Retrospectiva

Dom João Justino recebe Pálio Arquiepiscopal

A solenidade para a imposição do Pálio ao arcebispo metropolitano, dom João Justino de Medeiros Silva, ocorreu no último sábado, 19 de novembro, e foi conduzida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, na Catedral Metropolitana de Goiânia.

O rito da imposição do Pálio é a celebração eucarística por meio da qual o arcebispo faz sua profissão de fé e juramento de fidelidade, bem como reforça o juramento de lealdade ao papa e seus sucessores.

O Pálio, usado pelo papa e pelos arcebispos, consiste em uma faixa em formato de ‘Y’ feita de lã branca que é colocada sobre os ombros deles. Trata-se de uma insígnia que representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida, sendo, pois, o símbolo da missão pastoral do arcebispo e uma prerrogativa dos arcebispos metropolitanos como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.

O Papa Francisco instituiu que o Núncio Apostólico de cada país fizesse a imposição do pálio ao arcebispo com a presença de seus diocesanos. Antes, a imposição do Pálio só acontecia em Roma.