Retrospectiva

Graduação e pós-graduação: novos coordenadores

O coordenador de curso é um gestor pedagógico que tem uma inserção muito importante na missão educativa. Consciente da importância deste papel, a PUC Goiás realizou no dia 24 de junho, a solenidade de posse dos coordenadores, que estarão à frente dos cursos da graduação e pós-graduação nos próximos quatro anos, cuja vigência de mandato segue até junho de 2025.

Na cerimônia, alguns docentes foram reconduzidos ao cargo e outros assumem a responsabilidade pela primeira vez. Independente das reconduções e gestões inéditas, todos trazem uma trajetória notável de compromisso com a instituição e com a qualidade do processo educativo.

Ao citar a Lei. Nº 10.861 (2014), que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, enfatizou as novas exigências impostas ao ensino superior, atribuições que evidenciam ainda mais a importância do coordenador de curso.  

Baseando-se em estudos de diversos autores, ela  ressaltou o papel desta liderança nas esferas política, gerencial, acadêmica e institucional, citando, também, algumas relevantes atribuições, entre elas, o conhecimento dos dispositivos legais e científicos do curso, a capacidade de gerenciar crises e de perceber, com clareza, as necessidades pedagógicas e demandas dos estudantes, auxiliando-os em suas dificuldades. Ela, ainda, fez um convite para que os coordenadores sejam protagonistas do engrandecimento institucional e se mantenham atualizados em relação às demandas pedagógicas, com olhar de inovação e espírito de liderança.

No âmbito da graduação, foram empossados gestores dos cursos de Enfermagem, Gastronomia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, vinculados à Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECISS); Física e Matemática, pertencentes à Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC); Engenharias Elétrica, de Produção e Controle e Automação, da Escola de Engenharia (EENG) e Pedagogia, da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH).

Saiba quem são os professores empossados na lista abaixo.

ECISS

  • Vanusa Claudete Usier Leite – Enfermagem
  • Cristiane Sousa Gomes da Fonseca – Gastronomia
  • Larissa Mariana Veloso de Oliveira – Fisioterapia
  • Silvia Maria Ramos – Fonoaudiologia
  • Thaísa Borges Rocha- Nutrição
  • Lila Maria Spadoni Lemes- Psicologia

ECEC

  • Anderson Costa da Silva- Física
  • Rosimara Fachin Pelá- Matemática

EENG

  • Wanderson Rainer Hilário de Araújo – Engenharia de Controle e Automação
  • Felipe de Sousa Nobre – Engenharia Elétrica
  • Rodrigo Martinez Castro – Engenharia de Produção

EFPH

  • Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita

Pós-Graduação

Já na pós-graduação, a novidade são as mudanças de gestão no Mestrado em Atenção à Saúde e na Coordenação Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especializações). Assumem o Mestrado, as professoras Vanessa da Silva Carvalho Vila e Marina Aleixo Diniz Rezende na coordenação e vice coordenação, respectivamente. O professor Frank Castro, que estava na coordenação do Laboratório Clínico, é o novo gestor das especializações.

Eles foram cumprimentados pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, que ressaltou a importância dos cursos de pós-graduação para a sociedade e sua missão de qualificar profissionais para as demandas da educação e  do mundo trabalho. Ela agradeceu o trabalho desempenhado pelos gestores anteriores e enalteceu a trajetória e o compromisso dos coordenadores novatos, que assumem novas metas e desafios.