Retrospectiva

8º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação é realizado com êxito

Com chamada pela valorização da ciência, o 8º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação deu visibilidade à produção científica cotidiana da universidade. Mobilizando todas as escolas, o Congresso premiou os melhores trabalhos científicos, vencedores das olimpíadas, desafios e hackatons (foto).

A PUC também prestou homenagem a um de seus pesquisadores renomados, o professor Júlio César Rubin de Rubin, com a entrega do Diploma de Mérito Científico, honraria que reconhece as contribuições científicas dos pesquisadores e pesquisadoras para o desenvolvimento da ciência no Brasil e no mundo.

Um destaque na programação foi a conferência de abertura proferida pelo professor da PUC Rio Grande do Sul, Jorge Luis Nicolas Audy, que na ocasião fez uma análise da universidade do século XXI, seus desafios e oportunidades, a partir das orientações que a Unesco traz para o próximo decênio.

Tendo em vista a atuação das universidades na sociedade do conhecimento, o professor discorreu sobre as três missões que legitimam uma universidade, sendo a primeira com a oferta do ensino, a segunda por meio da pesquisa e a terceira, que está relacionada à inovação e sua inserção na sociedade como um vetor de crescimento integral, nas esferas econômicas, sociais e ambientais.

Realizado de 18 a 22 de outubro,  o evento foi realizado com êxito, ofereceu mais de 500 atividades científicas e recebeu mais de 12 mil inscritos.