Retrospectiva

Profa. Olga Ronchi assume Reitoria

O primeiro semestre foi marcado por mudanças na gestão. A professora Olga Izilda Ronchi assumiu, no dia 22 de abril, em Sessão Extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da universidade, o cargo de Reitora, para um mandato de 4 anos. Ela sucede o prof. Wolmir Therezio Amado, que esteve à frente da gestão por 18 anos. Profa. Olga, segunda mulher a ocupar o cargo, é pedagoga e dedicou sua vida à educação com uma extensa trajetória em Goiás, em estabelecimentos católicos e da rede pública de ensino. Na PUC Goiás, assumiu vários cargos acadêmicos até se tornar pró-reitora de Graduação, em 2002, e depois vice-reitora, em 2008, cargo que exerceu até assumir o reitorado.

Com a presença dos membros do Conselho – e com transmissão ao vivo pelo Youtube da PUC Goiás e pela PUC TV Goiás, a posse ocorreu em uma noite marcada pela emoção. A sessão foi presidida pelo arcebispo de Goiânia, presidente da Sociedade Goiana de Cultura e grão-chanceler da instituição, dom Washington Cruz, acompanhado do bispo auxiliar e vice-presidente SGC, dom Levi Bonatto e do monsenhor Luiz Lobo, até então secretário-geral da SGC.

Olga Ronchi assumiu a direção da universidade, que completou 62 anos, diante de diversos desafios trazidos pela pandemia e também pelas mudanças do cenário educacional. A nova reitora lembrou as palavras do papa Francisco durante o Encontro Mundial sobre o Pacto Educativo Global, promovido em outubro de 2020 pela Congregação para a Educação Católica, do Vaticano, com o qual a universidade está comprometida.

O mandado como reitora é uma atribuição da Congregação para a Educação Católica do Vaticano, a partir da indicação de lista tríplice do arcebispo dom Washington Cruz.

Ao deixar o cargo de reitor, o professor Wolmir Amado foi escolhido pelo presidente da SGC para colocar sua experiência de gestor à serviço da mantenedora da PUC Goiás, ocupando o cargo de secretário-geral da Sociedade Goiana de Cultura.