Retrospectiva

Programas destinados à formação de professores são referência no Brasil

A PUC é referência nacional no Programa de Iniciação à Docência (Pibid), no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Esses resultados colocam a PUC Goiás entre as universidades que oferecem os melhores cursos de formação de professores no Brasil.

Dentre as 249 instituições de ensino superior cadastradas no Pibid, a PUC Goiás ficou em 1º lugar. Já na Residência Pedagógica, a universidade também conquistou a primeira colocação dentre 229 projetos.

Todos esses frutos colhidos pela instituição atualmente são resultado de uma sólida caminhada, que começou no ano de 1994 com o programa de formação de professores da universidade.

Esse projeto foi revisto e amadurecido em 2004 e, desde então, tem foco nesses princípios de fortalecer a relação entre teoria e prática, a formação inicial e continuada, o exercício da interdisciplinaridade e a compreensão do domínio do conhecimento.

Engajada nesta caminhada e em sintonia com a Resolução 02/2015 do Ministério da Educação (MEC), a PUC criou o projeto institucional de formação de professores com um grande diferencial, que coloca a instituição em primeiro lugar no Brasil no âmbito das licenciaturas. Os resultados das iniciativas foram divulgados em agosto de 2022.