Retrospectiva

Iniciativas focam na preservação da cultura indígena

O primeiro semestre deste ano foi profícuo para as ações do Instituto Goiano de Pré-História e Arqueologia (IGPA) da PUC Goiás. No último mês de abril, o Instituto deu continuidade ao trabalho de qualificação dos registros fotográficos realizados pelo documentarista Jesco Puttkamer, que integram o Projeto Imagens da Memória e ajudam a preservar a cultura dos povos indígenas brasileiros.

Com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto visa trabalhar o material imagético da Coleção de Jesco, que está sob a guarda e responsabilidade do Instituto. Orientada pelo princípio da troca de saberes interculturais, a qualificação consiste na identificação, datação, nominação, localização, atribuição de significados, entre outros, das imagens do acervo.

Iniciado em 2017, o projeto já acolheu quatro povos indígenas na universidade, que fizeram um trabalho de qualificação de parte do acervo e, em 2022/1, representantes Waurá (foto) estiveram no IGPA para identificar, descrever e explicar o que cada imagem representa.

Semana dos Povos Indígenas

O IGPA também promoveu, de forma remota, a Semana dos Povos Indígenas com a discussão do tema Políticas Públicas, Violência e Protagonismo Indígena com foco em três questões atuais que fazem referências diretas à vida dos povos indígenas no Brasil. A programação foi transmitida pelo YouTube da Universidade.