= 300 horas

Integralização dos créditos

128 créditos = 1920 horas


ESTRUTURA CURRICULAR MESTRADO

Disciplinas obrigatórias 4 créditos cada MHT0001 – História e Estudos Culturais 3x 4 = 12 créditos
MHT0002 – Teorias da História
MHT0003 – Seminários de Pesquisa em Cultura e Poder
Disciplinas optativas 4 créditos cada 2x 4 = 8 créditos
PATRIMÔNIO CULTURAL E TERRITÓRIO MHT0004- História e Espaço
MHT0017- História e Patrimônio Cultural
MHT0018- Tópicos especiais  em História, Patrimônio Cultural e Território
PODER E REPRESENTAÇÕES MHT0010- Imaginário e Poder
MHT0005- Crenças e Representações
MHT0019- Tópicos Especiais em História, Poder e Representações
EDUCAÇÃO HISTÓRICA E DIVERSIDADE CULTURAL MHT0020- História e Diversidade Cultural
MHT0021- História e Direitos Humanos
MHT0022- Tópicos Especiais em Educação Histórica e Diversidade Cultural
Desenvolvimento da dissertação e desenvolvimento de pesquisa MHT0012 – Dissertação 14 créditos
Atividades complementares 4 créditos
a) certificado de comunicação em evento científico nacional ou internacional (0,5 – MEIO crédito cada);
b) palestra ou conferência proferida em evento científico regional ou nacional (1 – UM crédito cada);
c) Publicação em Anais de eventos científicos (1- UM crédito cada)
d) Um livro acadêmico autoral, em acordo com os critérios Qualis da CAPES (2 – DOIS créditos);
e) produção de artigo ou capítulo de livro (1- UM Crédito cada);
f) produção de resenha para revista acadêmica (0,5 – MEIO crédito cada);

g) Participação obrigatória no Seminário da linha de pesquisa no terceiro semestre, que ocorre junto com a Semana Científica de História, sob a supervisão do(a) orientador(a) (0,5 – MEIO crédito).

h) Participação obrigatória no Fórum Goiano e/ou do Centro-oeste (Seminário de Pesquisa UFG/PUC Goiás) no quarto semestre, sob a supervisão do(a) orientador(a) (1,0 – crédito).
Orientação individual 1 crédito por semestre MHT0013 – Orientação de Mestrado I 1x 4 = 4 créditos
MHT0014 – Orientação de Mestrado II
MHT0015 – Orientação de Mestrado III
MHT0016 – Orientação de Mestrado IV
Integralização dos créditos 42 créditos = 630 horas

Acessar matriz curricular

Linhas de pesquisa 

LINHAS DE PESQUISA

1) Poder e Representações

Seguindo as premissas da história política renovada e instigante, acompanhada do cultural e das representações sociais, propomos direcionar a linha de pesquisa PODER E REPRESENTAÇÃO.

A linha pretende definir uma ampla área de trabalho que se abre sobre os seguintes campos de reflexão:

  • Interrogar as matrizes teóricas do pensamento político, seus enfoques teóricos e metodológicos, assim como as relações tecidas entre os conceitos, as representações e imaginário e suas mediações com o real.
  • Percorrer as diferentes correntes históricas dedicadas ao estudo da cultura, discutindo suas matrizes teóricas e seus procedimentos analíticos e de pesquisa, apresentando um panorama dos principais debates que envolvem os estudiosos da história cultural.
  • Analisar várias formas discursivas – escritas e iconográficas –, as representações – visuais e mentais –, a produção de imagens pelo discurso estético, político e científico, a literatura de ficção; enfim, todo um universo que compõe ao que se convencionou chamar de realidade.

Docentes vinculados

  1. Dr. Eduardo Gusmão de Quadros (M/D)
  2. Dr. Eduardo Sugizaki (M/D) (COORDENADOR DE LINHA)
  3. Dra. Maria Cristina Nunes Ferreira Neto (M/D)
  4. Dra. Renata Cristina de S. Nascimento (M/D)
  5. Dra. Fernanda de Paula Moi (M/D) 

2)  Patrimônio Cultural e Território

 Tanto os estudos sobre a produção dos saberes, quanto sobre a ocupação dos espaços por grupos que, concomitantemente, buscam assegurar a reprodução de suas marcas identitárias e culturais, seja por meio da patrimonialização e do reconhecimento, seja por meio das práticas cotidianas, são privilegiados por essa linha.

Nesse sentido, se torna fundamental estudos relacionados às: a) tradições e expressões orais; incluindo o idioma como veículo do patrimônio cultural imaterial; b) expressões artísticas; c) práticas sociais, ritos e atos festivos; d) conhecimentos e práticas relacionadas à natureza e ao universo; e) técnicas artesanais tradicionais; f) núcleos urbanos e conflitos sócio-espaciais; g) história e cultura alimentar, h) sítios arqueológicos e paisagísticos; i) bens individuais – e móveis – coleções arqueológicas e etnográficas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Assim, delineamos as seguintes problemáticas:

  • Investigar os enfoques em formas sócio-culturais em que estejam manifestos os atravessamentos de lógicas civilizatórias, culturais e de patrimonialização, para isto enfatizando a questão em torno da especificidade da construção do objeto à luz da confluência entre fluxos e identidades, nos circuitos dos bens simbólicos imateriais e materiais.
  • Analisar o processo cognitivo do espaço e suas categorias de simbolização e patrimonialização, relacionados intimamente com a constituição das identidades sociais dos grupos envolvidos;
  • Interrogar acerca da constituição do imaginário territorial e simbólico, dentro e fora dos quadros estatais, o que envolve a criação de dispositivos de controle histórico-topológicos e tentativas de hegemonia sobre as formas subalternas de lugarização e patrimonialização;
  • Investigar a elaboração das práticas de ocupação, manipulação e exploração do espaço e dos bens simbólicos, em suas interações com as caracterizações constituídas;

Docentes vinculados:

  1. Dra. Deusa M. Rodrigues Boaventura (M/D)
  2. Dra. Sibeli Aparecida Viana (M/D)
  3. Dra. Sandra Catherine Pantaleão Rezende (M/D) – (COORDENADORA DE LINHA)
  4. Dr. Julio Cezar Rubin de Rubin (M/D)
  5. Dr. Aldimar Jacinto Duarte (M/D)
  6. Dra. Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida (M/D)

3)   Educação Histórica e Diversidade Cultural

 Essa linha de pesquisa gira em torno da preocupação com a busca de respostas concernentes ao desenvolvimento do pensamento histórico e à formação da consciência histórica nos sujeitos submetidos ao processo de aprendizagem em um ambiente marcado pela diversidade cultural. Para tanto, entendemos, na esteira de Jörn Rüsen (2001, 2007a,2007b), Peter Lee (2001), Isabel Barca (2001), Estevão Rezende Martins e Maria Auxiliadora Schmidt (2011) a função social da Educação Histórica nas perspectivas da formação cidadã, da compreensão e respeito à diversidade cultural, tendo por base a leitura dos diferentes universos culturais construídos historicamente.

Logo, essa linha se propõe a desenvolver pesquisas na interface dos campos da história, sociologia, dos direitos humanos e da educação focando temas relacionados: a) ao ensino escolar da disciplina de história e das ciências sociais, seja em uma abordagem histórica, seja na abordagem pedagógica e sociológica; b) aos currículos de história em diferentes níveis e modalidades de ensino; c) ao ensino escolar de história e produção de identidades sociais; d) à diversidade cultural e às didáticas de ensino; e) à Educação Histórica e à Educação em Direitos Humanos; f) à Educação Histórica da África e suas Diásporas; g) à Educação Histórica dos Indígenas; h) à Educação Histórica Regional; i) à Educação Histórica das Religiões; j) à Educação Histórica e alteridade; k) à Educação Histórica, gênero e sexualidade; l) à Educação Histórica no campo; m) à metodologia e material didático para a Educação Histórica; n) à modalidade de ensino à distância (EAD) e novas mídias e tecnologias na Educação Histórica; o) às implicações sociais, políticas e culturais dos diversos sentidos construídos sobre a História; p) à natureza do conhecimento histórico e seu papel como ferramenta para análise da sociedade e como recurso para mudança da consciência histórica; q) aos processos de construção de uma cognição histórica da vivência experenciada.

As problemáticas dessa linha giram em torno das seguintes questões:

  • Refletir sobre o papel histórico da Educação Histórica para a formação de cidadãos para a vida e para a convivência em sociedade.
  • Reconhecer as diferenças, com o respeito ao outro e à diversidade, enfrentando todas as formas de preconceito e discriminação, enquanto desafios do tempo contemporâneo.
  • Compreender historicamente como o tema da diversidade tem sido tratado historicamente, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.

Docentes vinculados a essa linha:

  1. Dra. Thais Alves Marinho (M/D)
  2. Dr. Eduardo José Reinato (M/D)
  3. Dra. Rosemary Francisca Neves Silva (M/D)
  4. Dra. Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante (M/D) – (COORDENADORA DE LINHA)
  5. Dr. Eduardo Sugizaki (M/D)
  6. Dra Marlene Castro Ossami de Moura (M/D)
  7. Dra. Lúcia Helena Rincon Afonso (M/D)

Grupos de Pesquisa

Todos os docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em História estão engajados em grupos de pesquisa, tanto internos quanto externos ao programa. Se desejar conhecer mais detalhes, clique sobre o nome do grupo de pesquisa para acessar o seu perfil no diretório do CNPq.

Além disso, os/as docentes e discentes do programa, bem como os professores do curso de Licenciatura em História da PUC Goiás, contribuem ativamente para o Grupo de Pesquisa: Cultura, Poder e Representações (CNPQ). 

Esse  grupo se especializou na conservação de documentos , e trabalhos paleográficos. Consta da guarda de impotante acervo de documentos do século XVIII, XIX e XX, além de levantamento de história de vida do Brasil Central. Interroga as matrizes teóricas do pensamento político e social, assim como as relações tecidas entre os conceitos, as representações e imaginário em suas mediações com o real. Atualmente, tem como líder a professora Sibeli Aparecida Viana e vice-líder a professora Thais Alves Marinho.

Veja na tabela abaixo os demais grupos de pesquisa em que nossos docentes atuam.

DOCENTE

GRUPOS DE PESQUISA

ALDIMAR JACINTO DUARTE

·         Juventude e Educação – PUC Goiás (vice-líder)

DEUSA MARIA BOAVENTURA

·         Cidade, Morfologia e Projeto – CIMOP – UEG

·         Dinâmica Territorial em Goiás – UFG

·         Planejamento Urbano e Regional – PUC Goiás

EDUARDO        GUSMAO        DE QUADROS

·       Grupo de Pesquisa em Religião, Cultura e Sociedade – PUC GOIÁS

EDUARDO JOSE REINATO

·         Máskara – Performances Culturais – Núcleo de Pesquisa Transdisciplinar – UFG

EDUARDO SUGIZAKI

·         La Folie – Grupo de Pesquisa em História da Loucura – PUC Goiás

FERNANDA FERREIRA DE PAULA MOI

·         Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Democracia e Direitos Humanos (GEPGDDH) – UFG

·         GRUPO DE ESTUDOS EM DIREITOS HUMANOS E DIREITO PENAL INTERNACIONAL – PUC GOIÁS

·         La Folie – Grupo de Pesquisa em História da Loucura – PUC GOIÁS

JULIO CEZAR RUBIN DE RUBIN

·         Estudos do Quaternário – PUC GOIÁS

LÚCIA        HELENA        RINCON AFONSO

·         Estado, Política e Historia da Educação – UFG

·         Políticas Educacionais e Gestão Escolar – PUC Goiás

MARIA       CRISTINA       NUNES FERREIRA NETO

·         Grupo de Estudos de Direitos Humanos em Relações Internacionais – GEDHRI – PUC GOIÁS

·         GRUPO DE ESTUDOS IBÉRICOS – UFG

MARIA DO ESPIRITO SANTO ROSA CAVALCANTE RIBEIRO

·         Literatura, comunicação e jornalismo – USP

·         HISTORIA,     HISTORIOGRAFIA     E    FONTES PESQUISA EM EDUCAÇÃO- HISTEDBR – UFT

MARIA ZENEIDE CARNEIRO MAGALHÃES DE ALMEIDA

·         EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS – PUC GOIÁS

MARLENE CASTRO OSSAMI DE MOURA

·         Memória    e    Patrimônio    Alimentar:    tradição modernidade – UnB

RENATA CRISTINA DE SOUZA NASCIMENTO PEREIRA

·         Núcleo de Estudos Mediterrânicos – UFPR

·         GRUPO DE ESTUDOS IBÉRICOS – UFG (líder)

ROSEMARY             FRANCISCA NEVES

·         Teologia, Religião e Sociedade (PUC Goiás/CNPQ) – Líder

SANDRA                CATHARINNE PANTALEAO RESENDE

·         PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL – PUC Goiás

·         Cidade, Morfologia e Projeto – CIMOP – UEG

SIBELI APARECIDA VIANA

·        Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva – USP

·       Patrimônio Cultural – PUC GOIÁS

THAIS ALVES MARINHO

·         Cultura, Memória e Desenvolvimento – UnB

·         Grupo de Pesquisa em Religião, Cultura e Sociedade – PUC GOIÁS

·         Memória Social e Subjetividade – PUC GOIÁS (Líder)

 

Projetos de Pesquisa

Os Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História estão inseridos dentro de suas respectivas linhas de pesquisa. Os projetos desenvolvidos nesse quadriênio (2020-2024) estão discriminados abaixo:

Docente

Projeto De Pesquisa

Vigência

ALDIMAR JACINTO DUARTE – Patrimônio Cultural e Território

HISTÓRIA E MEMORIA: O PATRIMÔNIO HISTÓRICO COMO PROCESSO FORMATIVO DE JOVENS

2023/1 até 2024/2

DEUSA MARIA RODRIGUES BOAVENTURA – Patrimônio Cultural e Território

UM ESTUDO SOBRE A PAISAGEM DAS NOVAS ÁREAS DE CENTRALIDADE DE GOIÂNIA

2019/1 até 2024/2

DEUSA MARIA RODRIGUES BOAVENTURA – Patrimônio Cultural e Território

ARQUITETURA RELIGIOSA COLONIAL DE GOIÁS: ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XIX

2023/1 até 2026/2

EDUARDO GUSMÃO DE QUADROS – Poder e Representações

A IGREJA CATÓLICA E O GOLPE CIVIL-MILITAR EM GOIÁS (1961-1968)

2022/1 até 2023/1

EDUARDO GUSMÃO DE QUADROS – Poder e Representações

AS CASACAS DE CLIO: OS ARQUÉTIPOS AUTORITÁRIOS DO LEGADO PATRIMONIAL

2022/2 até 2024/2

EDUARDO GUSMÃO DE QUADROS – Poder e Representações

 O AGGIORNAMENTO EM UMA ARQUIDIOCESE SERTANEJA: A HERMENÊUTICA DO CONCÍLIO VATICANO II EM GOIÁS (1962-1973) – 

2020/1 até 2021/1

EDUARDO JOSÉ REINATO – Educação Histórica e Diversidade Cultural

HISTÓRIA E PERFORMANCES CULTURAIS: INTERLOCUÇÕES ENTRE SENSIBILIDADES, LINGUAGENS E ESTÉTICA

2017/2 até 2023/2

EDUARDO JOSÉ REINATO – Educação Histórica e Diversidade Cultural

HISTÓRIA E PERFORMANCES CULTURAIS: LINGUAGENS E ESTÉTICA EM REPRESENTAÇÕES SOBRE O AUTORITARISMO EM PERÍODOS DITATORIAIS NO BRASIL

2023/2 até 2026/1

EDUARDO SUGIZAKI – Educação Histórica e Diversidade Cultural 

UMA HISTÓRIA DA ESQUIZOFRENIA E DA DESMANICOMIALIZAÇÃO DA LOUCURA

2023/2 até 2026/2

EDUARDO SUGIZAKI – Poder e Representações

BANDIDO E LOUCO. O DUPLO REGISTRO DE CONTROLE DAS JUVENTUDES DE PERIFERIA

2020/1 até 2023/2

FERNANDA DE PAULA FERREIRA MOI – Poder e Representações

HISTÓRIA, DIREITO E PODER: estudos decoloniais e o caráter emancipatório do Direito.

2022/1 até 2024/1

JULIO CESAR RUBIN DE RUBIN – Patrimônio Cultural e Território

HISTÓRIA E PAISAGEM: ESCAVAÇÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO GO-JA-02 SERRANÓPOLIS, GOIÁS

2017/2 até 2023/2

JULIO CESAR RUBIN DE RUBIN – Patrimônio Cultural e Território

A OCUPAÇÃO PRÉ-COLONIAL DO PLANALTO CENTRAL BRASILEIRO SOB A PERSPECTIVA DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO GO-JA-02, SERRANÓPOLIS, GOIÁS

2023/2 até 2025/2

LUCIA HELENA RINCON AFONSO –Educação histórica e Diversidade Cultural

 

AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A REALIDADE DAS MULHERES E DE GÊNERO, NO ESTADO DE GOIÁS: HISTÓRIA, LUTAS E PRÁXIS EDUCATIVA EMANCIPATÓRIA

2024/1 até 2026/2

MARIA CRISTINA NUNES FERREIRA NETO – Poder e Representações

EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS E SOCIAIS: AS POSSIBILIDADES DAS HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS DE VIDA NA POLÍTICA

2022/2 até 2024/1

 MARIA CRISTINA NUNES FERREIRA NETO – Poder e Representações

HISTÓRIA POLÍTICA: ESTADOS, PODERES E ATORES

2019/2 até 2023/2

MARIA ZENEIDE CARNEIRO MAGALHÃES DE ALMEIDA – Patrimônio Cultural e Território

HISTÓRIA E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA ESCOLAR EM ESPAÇOS DE TRIJUNÇÃO (GOIÁS – MINAS GERAIS- TOCANTINS)

2024/1 até 2026/2

MARLENE CASTRO OSSAMI DE MOURA – Educação Histórica e Diversidade Cultural

MEMÓRIAS INDÍGENAS: RESSIGNIFICAÇÃO DAS IMAGENS DOS POVOS KAWAIWETE E PANARÁ PRESENTES NA COLEÇÃO JESCO PUTTKAMER

2024/1 até 2026/1

MARLENE CASTRO OSSAMI DE MOURA – Educação Histórica e Diversidade Cultural

PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DA COLEÇÃO JESCO PUTTKAMER: POVO INDÍGENA URU-EU-WAU-WAU

2019/2 até 2021/1

MARLENE CASTRO OSSAMI DE MOURA – Educação Histórica e Diversidade Cultural

QUALIFICAÇÃO DA COLEÇÃO JESCO PUTTKAMER SOB OS OLHARES DOS POVOS YUDJÁ (JURUNA) E WAURÁ –

2020/1 até 2024/2

MARIA DO ESPÍRITO SANTO ROSA CAVALCANTE – Educação Histórica e Diversidade Cultural

RECONTAR A VIDA: MULHERES EM NARRATIVAS

2018/2 até 2022/2

MARIA DO ESPÍRITO SANTO ROSA CAVALCANTE – Educação Histórica e Diversidade Cultural

PROTAGONIZANDO VIDAS: MULHERES EM NARRATIVAS

2022/2 até 2025/1

RENATA CRISTINA DE SOUSA NASCIMENTO – Poder e Representações

SACRALIDADES IBÉRICAS: VIVÊNCIAS RELIGIOSAS NA IDADE MÉDIA 

2021/2 até 2023/2

RENATA CRISTINA DE SOUSA NASCIMENTO – Poder e Representações

O SANTO LENHO EM PORTUGAL: UMA RELÍQUIA DE PRESTÍGIO (SÉCULOS XIII E XIV)

2018/1 até 2021/2

RENATA CRISTINA DE SOUSA NASCIMENTO – Poder e Representações

A SACRALIZAÇÃO DA URBE: LISBOA MEDIEVAL E OVIEDO; MODELOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA TOPONÍMIA SUBLIME

2023/2 até 2025/2

ROSEMARY FRANCISCA NEVES SILVA – Educação Histórica e Diversidade Cultural

ESCRAVIDÃO, IDENTIDADE ÉTNICA E QUESTÕES RELIGIOSAS: UMA LEITURA A PARTIR DO DÊUTERO-ISAÍAS

2018/2 até 2024/2

SANDRA CATHARINNE PANTALEAO RESENDE – Patrimônio Cultural e Território

ERA PÓS E AGORA? CIDADES, ARQUITETOS E ARQUITETURAS NA CONTEMPORANEIDADE

2020/2 até 2025/1

SANDRA CATHARINNE PANTALEAO RESENDE – Patrimônio Cultural e Território

HISTÓRIA URBANA DE GOIÂNIA – FRAGMENTOS, TERRITÓRIO E PAISAGENS

2020/2 até 2024/1

SIBELI APARECIDA VIANA – Patrimônio Cultural e Território

DINÂMICAS CULTURAIS E PROCESSOS OCUPACIONAIS PRETÉRITOS NA REGIÃO CENTRO SUL DO PLANALTO CENTRAL DO BRASIL

2019/2 até 2024/2

SIBELI APARECIDA VIANA – Patrimônio Cultural e Território

REPENSANDO OS POVOAMENTOS NO PLANALTO CENTRAL DO BRASIL A PARTIR DA REGIÃO DE SERRANÓPOLIS

2016/1 até 2023/2

SIBELI APARECIDA VIANA – Patrimônio Cultural e Território

(4104) PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DA REGIAO SUDOESTE DE GOIÁS

 2011/2 até 2023/2

THAIS ALVES MARINHO – Educação Histórica e Diversidade Cultural

ENTRE OCULTAÇÕES E ESQUECIMENTOS HISTORIOGRÁFICOS: MULHERES NEGRAS EM GOIÁS (GO)

2021/1 até 2023/2

THAIS ALVES MARINHO – Educação Histórica e Diversidade Cultural

COMUNIDADE QUILOMBOLA DO DEGREDO-ES: DO RECONHECIMENTO AO DESASTRE DA VALE DO RIO DOCE

2021/1 até 2023/2

THAIS ALVES MARINHO – Educação Histórica e Diversidade Cultural

HISTÓRIAS ENTRELAÇADAS DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE: OS FEMINISMOS DE TERREIROS

2023/1 até 2026/2

Atualizado em 13/05/2022 – PPGHIST/CoordenaçãoAcesse aqui os projetos de pesquisa coordenados pelos professores do PPGHIST.

Turmas

Solicitamos, gentilmente, que os egressos do Programa de Pós-Graduação em História preencham o seguinte formulário para fornecimento de dados para a avaliação da CAPES.

Programa de Pós-Graduação em História tem como Corpo Discente:

 

Como Conseguir um emprego como Historiador/a? Clique aqui!!!!

 
 
 
 

Documentação

Legislação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Legislação Federal

PASSEI NO PROCESSO SELETIVO, E AGORA?

REQUERIMENTOS PARA ABERTURA DE PROCESSOS ACADÊMICOS E LINK PARA ENVIO DO RELATÓRIO BOLSISTAS CAPES:

Procedimentos e Formulários para Solicitação de Diplomas
TODA A DOCUMENTAÇÃO PARA SOLICITAR DIPLOMA DEVERÁ SER ENVIADA PELO E-MAIL  pos.efph@pucgoias.edu.br

A SECRETARIA INFORMARÁ ATRAVÉS DE E-MAIL QUANDO O DIPLOMA ESTIVER LIBERADO PARA RETIRADA, AGUARDE CONTATO.

Processo Seletivo

PROCESSOS SELETIVOS ABERTOS

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Resultado prova de língua estrangeira:

NOVO!! Edital 22-2024 – Mestrado e Doutorado em História – 2 Semestre 2024

CHAMADA-002-2024-PROEX-PROPE-Hospedagem-Estudantil-CAE

RESULTADO FINAL HOSPEDAGEM ESTUDANTIL: RESULTADO FINAL CHAM. 002.2024

CHAMADA 02-2024 – PROPE – Aluno Extraordinário e Especial para 2024-2

Inscrições até – 19 de agosto de 2024

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) – PÓS-DOUTORADO ESTRATÉGICO – CAPES

Edital  15/2024 – MESTRADO E DOUTORADO EM HISTÓRIA – 2º SEMESTRE DE 2024

  • Resultado Final
  • Realização da Prova Escrita: Local:  sala 304 EFPH dia 07/08 das 8:00 às 12:00

Inscrições homologadas:

Chamada 01_2024_PPGHIST_Seleção de bolsas FAPEG 2024_1

Roteiro-para-Projeto-de-Bolsa

Autorizacao-para-Exercicio-de-Atividade-Secundaria-Bolsas-de-For

Chamada 01_2024_Aluno Extraordinário e Especial 2024_1

PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA TURMA 2024_1 

Edital  001-2024 – MESTRADO E DOUTORADO EM HISTÓRIA – 1º SEMESTRE DE 2024

 INSCREVA-SE 

 

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2024/1

Inscrições até 16 de fevereiro de 2024

RESULTADO FINAL Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE

Chamada 001 – 2024 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

 APN N. 002-2022-GR – hospedagem Stricto Sensu

RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DISCENTE

EDITAL N. 46-2023-PROPE – Seleção Discente PPGHIST para turma 2024_1

Edital RETIFICADO n. 58_2023 _ PPGHIST – PRORROGAÇÃO DA DATA DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS PPGHIST com link para Prova Escrita

HORÁRIO DAS ENTREVISTAS PPGHIST – Lista na página 2

 

RESULTADO EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – TURMA 2023-1- 28/09/2023

 RESULTADO EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – TURMA 2023-1- 28_09_2023

 

PROCESSOS SELETIVOS ENCERRADOS

RETIFICAÇÃO – Chamada-03_2023_Aluno-Extraordinario-e-Especial-2023_2

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA ALUNO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL – EFPH

EDITAL N. 23-PROPE – PPGHIST – Seleção para o segundo semestre de 2023

EDITAL 26-PROPE – Alteração do cronograma de seleção PPGHIST

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES final

RESULTADO FINAL – Seleção discente PPGHIST

HOSPEDAGEM ESTUDANTIL PARA 2023/2

Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE – Hospedagem Estudantil – CAE

RESULTADO FINAL Chamada 004 – 2023 – PROEX-PROPE

Formulário de Inscrição Chamada Hospedagem Estudantil


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AVISO: Caso tenha necessidade de acessar informações de Processos Seletivos Encerrados, entrar em contato com a secretaria pelo telefone (62) 3946-1673 ou E-mail: pos.efph@pucgoias.edu.br

Pós-Doutorado

ESTÁGIOS PÓS-DOUTORAIS EM ANDAMENTO

Ano

Supervisão

Pós-Doutorandos/As

Projeto De Pesquisa

2014-2016

Maria Do Espírito Santo

Cristiane Thais Do Amaral Cerzosimo Gomes

“História e Imigração: perspectivas”

2016-2018

Eduardo Gusmão De Quadros

Cristiano Alexandre Dos Santos

“Educação Moral E Cívica”

2018-2022

Thais Alves Marinho

Rosinalda Corrêa Da Silva Simoni

“De Bantus A Iorubás: Irmãos, Irmandades E A Luta Pela Liberdade No Sertão Dos Goyases No Século XVIII”

2022-atual

Thais Alves Marinho

Rosinalda Corrêa Da Silva Simoni (Bolsa CAPES/PDPG-pós-doutorado)

Histórias Relações Étnico Raciais E De Gênero: Do Afrocatolicismo Aos Feminismos De Terreiros

2020-2023

Eduardo Sugizaki

Adelmar Santos De Araujo

“O Conceito Em História Em Marx”,

2020-2023

Eduardo Sugizaki

Valtuir Moreira Da Silva

“Conflitos No Campo Em Goiás Na Atualidade”

2020- atual

Eduardo Reinato

Makchwell Coimbra Narcizo

A Educação Em Tempos De Negacionismos: Uma Análise De Como O Negacionismo Histórico Afeta O Ensino De História

2020-2023

Thais Alves Marinho

Marcina De Barros Severino

Uma Crítica A Hobbes Sobre Gênero

2021-2024

Julio Cezar Rubin De Rubin

Marcos Henrique Barbosa Ferreira

“Arqueologia e Paisagem: Cruzando Fronteiras”

2023-ATUAL

Thais Alves Marinho

Tatiana Oliveira Novais

“Plano De Estudo: Narrativas De Professoras Extensionistas Brancas Na Interação Com Comunidades Quilombolas Na Transformação Da Sua Prática Pedagógica

2023-atual

Thais Alves Marinho/Marlene Ossami Moura

Ludmila Pereira De Almeida (Bolsa CAPES/PDPG-Pós-Doutorado)

“E Eu, Não Sou Uma Mulher?”: A Escrevivência De Leodegária De Jesus Como Tecnologia Matrinarrativa Ancestral Amefrikana Nos Sertões Goianos

2022-atual

Eduardo Reinato

 

Wilson De Souza Gomes

“A capoeira: percursos para a educação histórica e diversidade cultural.”

2024-atual

Sibeli Aparecida Viana

Marcos Paulo Melo Ramos (Bolsa pós-doutorado – FAPEG)

“Considerações sobre a “poética do horizonte”: aplicando uma hodologia arqueológica para o estudo das dinâmicas de movimentação das populações humanas no sudoeste goiano durante o Holoceno”

Bolsas e Financiamentos

LEGISLAÇÃO VIGENTE CAPES-PROSUC

TERMO DE COMPROMISSO CAPES PROSUC 2024

Declaração de Acúmulo de Benefícios

PORTARIA CAPES n° 149, de 1° de agosto de 2017 – regulamento PROSUC

Portaria nº 133, de 10 de Julho de 2023

Portaria nº 187, de 28 de Setembro de 2023

BOLSAS 

PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM HISTÓRIA PARA CONCORRER À BOLSA TAXA DA PROSUC/CAPES – 2º SEMESTRE DE 2024 – EDITAL 02/2024

Ficha de inscrição
Termo de compromisso

 PROCESSOS ENCERRADOS

PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO
SENSU EM HISTÓRIA PARA CONCORRER À BOLSA DA PROSUC/CAPES – 1º SEMESTRE DE 2024 – EDITAL 01/2024

RESULTADO FINAL (NOVO)

PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM HISTÓRIAPARA CONCORRER À BOLSA DA FAPEG – 1º SEMESTRE DE 2024

RETIFICAÇÃO DE CRONOGRAMA DO EDITAL E NÚMERO DE BOLSAS PARA DOUTORADO DA FAPEG – 1º SEMESTRE DE 2024

RESULTADO FINAL (NOVO)

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – BOLSA FAPEG – 1º SEMESTRE 2024

Acesse o Edital – PODE PUC e FUNDACRED Edital_3_2023
EDITAIS ENCERRADOS

BOLSA CAPES/PROSUC – 2023 – MESTRADO

RESULTADO FINAL 

TERMO DE COMPROMISSO BOLSA PROSUC

Resultado final

Termos de Compromisso – BOLSA CAPES/PROSUC

Legislação Bolsas e Financiamentos PROSUC/CAPES

EDITAL nº01 – PDPG – CAPESSELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) – PÓS-DOUTORADO ESTRATÉGICO – CAPES – NOVO

PORTARIA CAPES n° 149, de 1 de agosto de 2017 – Regulamento PROSUC

PORTARIA CAPES nº 73, de 6 de abril de 2022 – Alocação da cota de bolsas de estudo e_ou auxílios escolares pela pró-reitoria aos PPGSS

Ofício Circular nº 5_2022-GAB_PR_CAPES, de 12 de abril de 2022 – Distribuição de Cotas de Bolsas Pró-Reitorias

Ofício n° 276_2022-CPG-CGSI-DPB-CAPES, de 13 de junho de 2022 _ Cota de bolsas e_ou auxílios escolares para as pró-reitorias

COMUNICADO – Critérios de Distribuição das cotas Pró-reitoria aos PPGSS

Quadro de Distribuição das cotas aos PPGSS

FINANCIAMENTOS

FUNDACRED-Edital N.06-2020-GAB-R – NOVO

PODE PUC – Edital N.07-2020-GAB-R – NOVO

BOLSAS

TAXA CAPES/PROSUC – 2019 – MESTRADO

TAXA ESCOLAR CAPES/PROSUC 2018 – Maio

TAXA ESCOLAR CAPES/PROSUC 2018

CHAMADA PODE PUC

FAPEG – CHAMADA PÚBLICA N° 03/2018 – BOLSAS MESTRADO E DOUTORADO

Bolsas:

Financiamentos:

PUC PODE – Financiamento de 50% da mensalidade!PUC PODE

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA CAPES/FAPEG

Qualificações e Defesas

LINKS PARA SOLICITAÇÃO DE BANCA

Banca de Qualificação de Dissertação de Mestrado

Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado

Banca de Qualificação de Tese de Doutorado

Banca de Defesa de Tese de Doutorado

*FORMULÁRIO PARA CADASTRO DE EXAMINADOR EXTERNO

2024

QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

DEFESAS

Dissertações 2023

QUALIFICAÇÃO

DEFESAS

Clique aqui para acessar o Banco de Dissertações da PUC Goiás

Eventos, Anais e Certificados

Certificados: CLIQUE AQUI!

Anais – CLIQUE AQUI!

PRÓXIMOS EVENTOS –

2025 

 

2024

 

XX Semana Científica de História – VIII Seminário das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História / PUC Goiás-

Atividade obrigatório para os ingressantes da pós-graduação em 2024.

09 a 13 de dezembro

Mesrandxs e Doutorandxs devem propor minicursos!!!

Inscrições e informações: https://xx-semana-cientifica-de-historia.webnode.page/

 

 

 

Apresentação pública Estágio

pós-doutoral:

Ludmila Pereira de Almeida (PUC Goiás)

Leodegária de Jesus e a Matrinarrativa de um campo-escrita no Cenário Goiano: Trajetória e Retomada de Imagens

08/06/2024 – 10:oo hs – Sala 303 EFPH

__

 

Apresentação Pública – Estágio pós-doutoral – Rosinalda C. da S. Simoni

📅 Data: 03 de outubro (quinta-feira)  

Horário: 19h – 20h  

🎤 Participantes da Mesa:  Maricel M. López (Rede Latino-Americana e Caribenha sobre Feminismos de Terreiros) – Mediadora: Rosemary F. Neves (PUC Goiás).  🔗 Participe online: [Clique aqui para assistir!]

__

Apresenntação Pública de Estágio PÓS-DOUTORAL

AS MEMÓRIAS DA DESTRUIÇÃO AS PAISAGENS AMAZÔNICAS PELAS LENTES DE ADRIAN COWELL – Dr. Marcos Henrigue Barbosa Ferreira

Auditório do Bloco S – campus 2 – Escola de Ciências Médicas e da Vida
Data: 18/06/2024 Horário: 10:45 as 12:15

____

Evento: Lançamento de livros em solidariedade ao povo palestino

Ciclo de Debates: A ditadura faz 60 anos – controvérsias historiográficas

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13/06/2024 – 14:30 – Canal Histórias em Mosaico do Youtube

📢 V Fórum dos PPGH do Centro-Oeste – Convite e Informações Importantes 📢

📅 Data: 13 e 14 de junho

📍 Local: Escola de Formação de professores e Humanidades – PUC Goiás e Microsoft Teams.

📝 Submissão de Textos: Link do Site

⛔️ Participação Restrita: A participação está vedada a discentes dos programas organizadores do Fórum.

 

XIX Semana Científica de História –

Data: 10 a 15 de junho de 2024

📍 Local: Escola de Formação de professores e Humanidades – PUC Goiás e Microsoft Teams.

📝 Inscrições: https://xix-semana-cientifica-de-historia.webnode.page/

___

Semana dos Povos Indígenas 2024

Autodeterminação dos Povos Originários no Brasil: desafios atuais e futuros.

15 a 19 de abril de 2024

Local: PUC Goiás

Mais Informações: https://congressos.pucgoias.edu.br/eventos 

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Aula aberta –

História Global & História Medieval: Um diálogo possível

Disciplina: Teorias da História

Dia 05/04/ 2024 –  às 18h
Canal do Youtube do Sacralidades Medievais.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=XaAoQO3G8zs 
 

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Defesa Pública do Pós-Doutorado em História 

A Capoeira: Percursos para a educação Histórica e Diversidade Cultural

🎓 Pós-doutorando: WIILSON DE SOUZA GOMES
👨‍🏫 Supervisor: Eduardo José Reinato

🗓️ Data: 13/04/2023
🕘 Horário: 9h
📍 Local: Sala 104, Escola de Formação de Professores e Humanidades

 

Aula Inaugural – O pensamento, as lutas e a obra do Professor Sílvio Costa

Local: Auditório da EFPH – Dia: 19/03/2024 -Horário: 19:00 hs

Mesa Redonda
Coordenação – Professor Fábio Tokarski – Dirigente Nacional do PcdoB.
Prof. Pedro Wilson Guimarães – ex reitor PUC Goiás.
Profa. Eline Jonas – PUC Goiás.
Profa. Cida Skorupski – PUC Goiás.

 

 

II Simpósio Internacional Histórias Entrelaçadas (SIHE) & II Congresso Internacional Sacralidades Medievais

Tema:  Relíquias, Devoções e Sensibilidades

Data: 08, 09 e 10 de outubro de 2024. I

Inscrições pelo site: https://sites.google.com/view/cgr-intr-sacralidadesmedievais/p%C3%A1gina-inicial

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Minicurso A Conquista de Al-Andus

Ministrante: Dr. Thiago Milhomen

🗓 Data: 09 de outubro de 2024
🕓 Horário: 14h
🏢 Local: Área II – PUC Goiás
🎟 Entrada: Gratuita
👥 Formato: Presencial
Inscrições: 

https://forms.gle/mmPWenWw7EVzwvQk8

Minicurso Cruzadas e Relíquias Orient/Ocidente

Ministrante: Dr. Dirceu MArchini e Wemerson Romualdo

🗓 Data: 09 de outubro de 2024
🕓 Horário: 14h
🏢 Local: Área II – PUC Goiás
🎟 Entrada: Gratuita
👥 Formato: Presencial
Inscrições:

https://forms.gle/mmPWenWw7EVzwvQk8

Minicurso de História Cultural do Caminho de Santiago,

Ministrante: Dr. Francisco Singul da S. A de Xestión do Plan Xacobeo.

🗓 Data: 08 de outubro de 2024
🕓 Horário: 16h
🏢 Local: Área II – PUC Goiás
🎟 Entrada: Gratuita
👥 Formato: Presencial
Inscrições: https://forms.gle/ihdMzJao3vm6TZUn6

 

2023

 

I Simpósio Internacional sobre Histórias Entrelaçadas – SIHE – I Simpósio Internacional da Rede Latino-Americana e Caribenha sobre Feminismos de Terreiros – RELFET
XVIII Semana Científica de História da PUC Goiás – VII Seminário das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História/PUC Goiás
TEMA: EDUCAÇÃO HISTÓRICA E DIVERSIDADE CULTURAL – ÁFRICAS E MEMÓRIAS ENTRELAÇADAS

Data: 04 a 09 de dezembro 2023.

Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades – PUC Goiás

Mais Informações pelo site: https://historiasentrelacadas.webnode.page/ 

Aula aberta da disciplina História e estudos culturais.
 
Ciclo de debates do Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás 
TEMA: MOOC: inovação e divulgação científica
Conferencista: Ms. Tales Damasceno de Lima (egresso e professor da PUC Goiás).
Dia 10/11 das 13 as 17 HS,
Local:  na sala 104, da Escola de Formação de Professores e Humanidades.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE
 
 
 
Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em História
01/09 – 19 horas – Auditório da EFPH
PROFISSÃO HISTORIADOR – TRAJETÓRIAS E DESAFIOS
Patrícia Alves Melo (UFAM/coordenadora da área de História na CAPES)
 
XV EIEM (Encontro Internacional da Associação Brasileira de Estudos Medievais): Conflitos e Discursos & V Seminário Internacional Mundos Ibéricos.
04- 06 de setembro de 2023 – Goiânia-Go
Mais informações:  https://sites.google.com/view/xveiemvmundosibericos/página-inicial?authuser=6
 
 
 

CICLO DE DEBATESMarco Temporal e a Longa História de Resistência e (Re)Existência dos Povos Indígenas
DR. CASÉ ANGANTU
(UESC e UFSB) – MiniAuditório da EFPH – 19:30 hs – 02-10-2023
 
 
XVII Semana Científica de História 
Evento ligado à Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, organizado pelo curso de Licenciatura em História e pelo Programa de Pós-Graduação em História. 

Dias: 12 a 17 de junho

comunicações orais de pesquisas de iniciação científica e estágio pedagógico

mini-cursos ofertados pelos mestrandos e egressos do PPGHIST/PUC Goiás

defesas públicas de trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em História da PUC Goiás.

O evento acontece na Escola de Formação de Professores e Humanidade da PUC Goiás. 

INSCRIÇÕES:https://xvii-semana-cientifica-de-historia.webnode.page/

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III Fórum Goiano da Pós-Graduação em História & 
XVI Seminário de Pesquisa da Pós- Graduação em História UFG/ PUC- Goiás.
Dia 12 e 13 de junho
ANAIS – III Fórum Goiano de Pós-graduação em História e do XVI Seminário de Pesquisa da Pós-graduação em História UFG e PUC Goiás

Com conferência nacional e comunicações orais dos mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em História de Goiás: PUC Goiás, UFG (PPGH e PROFHistória), UEG (PROMEP – cidade de Goiás e PPGH – Morrinhos) e UFCAT.

Atividade obrigatória para ingressantes em 2022 do PPGHIST/PUC Goiás.

INSCRIÇÕES: 01/05 AS 12/05 – Mais informações: https://sites.google.com/view/iiiforumgoiano/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0

Aula Aberta – Teorias da História

Parceria e entre os Programas de Pós-Graduação em História da PUC Goiás e da UFG promove a conferência “La Historia de la Historiografia en el Siglo XXI: transformaciones de una especialización disciplinaria”.

Às 19h00 na Sala 303 da EFPH/PUC Goiás.

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Aula Inaugural: Os usos do conceito de Etnia Iorubá no continente africano e na diáspora: Questões conceituais e Desdobramentos
Dra. Rosinalda Correia da Silva Simoni (UFT/UNESP/PUC Goiás)
Dia: 24/03 – 19hs – Local: Auditório D – Área 2

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2022

XVI Semana Científica de História – PUC Goiás 05 a 10/12/2022 –
06/12 – 19:00 – Museus na era das Humanidades Digitais: Popularização da Ciência numismástica através das experiências do ATRIVM/UFMS – Carlos Eduardo Campos Ensino de História e História Digital: entre desafios e potencialidadeas – Luis Filipe de Assunção – 

MINICURSO 1 – Artefatos arqueológicos são bons para pensar sobre a história humana profunda? 08/12 – 14:30 – 17:30 h –

MINICURSO 2 – CONTRACULTURA NA HISTÓRIA. 08/12 – 14:30 – 17:30 h – MINICURSO 3 – Os grafismos rupestres no Brasil e suas interdisciplinaridades. 08/12 – 14:30 – 17:30 h –

______

V FÓRUM DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DO CENTRO-OESTE
XV SEMINÁRIO DE PESQUISA UFG/ PUC GOIÁS – 15 e 16 de agosto de 2022 (Semi- presencial)

Período de inscrições: De 10 de junho a 10 de julho de 2022

1. Inscrições somente com textos completos

2. Somente serão aceitos inscritos oriundos dos programas participantes (UFG/ PUC-Goiás/ UnB/ UFMT/ UFCAT/ UEG-Morrinhos/ UFGD/ PROMEP-UEG/ ProfHistória – UFG).

3. Todos os textos devem seguir a formatação indicada no site: https://ivforumposgraduaca.wixsite.com/my-site-1

 
 

Aula Aberta: Brasília e Goiás: por uma história integrada

Conferencistas: Dra. Maria Fernanda Derntl e

Mestrando Matheus de Araujo Martins Rosa (PPGH/UnB)

Data: 11/04 às 14 horas

Assista no Canal do Youtube: Histórias em Mosaico

 

A Semana dos Povos Indígenas: Políticas Públicas, Violência e Protagonismo Indígena

Data do evento: 18 a 22 de abril de 2022.

Submissões de comunicações orais até 06/04/2022.

Local: PUC Goiás no YouTube e pela Plataforma Microsoft Teams

Em breve será disponibilizada a programação.

Inscreva-se no link: https://docs.google.com/forms/d/1ANHSMOT2fP1tR6qYa5Kxr_J9CjT8n5g1iFJrtc-_Eso

Ciclo de Debates 2022-

Conferência “Modelos de divulgación histórica en la sociedad de la información”

28 de setembro 2022 – 18 horas Auditório da EFPH – atividade presencial

Aula Inaugural: Não é pessoal, é político: Violência contra mulheres e biopolítica

Conferencista: Claúdia Maia – PPGH/Unimontes e GT de História e Gênero/ANPUH

Data: 21/03 às 19 horas

NOVA DATA 28/03, ÀS 19 HORAS

Assista pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=RxLD4Ez9SNc

XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA – ANPUH GO

2 a 6 de maio de 2022
Inscrições de comunicações orais nos ST´s até 31/3/2022

 

 

XV SEMANA CIENTÍFICA DE HISTÓRIA DA PUC GOIÁS –

VI SEMINÁRIO DAS LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA PUC GOIÁS –

06 e 11 de junho de 2022, na Escola de Formação de Professores e Humanidade da PUC Goiás e por meio da plataforma Microsoft Teams, com atividades remotas e síncronas

https://xv-semana-cientifica-de-historia.webnode.page/

 

 

2021

XIV SEMANA CIENTÍFICA DE HISTÓRIA DA PUC GOIÁS

04 a 09 de dezembro – plataforma Microsoft Teams
É um evento ligado à Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, organizado pelo curso de Licenciatura em História e pelo Programa de Pós-Graduação em História.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES PELO SITE: https://xiv-semana-cientifica-de-historia.webnode.com/inscricoes/

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL MUNDOS IBÉRICOS

 

04 E 05 DE OUTUBRO DE 2021

INFORMAÇÕES: https://ivmundosibericos.wixsite.com/seminario

 

Coordenação Geral:

Drª Armênia Maria de Souza (UFG)

Drª Renata Cristina de Sousa Nascimento (PUC GOIÁS/ UFG/UEG)

 

II Fórum Goiano da Pós- Graduação em História & XIV Seminário de Pesquisa da Pós- Graduação em História UFG/ Puc- Go

 

Data de Realização- 20 e 21 de setembro de 2021

Link: https://forumseminarioposh.wixsite.com/poshistoria

As inscrições deverão ser feitas entre 15 e 31 de julho de 2021.

links para as mesas!!!

Inscrições com envio dos textos completos somente para mestrandos e doutorandos dos programas participantes.

 

 

CONFERÊNCIA DE ABERTURA 20/09/21 ÀS 9:00H

“Presente-passado: a regência temporal nas narrativas de vida”

Luis Fernando Beneduzi – Università Ca’ Foscari Venezia

Pelo canal HISTÓRIAS EM MOSAICO!

Lançamento da Revista da ANPUH Goiás – 20/09 às 9:00 hs!!

CALIANDRA – REVISTA DE HISTÓRIA ANPUH-GO

Pelo Canal Histórias em Mosaico!!

AULA ABERTA – A memória da morte: um projeto dinástico.

Aula aberta do Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás com a presença do convidado e egresso: Hugo Rincon Azevedo (PUC Goiás/ UFG)

30/08/2021 às 13:30 hs pelo canal do Youtube: Histórias em Mosaico

I Seminário Acervos Etnográficos: “Colonialidades, difusões e experiências participativas”

Palestrantes:

Profa. Dra. Manuelina Maria Duarte Cândido (PPGAS/UFG; Universidade de Liège, Bélgica)

Anapuaka Muniz Tupinambá (comunicador empreendedor indígena, idealizador da Rádio Yandê, indicado ao Prêmio Sim à Igualdade Racial)

Data: 09 de junho de 2021, quarta, às 14:30hs.
Local: Youtube.com/pucgoias

Haverá emissão de certificados de participação. Não é necessário inscrição prévia.

CICLO DE DEBATES 2021 –

Tribunais, Hierarquias e precedências em Portugal e na América Portuguesa no Antigo Regime

Conferencista: Dra. Maria Fernanda Baptista Bicalho

14 de maio às 19hs – Circuito Ciência em Casa

Local: Canal da PUC Goiás no youtube!

https://www.youtube.com/watch?v=CAKgHwHenbIhttps://www.youtube.com/watch?v=CAKgHwHenbI

 

 

 

XIII SEMANA CIENTÍFICA DE HISTÓRIA DA PUC GOIÁS e V SEMINÁRIO DAS LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA PUC GOIÁS

25 a 29 de maio de 2021.

Local: You tube e Microsoft Teams

Comunicações orais, Sessões coordenadas, defesas de monografia, minicrusos, conferências…

 

SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS: Povos Indígenas e Mudanças Climáticas

19 a 23 de abril de 2021.

LOCAL: pelo canal da PUC Goiás no Youtube

AULA INAUGURAL: As vidas dos poetas: quem foram os homens e mulheres que cantaram o amor e zombaram dos altos senhores?”

Conferencista: Marcella Lopes Guimarães/UFPR

DATA: 01 DE MARÇO DE 2021

HORÁRIO: 19 hs

Canal do youtube HISTÓRIAS EM MOSAICO: https://m.youtube.com/watch?v=2WDbBWVSXD4

Organização: PPGHIST/PUC Goiás e Graduação em História/PUC Goiás

Lançamento do Dicionário: Cem Fragmentos Biográficos. A Idade Média em Trajetórias

Organizadores: NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa & SOUZA, Guilherme Queiroz de.

Com a participação de Cláudia Bovo (UFTM), Leandro Rust (UNB), Marcella Lopes Guimarães (UFPR)

DATA: 01 de Março de 2021-
HORÁRIO: 20: 30
Canal Histórias em Mosaico: https://m.youtube.com/watch?v=2WDbBWVSXD4

 

Coordenação

Coordenadora: Profa. Dra. THAÍS ALVES MARINHO 

E-mail: thaisalves@pucgoias.edu.br OU thais_marinho@hotmail.com

Telefone: 3946-1624

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. SIBELI APARECIDA VIANA

E-mail: sibeli@pucgoias.edu.br    

E-mail oficial do Programamhcp@pucgoias.edu.br

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH)

Rua 227, Quadra 66, Lote 14E, Número 119, 5º. Andar
Setor Leste Universitário
CEP 74605-080 – Goiânia – Goiás

Contatos:
Secretaria – (062) 3946-1673/ 3946-1674
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Funcionárias da Secretaria:

Camilla Di Ribeiro Barbosa
Secretária Adjunta
E-mail: pos.efph@pucgoias.edu.br

Alessandra Malta de Oliveira

Alzerina Alencar V. Moreira

Amanda Carvalho dos Santos

Programação Acadêmica

Atenção!!! Início das aulas:

Alunos regulares – 09/08/2024 – CONFIRA!!!

Alunos Extraordinários – 31/08 e 06/09/2024

Quadriênio 2021-2024 

DISCIPLINAS – acesse a bibliografia das disciplinas:

Disciplinas obrigatórias mestrado

 Disciplinas obrigatórias doutorado

  • DHT0001 – Fontes e Metodologias Da Pesquisa Histórica
  • DHT0002 – Cultura e Poder

Disciplinas Optativas – mestrado e doutorado

 Patrimônio cultura e Território

  • MHT0004- História e Espaço
  • MHT0017- História e Patrimônio Cultural
  • MHT0018- Tópicos especiais  em História, Patrimônio Cultural e Território
  • DHT0004- Patrimônio, Memórias e Paisagem                     

Poder e Representações

  • MHT0010- Imaginário e Poder
  • MHT0005- Crenças e Representações
  • MHT0019- Tópicos Especiais em História, Poder e Representações
  • DHT0003- História e Narrativa

Educação Histórica e Diversidade Cultural

  • MHT0020- História e Diversidade Cultural
  • MHT0021- História e Direitos Humanos
  • MHT0022- Tópicos Especiais em Educação Histórica e Diversidade Cultural
  • DHT0005- Consciência Histórica e Relações Étnico-Raciais

Veja abaixo as ementas das disciplinas obrigatórias e optativas:

Disciplinas Obrigatórias

DisciplinaEmenta
TEORIAS DA HISTÓRIAPerspectivas recentes da História Cultural. Temas e métodos em voga na historiografia recente.
SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM CULTURA E PODERO curso se propõe a oferecer subsídios teóricos e metodológicos que contribuam para a elaboração de projetos e realização de pesquisas em ciências humanas, mais especificamente em história e cultura, bem como sua elaboração escrita, com o estudo e uso das normas técnicas para a construção de trabalhos acadêmicos
HISTÓRIA E ESTUDOS CULTURAISAnálise da formação do paradigma cultural nas Ciências Humanas, seus principais enfoques e problemas. História e interdisciplinaridade: limites e possibilidades.

Disciplinas Optativas

Linha de Pesquisa: Patrimônio cultural e Território
História e Espaço –  4 créditosEstudo da cidade e do espaço rural relacionado à ideia de  cultura  numa aproximação entre a história, a arqueologia, o urbanismo, a arquitetura e a antropologia, considerando as relações entre: paisagem, práticas espaciais, significado, simbolismo, identidade, conflitos sócio-espaciais e memória. A dimensão cultural dos conceitos de cidade, paisagem e região. A cultura como definidora de um novo olhar sobre o ambiente construído cidade e espaço rural delineado pela paisagem regional, memórias e identidades.

História e Patrimônio Cultural –

4 créditos

Discussão dos conceitos de Memória, História, Cultura, Patrimônio, Experiência e Tradições. História da política de definição, proteção e divulgação do patrimônio brasileiro. Debates sobre a diversidade do patrimônio cultural brasileiro: sociedades indígenas, comunidades afro-brasileiras, imigrantes. Elaborações de novas identidades culturais no mundo sob o impacto da industrialização e urbanização

Tópicos especiais  em História, Patrimônio Cultural e Terrítório –

4 créditos

Estudos especiais sobre a interface entre as representações do passado e a construção das identidades nacionais e dos patrimônios culturais. A edificação da memória social em suas relações com a cultura política. Historiografia e identidades coletivas.
Linha de Pesquisa: Poder e Representações

Imaginário e Poder –

4 créditos

O estudo teórico do conceito de imaginário social; análise de algumas das principais escolas teóricas que o empregam. Estudo da construção do imaginário na cultura contemporânea e sua relação com as estruturas de poder. Reflexão sobre a importância do campo da cultura material no estudo do imaginário político. O estudo de imaginário social: a produção simbólica.  Imaginário e real; Imaginário e arte; Imaginário e linguagem do poder; Imaginário e cotidiano; Imaginário e modernidades.

Crenças e Representações –

4 créditos

Estudo do ato de crer em suas relações com as representações sociais, a experiência religiosa e suas expressões mítico-simbólicas (linguagem religiosa).

Tópicos Especiais em História, Poder e Representações –

4 créditos

Abordagem teórico-metodológica da História Política renovada através de temas como partidos políticos, eleições, guerras, instituições políticas, biografias /autobiografias, opinião pública, imaginário político, conflitos sociais, representações, sensibilidades e práticas políticas, dentre outros campos temáticos; ressaltando a sua importância para a compreensão do todo social, procurando demonstrar as experiências e os debates realizados atualmente no campo da História Cultural.
Linha de Pesquisa: Educação Histórica e Diversidade Cultural

História e Diversidade Cultural – 4 créditos

 

Estudo sobre as múltiplas identidades sociais e culturais e suas relações com a História. Análise de categorias identitárias, até então, tidas como minoritárias e fadadas ao desaparecimento – como: etnia, raça, sexualidade, gênero, religião, geracional, tribos urbanas, atributos estéticos e outras variações do corpo (como obesidade, ananismo, gigantismo, mutilação, ausência ou deformação congênita de membros, disfunção de membros ou sentidos). Análise histórica sobre o tratamento concedido a esses grupos na política, no mercado de trabalho, na escola etc.
História e Direitos Humanos – 4 créditosEstudo das relações entre História e Direitos humanos, a partir da tensão entre igualdade e diferença. Análise da política do igual respeito iluminista e suas implicações para a história, até as políticas de reconhecimento. Desse modo, estuda-se como formar cidadãos para a vida e para a convivência em sociedade, com o respeito ao outro, reconhecendo as diferenças, respeitando a diversidade, enfrentando todas as formas de preconceito e discriminação.

Tópicos Especiais em Educação Histórica e Diversidade Cultural – 4 créditos

 

Estudos especiais sobre a relação entre História e educação: Didática da História, Metodologias, Ações Afirmativas, ética e História, educação formal e informal

Laborátorios

Em breve!

Produção do Programa


ANAIS dos Seminários dos Programas de Pós-Graduação em História UFG/PUC Goiás – Fóruns dos Programas de pós- Graduação em História do Centro-Oeste – Fóruns Goiano de Pesquisa da Pós-Graduação em História

 

 

 

 

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Biblioteca sobre a Comunidade Quilombola Kalunga – 

Apresenta documentação, artigos científicos, dissertações e teses de doutorado sobre a comunidade remanescente de Quilombo Kalunga. O material foi organizado por Tatiana Novais, pós-doutorando do Programa sob Supervisão de Thais Marinho, por meio  da Rede de Pesquisadores Kalunga.

 

 

 

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Dicionário: cem fragmentos biográficos. A idade média em trajetórias.

Goiânia: Tempestiva, 2020. 685 p. – Autores: Renata Cristina de Sousa Nascimento e Guilherme Queiroz de Souza (organizadores)

 

 

 

 

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OS SENTIDOS DO SAGRADO NO OCIDENTE MEDIEVAL
Emoções, Devoções e Culto às Relíquias Cristãs

Autores: Renata Cristina de Sousa Nascimento

 

 

 

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OS DISCURSOS FUNDADORES DO ESTADO NACIONAL NA AMÉRICA MERIDIONAL – 1810-1830

Autores: EDUARDO JOSÉ REINATO

 

 

 

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MEMÓRIA, POLÍTICA E NEGÓCIOS: A TRAJETÓRIA DE THEOPHILO BENEDICTO OTTONI

Autores: MARIA CRISTINA NUNES FERREIRA NETO

 

 

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EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E CULTURA EM DISTINTOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Autor(es): Cláudia Valente Cavalcante, Aldimar Jacinto Duarte e Elianda Figueiredo Arantes Tiballi

 

 

 

 

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CONSTRUINDO CONHECIMENTO:
Memória histórica de 50 anos do IGPA

Organizadores: Rubin, Julio Cezar Rubin de – Moura, Marlene Castro Ossami de – Viana, Sibeli Aparecida (Orgs.)

 

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 Goiás + 300: reflexão e ressignificação – Povos Originários.

Organizadoras: Poliene Bicalho, Marlene Ossami Moura,  Vanessa Iny-Karajá

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ENSAIOS HISTORIOGRÁFICOS
Discursos, Conflitos e Sensibilidades

Organizadores: 
Armênia Maria de Souza
Geraldo Augusto Fernandes
Renata Cristina de Sousa Nascimento

 

 

 

 

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DICIONÁRIO BIOGRÁFICO: HISTÓRIAS ENTRELAÇADAS DAS MULHERES AFRODIASPÓRICAS: Vol. 1 – 1ª edição. Editora Tempestiva, Goiânia, 2024. Organizadoras: Thais Alves Marinho e Rosinalda Correa da Silva Simoni. 

 

Redes de pesquisa

Rede 1

RELICÁRIO – REDE DE PESQUISA SOBRE ARTE E HISTÓRIA DAS RELÍQUIAS CRISTÃS IBÉRICAS

Acesso ao site: https://redepesquisarelicario.com.br/

Rede 2

Rede de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos (REIA)

Acesso ao site: https://reia.sri.ufg.br

Rede 3

Rede Latino Americana e Caribenha sobre Feminismos de Terreiros – RELFET

Acesso ao site: https://relfet.webnode.page/sobre-a-rede/

Rede 4

Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo

Acesso ao site: https://anpuh.org.br/index.php/2015-01-20-00-01-55/noticias2/diversas/item/3341-rede-de-pesquisa-historia-e-catolicismo-no-mundo-contemporaneo

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