Retrospectiva

Programa de Intercâmbio amplia suas ações

A oportunidade de cursar um ou dois semestres acadêmicos da graduação pela PUC Goiás em um país estrangeiro é algo que atrai as atenções de muitos estudantes da instituição. Em 2022/1, o Programa de Intercâmbio ampliou suas atividades presenciais e uma nova turma de estudantes da instituição embarca para diversos países estrangeiros no segundo semestre deste ano.

Atualmente, encontram-se vigentes cerca de 70 convênios, com 17 países diferentes, mas os mais procurados para mobilidade são: Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e Chile, em função da língua, como explica o docente Paulo Gonzaga, que, além de professor adjunto, é assessor de Relações Internacionais da PUC.

Os editais para o programa de mobilidade presencial são publicados duas vezes ao ano: em março, para aqueles alunos que desejam ir no segundo semestre, e no início de setembro, para quem tiver a intenção de embarcar em fevereiro.

Intercâmbio remoto

Para quem não pode participar da modalidade presencial, o intercâmbio remoto é uma tendência desde a pandemia da Covid-19, já que possibilita uma experiência internacional sem sair de casa.

Ciente dessa demanda, a PUC tem convênio com a Universidade Central do Chile, para o formato de intercâmbio virtual e estuda outras parcerias para oferecer aos acadêmicos da PUC Goiás novas experiências de mobilidade.

De acordo com o prof. Paulo, a Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (Oducal), da qual a PUC é filiada, está com uma série de plataformas de mobilidade e de cursos para professores, estudantes e funcionários administrativos totalmente on-line.

“A Oducal vai proporcionar parceria para mestrados, pós-graduação e graduação, tudo remotamente, para que o nosso aluno não saia daqui e adquira essas vantagens que o intercâmbio e a internacionalização podem oferecer”, explica.

Contato

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ari@pucgoias.edu.br ou pelo telefone 3946-1239.