A PUC Goiás está atuando em várias parcerias no apoio às políticas públicas de combate à pandemia do novo coronavírus. Em março, 98 estudantes e 8 professores dos cursos de Biomedicina e Farmácia da universidade participaram da testagem ampliada de antígeno da Covid-19, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.
Os voluntários atuaram em seis distritos sanitários da capital na realização da coleta Swab nasal. Foram, no total, 5 mil testes realizados. Os acadêmicos participantes são estudantes do estágio supervisionado no Sistema Único de Saúde.
Servidores municipais
No mês de abril, o Câmpus V foi o cenário para a realização do Teste de Anticorpos IGG e IGM e, também, o Teste de Antígeno para a Covid-19. O público-alvo da iniciativa foram os funcionários do município, lotados nos mais diversos órgãos. Um total de135 acadêmicos e oito docentes dos cursos de Biomedicina e Farmácia estavam envolvidos na execução dos testes.
Todo o material necessário foi fornecido pela Prefeitura de Goiânia e a universidade cedeu o espaço e o trabalho docente e discente. Os alunos voluntários na ação cursam a disciplina de Estágio no SUS e, além de colocarem seus conhecimentos em prática, puderam colaborar para o levantamento epidemiológico do poder público municipal, que investiga a disseminação do coronavírus em âmbito local.
Vacinação
A PUC Goiás foi um dos pontos de vacinação contra a Covid-19 e a H1N1. A Campanha continua na Área 1 (Setor universitário), na modalidade drive thru e pedestre, conforme o cronograma divulgado pela Prefeitura. As primeiras imunizações contra o coronavírus ocorreram no mês de fevereiro deste ano, quando o calendário foi aberto para a população acima de 85 anos.