Engenheiros de Produção conquistam espaço no mercado financeiro

Quando você imagina o dia a dia de um engenheiro de produção, provavelmente, deve imaginar esse profissional atuando em indústrias com a competência de gerir os recursos humanos, financeiros e materiais. Porém, engana-se quem pensa que as oportunidades param por aí! Uma boa notícia para quem se identifica com as disciplinas de Exatas são as oportunidades no mercado financeiro que trazem boa remuneração aos bons (e dedicados) profissionais. E quando o egresso é oriundo da Engenharia de Produção, esse curso pode colaborar para que o estudante tenha raciocínio lógico e, também, senso crítico necessário para lidar com as demandas do mundo do trabalho, em constante transformação.

Em busca de qualificação profissional, foi na sua experiência de estágio que a empreendedora Isabela Franco, 24 anos, diplomada pela PUC Goiás, enxergou no mercado financeiro um foco de carreira. Ao fazer consultoria de investimentos para um grupo empresarial, a engenheira de produção pôde conhecer mais sobre esse seguimento e, assim, foi se apaixonando pela área.

“O curso dá um discernimento para analisarmos os tipos de investimento, as oportunidades, custos, qual investimento é bom, então conseguimos olhar para este segmento do mercado financeiro um pouco melhor do que outros profissionais que não estejam na área de Exatas”, analisou a jovem.

Após quatro anos de experiência no segmento financeiro, a engenheira de produção resolveu empreender e trilhar seu próprio caminho: “Fiquei quatro anos lidando com as demandas e dores dos clientes, daí eu percebi que existia uma oportunidade para eu abrir a minha empresa e prestar uma assessoria de investimentos de forma completa”, pontuou a egressa da PUC Goiás. No seu dia a dia, a empreendedora escuta as demandas dos clientes, traça seu perfil e nível de conhecimento, auxiliando as pessoas a investirem bem, de forma a alcançar seus objetivos de forma mais rápida .

Esse nicho tem atraído engenheiros de produção para atuar em bancos, corretoras e gestoras, que são as empresas que escolhem os ativos que vão rentabilizar fundos de investimento. Na região Sudeste a quantidade de egressos atuando nessa área é notável, todavia, como observa a jovem, a carreira é nova em Goiás, fato que possibilita para o profissional um campo de trabalho mais amplo.

“É uma área que paga bem, principalmente, na área comercial em que você tem uma remuneração relativa ao valor de carteira que você assessora. Então rende uma remuneração boa e permite que a pessoa saia de Goiás e abra o leque em outros lugares”, analisou.

Aniversário
A egressa foi uma das palestrantes convidadas para participar da Semana Produtiva, evento organizado pelo Centro Acadêmico do curso, que faz parte das comemorações pelos 20 anos da Engenharia de Produção na PUC Goiás. A programação teve início nesta terça-feira, 21, e continuou nesta quarta-feira, 22, no auditório da Área 2 (Praça Universitária) com palestras sobre oportunidades no mercado de trabalho e homenagens a professores pioneiros que colaboraram para as conquistas do curso.

O evento foi resultante de uma demanda  detectada pelos próprios alunos para ter um contato com profissionais atuantes no mundo do trabalho: “montamos essa Semana para ajudar os alunos e entender melhor como o mercado de trabalho funciona, mostrando as oportunidades e onde os  estudantes podem atuar”, pontuou João Vitor de Souza, presidente do CA. A programação trouxe palestrantes que relataram cases de sucesso nas áreas de consultoria, gestão financeira e de pessoas, gestão produtiva e as oportunidades no mercado financeiro.

Para a coordenadora do curso, profa. Maria Ximena Vázquez, a principal conquista da Engenharia de Produção nesses 20 anos de história é o sucesso dos egressos do mundo do trabalho. “Nós vemos que nossos ex-alunos estão progredindo profissionalmente. Temos um feedback muito positivo das empresas que visitamos e que recebem nossos egressos”, ressaltou.

Conheça o curso
Ligado à Escola de Engenharia, com sede na Área 2 (Praça Universitária), o curso de Engenharia de Produção é oferecido na modalidade bacharelado, no turno matutino, e tem a duração de cinco anos. Para ingresso, o estudante precisa efetuar inscrição no Vestibular Geral oferecido pela PUC Goiás, realizando a prova convencional no dia determinado pelo edital do processo seletivo ou concorrer a uma vaga usando a nota obtida no Enem. Em ambos os casos o candidato precisa fazer inscrição pelo site vestibular.pucgoias.edu.br.

São oferecidas 60 vagas por semestre e o curso também acolhe acadêmicos oriundos de transferências. Uma oportunidade que facilita o acesso e a permanência do estudante na graduação é o financiamento Pode PUC, de iniciativa institucional, que facilita o pagamento das mensalidades de forma que estudante pague metade das parcelas durante a graduação e a outra metade depois de formado.

 

Fotos: Wagmar Alves