Retrospectiva

Missão arqueológica descobre artefato de 24 mil anos

Um artefato de pedra enigmático, datado em 24 mil anos e original em relação a outros contextos arqueológicos paleoamericanos, foi encontrado por um time de pesquisadores no sítio arqueológico do Vale da Pedra Furada (Piauí). A descoberta, divulgada na revista americana Plusone, impacta as discussões no meio acadêmico no Brasil, Estados Unidos e Europa, já que reforça os estudos sobre o povoamento antigo nas Américas, que ocorreram há cerca de 40 mil anos. A novidade é que a peça arqueológica apresenta biografia instrumental complexa e tem caráter irrefutavelmente antrópico, ou seja, é derivado de ação humana.

A professora do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás, Sibeli Viana e o egresso do curso de Arqueologia da universidade e doutorando do Museu Nacional (UFRJ), Marcos Ramos, estão entre os pesquisadores que participaram dessa investigação científica, coordenada pelo prof. Eric Boëda, docente da Universidade Paris-Nanterre (França). A iniciativa integra a Missão Arqueológica Franco-Brasileira do Piauí (FBMP), liderada por Boëda, que desde 2008 desenvolve pesquisas interdisciplinares em diferentes sítios arqueológicos na região do Parque Nacional Serra da Capivara. O conjunto de dados coletados detêm uma importância para além da região Nordeste do Brasil, que pode ser observada em vários aspectos.