Retrospectiva

Grão-chanceler: Dom João Justino prestigia eventos acadêmicos

Arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom João Justino, participou de importantes eventos acadêmicos em 2022/1 . Ele presidiu a missa em ação de graças pelo retorno das aulas presenciais, na Paróquia Universitária; ministrou a aula magna do curso de Teologia com a discussão do tema Interpelações para a educação universitária à luz da palavra do papa Francisco; reuniu-se com as lideranças acadêmicas e administrativas da instituição, visitou a sede da PUC TV Goiás e, também, presidiu o lançamento da Campanha da Fraternidade 2022, sediada na PUC Goiás.

O papel do grão-chanceler

De acordo com o Regimento Geral da PUC Goiás, o grão-chanceler tem como principal atribuição zelar pela identidade católica da universidade, assim como assegurar sua autonomia institucional e liberdade acadêmica.

Também fazem parte desta missão, o papel de consolidar as finalidades da instituição, assinar títulos honoríficos conferidos pela PUC, orientar a Pastoral Universitária, presidir reuniões e solenidades da comunidade acadêmica, acompanhar as atividades referentes à gestão acadêmica financeira e patrimonial, priorizar o laicato católico, dentre os integrantes do quadro efetivo, para ocupar cargos de gestão e, também, participar dos processos de criação de unidades, conforme regem os Estatutos da SGC e da PUC Goiás.

Currículo

Dom João Justino é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (Itália). Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG), em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia.

Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Também foi perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Conheça a trajetória acadêmica do religioso aqui.