Retrospectiva

PUC é sede do Laboratório Include

Um programa social que traz uma visão de futuro e oportunidades de carreira na área tecnológica para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com essa missão, o Instituto Campus Party e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), vinculada ao governo estadual, inauguraram no dia 12 de maio, no Centro Comunitário de Meninas e Meninos (Cecom) da PUC Goiás, a segunda unidade do laboratório Include em Goiânia.

A iniciativa oferece infraestrutura e curso de qualificação profissional em Robótica para estudantes com faixa etária de 10 a 20 anos, proporcionando a esses jovens um contato com impressoras 3D, drones, óculos de realidade virtual, computadores e demais equipamentos eletrônicos, que apresentam tudo que há de mais atual neste nicho.

As aulas tiveram início no último mês de abril e, em função do contexto da pandemia, ocorrem de forma remota, beneficiando 75 crianças e adolescentes por laboratório, que irão cursar aulas de Robótica durante quatro semestres (dois anos).

Prestígio

Escolhida entre 900 instituições de todo o Brasil, que se inscreveram na iniciativa por meio de edital, a PUC Goiás sedia um dos seis laboratórios que foram inaugurados em Goiás pela SEDI. Por meio do programa já foram implantados no País, 25 laboratórios Include, distribuídos em 21 cidades brasileiras. Em Goiânia, o primeiro laboratório Include foi instalado em um colégio estadual no Jardim Novo Mundo.

A inauguração foi prestigiada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pelo presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, pela reitora da PUC, Olga Ronchi e demais gestores e docentes da instituição.