Retrospectiva

Mostra da Colheita marca retorno presencial da Escola de Circo Dom Fernando

Bons frutos são colhidos por meio da arte. Foi assim que 35 educandos da Escola de Circo Dom Fernando aceitaram o desafio de socializar com o público tudo aquilo que foi aprendido em 2022. Prestigiadas pelos familiares, as crianças participaram da Mostra da Colheita, espetáculo de fim de ano que ocorreu no dia 23 de novembro, no Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (Cecom).

Além de socializar os resultados de um processo construído ao longo do ano, o espetáculo também marcou a retomada presencial das atividades, já que a Escola de Circo precisou se reinventar no período pandêmico. No período de 2020-21, as aulas foram ministradas em regime remoto.

Reinaugurada no Cecom em novembro de 2021, a Escola de Circo Dom Fernando é uma iniciativa extensionista que nasceu dentro da Instituto Dom Fernando (IDF), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil da PUC (Proex).

Fundamentada pelos princípios do circo social, o foco principal da Escola não é formar artistas, mas incentivar a formação crítica e criativa dos educandos, na perspectiva da cidadania e dos direitos humanos.

Atualmente, a iniciativa acolhe 110 crianças e adolescentes da Região Noroeste de Goiânia (Setor Santos Dummont e bairros vizinhos), que são atendidas no turno matutino e vespertino com atividades de arte-educação.