O QUE É O PODE PUC?

Criado para facilitar o pagamento das mensalidades, o PODE PUC é o Programa de Desenvolvimento Estudantil próprio da PUC Goiás, que permite o parcelamento estendido das mensalidades: agora você pode pagar parte no período em que está estudando e a outra no futuro. Tudo isso em parcelas que cabem em seu orçamento. E o melhor, sem juros, sem fiador e sem taxa de administração!

Quero me inscrever!

VANTAGENS DO PARCELAMENTO ESTUDANTIL

image

Parcelamento de 50% das mensalidades durante o curso e o restante para pagamento futuro.

image

Sem juros e ou taxa de administração.

image

Não precisa de fiador. Use rendimento de toda família para comprovação de renda.

image

Válido para alunos da graduação (exceto Medicina) e pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado).

REGULAMENTO

Lembre-se que a leitura do Regulamento é necessária para um melhor entendimento do Programa de Desenvolvimento Estudantil, o PODE PUC.

Baixar Regulamento

DOCUMENTAÇÃO

O estudante candidato ao parcelamento deverá preencher o formulário de inscrição para avaliação cadastral no endereço eletrônico www.creduc.com.br/pucgoias e realizar o upload (envio de arquivos por computador) dos seguintes documentos, a fim de que a inscrição seja considerada válida e completa.


Documentos do próprio estudante e dos integrantes de seu grupo familiar:

a) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

b) Carteira de Identidade (RG);

c) Certidão de casamento e, se for o caso, com averbação do divórcio ou da separação judicial ou declaração de união estável. Sendo viúvo, certidão de óbito do cônjuge falecido;

d) Comprovante de residência atualizado (conta de água, energia elétrica, gás ou telefone/internet);

e) Comprovante de renda do candidato e dos integrantes de seu grupo familiar.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. O que é o PODE PUC?
É o Programa de Desenvolvimento Estudantil próprio da PUC Goiás, que permite o parcelamento estendido das mensalidades (exceto do curso de Medicina), sem juros e sem fiador, conforme condições previstas no regulamento, válido para todo o curso, e disponibilidade orçamentária da instituição.
2. Como funciona o parcelamento?
O estudante com cadastro aprovado, segundo regras previstas no regulamento e disponibilidade orçamentária da universidade, terá 50% das mensalidades programadas para pagamento futuro, para após o término normal do curso. As parcelas futuras não terão a incidência de juros, salvo se pagas em atraso.
3. O valor das mensalidades que irão vencer futuramente é corrigido?
Serão apenas atualizadas pelo IPCA, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.
4. Eu tenho alguma despesa extra para ter acesso ao parcelamento?
No ato de aprovação do cadastro, válido para todo o curso, e assinatura do contrato, o estudante deverá pagar uma taxa de avaliação cadastral correspondente ao valor de uma mensalidade, que é destinada à Educa Mais Brasil Tecnologia Educacional Ltda., parceira da universidade, conforme previsto no artigo 14 do regulamento do programa. Essa taxa pode ser parcelada em até 6 vezes. É a única despesa adicional que o estudante terá com o programa de parcelamento, desde que se mantenha adimplente até o pagamento total do curso (exceto Medicina).
5. O que eu preciso para ter acesso ao parcelamento?
1) Estar matriculado em um dos cursos de graduação (exceto Medicina) ou pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) da PUC Goiás.
2) Possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
3) Possuir patrimônio compatível com a renda familiar e ou individual apresentada e documentalmente comprovada.
4) Demonstrar o comprometimento da renda mensal familiar com o pagamento integral da mensalidade da PUC Goiás.
5) Não possuir qualquer outro benefício ou financiamento público ou privado.

Todos os critérios estão especificados no regulamento do PODE PUC, disponível no site www.pucgoias.edu.br/podepuc.
6. Quem pode se inscrever?
• Estudantes evadidos dos cursos de graduação, exceto Medicina.
• Estudantes ingressantes dos cursos de graduação (exceto Medicina) e pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado).
• Estudantes veteranos dos cursos de graduação (exceto Medicina) e pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado).
7. Onde faço a inscrição no PODE PUC?
A inscrição deve ser feita no site www.creduc.com.br/pucgoias. Neste endereço, você encontrará o regulamento e todas as informações necessárias para fazer sua inscrição, bem como um passo a passo sobre o processo de inscrição.
8. Se eu tiver alguma dívida com a universidade, eu posso ser beneficiado?
Primeiro você terá que negociar com a Universidade os débitos pendentes, em condições atualmente muito favoráveis, e depois se inscrever no PODE PUC, no endereço www.creduc.com.br/pucgoias.
9. O parcelamento inclui débitos anteriores?
Não. Primeiro é preciso negociar os débitos pendentes. A PUC Goiás oferece boas condições de negociação para os candidatos ao PODE PUC.
10. Quando eu começo a pagar o restante?
As parcelas programadas para quitação futura (diferidas) começam a ser pagas 30 dias após o fim do período de conclusão normal do curso, numa sequência mensal da programação regular das parcelas não diferidas.
11. O parcelamento pode ser solicitado para qualquer curso de graduação?
A única exceção é o curso de Medicina. Todos os demais cursos permitem o parcelamento.
12. Alunos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) também podem fazer o parcelamento?
Sim, os alunos de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) podem ter acesso ao parcelamento, desde que atendam os critérios previstos no regulamento, não usufruam de qualquer outro benefício ou financiamento, público ou privado, e conforme disponibilidade orçamentária da PUC Goiás.
13. Se eu tiver trancado ou abandonado o curso, eu posso retornar usando o PODE PUC?
Sim, exceto para o curso de Medicina. Desde que atenda aos critérios previstos no regulamento e haja disponibilidade orçamentária por parte da PUC Goiás.
14. Se eu tiver ingressado por transferência, por ser portador de diploma ou feito reopção de curso, eu tenho direito ao PODE PUC?
Sim, exceto para o curso de Medicina. desde que atenda os critérios previstos no regulamento, não usufrua de qualquer outro benefício (desconto transferência, por exemplo) ou financiamento, público ou privado, e haja disponibilidade orçamentária da universidade.
15. Se eu tiver outra bolsa ou financiamento (OVG, Fies, Prouni, Vestibular Social), eu posso fazer o PODE PUC?
Não. Você deverá escolher entre o benefício que já possui e o PODE PUC. Não é permitido acúmulo de benefícios.
16. Se eu tiver outra bolsa ou financiamento e quiser desistir para fazer o parcelamento, eu posso?
Sim. A concessão é condicionada ao atendimento dos critérios previstos no regulamento e disponibilidade orçamentária da instituição.
17. Se eu tiver um ou mais irmãos que também estudam na PUC, todos nós podemos fazer o parcelamento?
Os irmãos beneficiados com o desconto família não poderão fazer o parcelamento.
18. Eu estou cursando a graduação, não tenho dívidas, mas gostaria de aderir. Eu posso?
Sim, desde que atenda os critérios previstos no regulamento, não usufrua de qualquer outro benefício ou financiamento, público ou privado, e haja disponibilidade orçamentária da universidade.
19. Esse é meu segundo curso de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) na PUC Goiás, eu posso fazer o parcelamento?
Sim, desde que que atenda os critérios previstos no regulamento, não usufrua de qualquer outro benefício ou financiamento, público ou privado, e haja disponibilidade orçamentária da universidade.
20. Esse é meu segundo curso de graduação na PUC Goiás, eu posso fazer o parcelamento?
Sim (exceto para o curso de Medicina), desde que atenda os critérios previstos no regulamento, não usufrua de qualquer outro benefício ou financiamento, público ou privado, e haja disponibilidade orçamentária da universidade.
21. Esse é meu segundo curso de graduação, cursei o primeiro em outra instituição, eu posso fazer o parcelamento?
Sim (exceto para o curso de Medicina), desde que atenda os critérios previstos no regulamento, não usufrua de qualquer outro benefício ou financiamento, público ou privado, e haja disponibilidade orçamentária da universidade.
22. Esse é meu segundo curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), cursei o primeiro em outra instituição, eu posso fazer o parcelamento?
Sim, desde que atenda os critérios previstos no regulamento, não usufrua de qualquer outro benefício ou financiamento, público ou privado, e haja disponibilidade orçamentária da universidade.
23. Existe algum critério de nota ou frequência para manter o benefício?
Sim. O estudante que for reprovado mais de uma vez durante o curso perderá o benefício referente às disciplinas reprovadas.
24. Tenho menos de 18 anos, eu mesmo posso pedir o parcelamento?
Sim, mas nesse caso você terá que apresentar um responsável pelos compromissos do PODE PUC.
25. Como faço a comprovação de renda? Preciso de fiador?
A renda do estudante e dos integrantes de seu grupo familiar deverá ser comprovada conforme o tipo de atividade exercida, através de um dos seguintes documentos indicados abaixo.

• No caso de profissional empregado: apresentação dos três últimos contracheques/holerites e da declaração completa do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF do último exercício, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil.
• No caso de profissional liberal/autônomo: apresentação da Declaração Comprobatória de Rendimentos – DECORE (Trimestral) e da declaração completa do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF do último exercício, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil.
• No caso de diretor de empresa: apresentação do Pró-labore e Contrato Social da empresa, bem como das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF e Pessoa Jurídica – IRPJ do Ano-Calendário Vigente, completas, acompanhadas do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil.
• No caso de aposentado ou pensionista do INSS: apresentação de extrato, recibo bancário e da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF do Ano-Calendário Vigente completa, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil.
• No caso de produtor rural: apresentação de Declaração de Aptidão do PRONAF – DAP e notas fiscais, referentes aos seis últimos meses, ou bloco de notas e respectivas contra notas, igualmente, dos últimos seis meses e a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF do Ano-Calendário Vigente completa, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil.
• No caso de desempregado: apresentação de fotocópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), contendo a página de identificação, a página do registro da rescisão de contrato e a folha subsequente, ou caso nunca tenha havido registro, também a página para anotação da primeira admissão.

Só precisará de fiador o estudante cujo grupo familiar não puder comprovar renda.
Quero me inscrever!





FALE COM A GENTE!

PROAD - Pró-Reitoria de Administração

Setor de Crédito Estudantil
Telefone: (62) 3946-1606
E-mail: setordecreditoestudantil@gmail.com
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Câmpus I, Área 2, Praça. Universitária, Número 1250.
Setor Leste Universitário, Goiânia - Goiás.
Subsolo da Paróquia Universitária São João Evangelista.

© 2017 - PUC Goiás - Todos direitos reservados.