Pesquisa e Inovação
Apresentação
A pesquisa é parte integrante e essencial do ensino superior. Por meio da pesquisa os atores que compõem a Universidade tem a possibilidade de realizar uma reflexão crítica sobre a realidade e propor melhores caminhos para a sociedade.
A Coordenação de Pesquisa (CP) é a unidade da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPE) da PUC Goiás responsável pelo cadastro e acompanhamento dos projetos de pesquisa institucionais e por todos os processos que possibilitam o incremento da produção científica de docentes e discentes da PUC Goiás.
Fazem parte da CP/PROPE: Coordenação; Secretaria; Assessoria; Unidade de Apoio ao Pesquisador (UAP); Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e Comitê Assessor de Pesquisa (COAP).
Objetivos
Cadastrar e acompanhar projetos de pesquisa de docentes e discentes da PUC Goiás;
Criar e gerenciar os grupos de pesquisa;
Receber solicitação e atribuir, juntamente com a Pró-reitora, carga horária de pesquisa aos docentes da PUC Goiás;
Divulgar, supervisionar e avaliar os programas de iniciação científica.
Fale Conosco
Editais e Comitês
Editais 2024
Editais 2023
Anais
2022 – VIII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás 2021 – VII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás 2020 – VI Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2019 – V Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2018 – IV Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2017 – III Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2016 – II Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2015 – I Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2014 – Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2013 – Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2012 – Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2011 – Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2010 – Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás 2009 – X Fórum de Pesquisa e X Jornada de Iniciação Científica 2008 – IX Fórum de Pesquisa e IX Jornada de Iniciação Científica 2007 – VIII Fórum de Pesquisa e VIII Jornada de Iniciação Científica
Modelos e Instruções
MODELO DE PLANO DE TRABALHO DE ESTUDANTE/CANDIDATO IC – PIBIC
MODELO DE PLANO DE TRABALHO DE ESTUDANTE/CANDIDATO IC – PIBITI
MODELO DE RELATÓRIO PARCIAL DE IC
MODELO DE RELATÓRIO FINAL DE IC
MODELO DE RESUMO DE IC
TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC
TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBITI
TUTORIAL PARA CADASTRO NO SIGEP
TUTORIAL ACEITE TERMO ESTUDANTE
MANUAL PARA PREENCHIMENTO DE CURRÍCULO LATTES
CADASTRO DE CURRÍCULO LATTES (PLATAFORMA LATTES)
MANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
TUTORIAL DE ENVIO DO RELATÓRIO PARCIAL DE IC
TUTORIAL DE ENVIO DO RELATÓRIO FINAL E DO RESUMO
Estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica
POSTAGEM DO RELATÓRIO FINAL DA IC 2023/2024: prazo prorrogado até 05/09/2024, às 23h59, no SIGEP
21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq 2022/2023
WORKSHOPS SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2024
Certificados Iniciação Científica
Consulta a Estudantes
Redes, Grupos, Projetos e Laboratórios
REDES DE PESQUISA
Acesso às Redes de Pesquisa
CADASTRO DE GRUPO DE PESQUISA
CONSULTA GRUPO DE PESQUISA
CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
CONSULTA PROJETO DE PESQUISA
CONSULTA A PROJETOS DE PESQUISA ENCERRADOS
LABORATÓRIOS DE PESQUISA
Comitês
A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios – desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, quando necessário – possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).
O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos, o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.
Contatos:
Telefone: (62) 3946 -1512 / 3946-1070
E-mail: cep@pucgoias.edu.br
Horários de Atendimento:
2ª feira: 7h às 12h
3ª feira: 7h às 12h
4ª feira: 7h às 12h (Podendo haver alteração de horário, conforme calendário de reuniões)
5ª feira: 7h às 12h
6ª feira: 7h às 12h
Equipe
Coordenadora:
Profa. Dra. Vania Rodriguez Salazar
Vice coordenadora:
Profa. Dra. Suzana Ferreira Alves
Membros relatores:
Profa. Dra. Aline Alves Brasileiro
Profa. Dra. Ana Cristina Resende
Prof. Dr. Antonio Márcio Teodoro Cordeiro Silva
Prof. Dr. Divino de Jesus da Silva Rodrigues
Prof. Dr. Eduardo Gusmão de Quadros
Prof. Dr. Fábio Silvestre Ataídes
Profa. Dra. Gabrielly Craveiro Ramos
Prof. Dr. José Reinaldo Felipe Martins Filho
Profa. Dra. Luciana Martins Zuliani
Profa. Dra. Margareth Regina G. Veríssimo de Faria
Profa. Dra. Marina Aleixo Diniz Rezende
Profa. Dra. Paulie Marcelly Ribeiro dos Santos
Profa. Dra. Roberta Maia Marcon
Profa. Dra. Suzana Ferreira Alves
Profa. Dra. Vania Cristina Rodríguez Salazar
Representantes dos participantes de pesquisa:
Acácia Cristina M. de Almeida Spirandelli
Neiton Pedro Chaves
Portarias
Resoluções:
- Resolução CNS nº 240/1997 – Define representação de usuários nos CEPs.
- Resolução CNS nº 292/1999 – Participação estrangeira: remessa de material biológico para o exterior.
- Resolução CNS nº 301/2000 – Defesa dos princípios da Declaração de Helsinque
- Resolução CNS nº 304/2000 – Normas para pesquisas envolvendo seres humanos (área de povos indígenas)
- Resolução CNS nº 340/2004 – Normas para pesquisas envolvendo seres humanos (área de genética humana)
- Resolução CNS nº 346/2005 – Regulamentação para tramitação de projetos de pesquisa multicêntricos.
- Resolução CNS nº 370/2007 – Credenciamento e renovação de CEP.
- Resolução CNS nº 441/2011 – Armazenamento de material biológico humano.
- Resolução CNS nº 446/2011 – Composição, funcionamento e competência da Conep.
- Resolução CNS nº 466/2012 – Aprova as diretrizes e as normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos.
- Resolução CNS nº 506/2016 – Processo de acreditação de Comitês de Ética em Pesquisa que compõem o Sistema CEP/Conep.
- Resolução CNS nº 510/2016 – Normas aplicáveis à pesquisa em Ciências Humanas e Sociais.
- Resolução CNS nº 563/2017 – Regulamenta o direito do participante de pesquisa ao acesso pós-estudo em protocolos de pesquisa clínica destinados aos pacientes diagnosticados com doenças ultrarraras.
- Resolução CNS nº 580/2018 – Especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o Sistema Único de Saúde (SUS).
- Resolução CNS nº 674/2022 – Dispõe sobre a tipificação da pesquisa e a tramitação dos protocolos de pesquisa no Sistema CEP/Conep.
- Resolução CNS nº 738/2024 – Dispõe sobre uso de bancos de dados com finalidade de pesquisa científica envolvendo seres humanos.
Norma:
- Norma Operacional CNS nº 001/2013 – Aprova as normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos.
Cartas Circulares:
- Carta Circular nº 037/2013/CONEP/CNS – Obrigatoriedade de inclusão do Projeto de Pesquisa por parte do Pesquisador Responsável.
- Carta Circular nº. 172/2017/CONEP/CNS/MS – Esclarecimentos referentes à seleção de Área Temática.
- Carta Circular nº 166/2018-CONEP/SECNS/MS – Esclarecimentos acerca da tramitação dos estudos do tipo “relato de caso” no Sistema CEP/Conep para a área biomédica.
- Carta Circular nº 1/2021-CONEP/SECNS/MS – Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual.
- TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
- TALE – Termo de Assentimento Livre e Esclarecido
- TCLE ONLINE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (para pesquisas em que a coleta de dados acontecerá de forma eletrônica)
- Solicitação de dispensa do TCLE
- TCUD – Termo de Compromisso de Utilização de Dados (mais utilizado para acesso a informações/dados secundários para pesquisas na área das Ciências Humanas e Sociais)
- Termo de Anuência
- Autorização para manuseio de prontuários
- Declaração de Instituição Coparticipante
- Relatório (parcial ou final) de Acompanhamento da Pesquisa
- Termo de Compromisso e Responsabilidade
- Quais os documentos necessários para o cadastro de pesquisador? Currículo (sugestão: Currículo Lattes); Documento digitalizado (pode ser RG, CNH, CTPS ou passaporte) e Foto de identificação.
- O que significa a sigla CAAE? Certificado de Apresentação de Apreciação Ética – é a numeração gerada para identificar o projeto de pesquisa que entra para apreciação ética no CEP.
- O que é uma Instituição Proponente? É a instituição que propõe o estudo: universidade, entidades, etc. A instituição proponente possui um pesquisador responsável vinculado a ela que irá submeter e gerir o projeto de pesquisa na Plataforma Brasil. Sendo a PUC Goiás basta buscar pelo CNPJ: 01.587.609/0001-71.
- O que é uma Instituição Coparticipante? É aquela na qual haverá o desenvolvimento de alguma fase/etapa da pesquisa. Ela coopera parcialmente, de acordo com as informações aprovadas no projeto.
- Quais são os prazos da análise ética de um projeto de pesquisa no CEP? É de até 30 dias, contado a partir da data em que o projeto entrou para análise ética, ou seja, após passar pelo período de Recepção e Validação Documental.
- Por quem é formada a Equipe de Pesquisa? Por pessoas que executarão a pesquisa em si, ou seja, começarão a atuar após a aprovação do projeto. Dessa forma, os usuários relacionados como Equipe de Pesquisa não possuem nenhum acesso ao projeto de pesquisa na Plataforma Brasil.
- Quem é o assistente? Geralmente ele é orientando do pesquisador responsável. Ele tem basicamente as mesmas funções do pesquisador responsável, mas com algumas restrições de acesso.
- O que é desenho de estudo? O conceito envolve a identificação do tipo de abordagem metodológica que se utiliza para responder a uma determinada questão. É a definição de características básicas do estudo, a população e a amostra a serem estudadas, a unidade de análise, a existência ou não de intervenção direta sobre a exposição, a existência e tipo de seguimento dos indivíduos, entre outras.
- O que é o Relato de Caso? É um tipo de publicação científica que é definida como uma modalidade de estudo na área biomédica com delineamento descritivo, sem grupo controle, de caráter narrativo e reflexivo, cujos dados são provenientes da prática cotidiana ou da atividade profissional.
- Para que serve o TCUD (Termo de Consentimento de Utilização de Dados)? É o documento submetido à avaliação ética, em que o pesquisador responsável e a sua equipe se comprometem com o sigilo dos dados, privacidade dos participantes e com o uso desses dados apenas para o estudo em questão. Quem assina é o pesquisador responsável e a sua equipe. As informações neste documento são referentes, exclusivamente, ao sigilo de dados pessoais dos participantes de pesquisa.
- Adolescentes podem ser participantes de pesquisa? Sim, mas não devem tomar a decisão sozinhos e não podem sofrer influência na hora de decidir se querem ou não participar da pesquisa. Dessa forma, além de o menor assinar o Termo de Assentimento, os pais ou responsáveis devem assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
- O que é Desfecho primário? É a variável dependente da pesquisa, ou a variável de maior interesse na pesquisa. Está relacionado ao objetivo geral e compreende o principal resultado esperado ou que será obtido no final de um estudo.
- O que é Desfecho secundário? É o resultado ou evento clínico de menor importância que o desfecho primário e são monitorados para auxiliar na interpretação dos resultados do desfecho primário. Serve para avaliar se um benefício observado no desfecho primário é resultado do benefício em todos os desfechos individuais e também pode fornecer hipóteses para um estudo mais abrangente.
- O que é Emenda? É toda proposta de modificação ao projeto original, apresentada com a justificativa que a motivou. As emendas devem ser apresentadas ao CEP de forma clara e sucinta, identificando a parte do protocolo a ser modificado e suas justificativas.
- O que é Notificação? É uma funcionalidade da Plataforma Brasil que deve ser utilizada quando houver necessidade de encaminhar documentos ao CEP, como Comunicação de Início do Projeto, Carta de Autorização da Instituição, Envio de Relatório Parcial ou Final, dentre outros. Nos documentos encaminhados não deve constar alteração no conteúdo do projeto. Só é possível enviar notificação em projetos aprovados.
- Para a pesquisa ser ética, o que é preciso? Respeitar o participante da pesquisa em sua dignidade e autonomia, reconhecendo sua vulnerabilidade, assegurando sua vontade de contribuir e permanecer, ou não, na pesquisa, por intermédio da manifestação expressa, livre e esclarecida; Ponderar entre riscos e benefícios, tanto conhecidos como potenciais, individuais ou coletivos, comprometendo-se com o máximo de benefícios e o mínimo de danos e riscos; Garantir que danos previsíveis sejam evitados; e ter relevância social, o que garante a igual consideração dos interesses envolvidos, não perdendo o sentido de sua destinação sócio humanitária.
- Quando submeter um recurso? Quando o projeto receber parecer de “Não Aprovado”, o pesquisador poderá submeter um único recurso ao CEP. Caso também não seja aprovado, poderá submeter o recurso à CONEP.
- Como é o processo de tramitação de Projetos no CEP? (01) O projeto chega ao CEP via Plataforma Brasil e entre para recepção e validação documental. (02) Após a aprovação dos documentos, o projeto é enviado para relatoria inicial. (03) O projeto é enviado para reunião do CEP para o Colegiado discutir e avaliar. (04) O projeto recebe um parecer deliberativo do coordenador do CEP e é devolvido ao pesquisador.
O uso de animais em pesquisa é uma área do conhecimento que exige um comportamento ético rigoroso, uma vez que existe muito conflito entre gerar benefícios para a saúde humana e o compromisso de não causar sofrimento aos animais.
Pensando no bem-estar animal, a PUC Goiás, instituiu a criação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA PUC-Goiás), criada pelo Ato Próprio Normativo nº 01/2013, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, atendendo a Resolução Normativa nº 1 de 09/07/2010 do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal.
Através da CEUA busca conscientizar, através de seu papel educativo, a comunidade científica sobre a importância e responsabilidade no uso de animais na pesquisa e no ensino, levando o pesquisador e professor a fazer uma revisão ética das propostas, tanto na atividade científica quanto de ensino que envolva o uso de animais vivos não humanos, exclusivamente vertebrados.
Este objetivo é atingindo, verificando-se o cumprimento da Lei 11.794/2008 (Lei Arouca), que estabelece procedimentos para a utilização científica de animais na pesquisa e no ensino de graduação no país, e ainda observando os Princípios dos 3R’s, no qual se busca alternativas ao uso de animais, e se isso não for possível, procura-se reduzir a quantidade de animais utilizados, e ainda o aprimoramento dos métodos utilizados.
Contatos:
Telefone: (62) 3946 -1512 / 3946-1070
E-mail: ceua.go@pucgoias.edu.br
Horários de Atendimento:
2ª feira: 7h às 12h
3ª feira: 7h às 12h
4ª feira: 7h às 12h (Podendo haver alteração de horário)
5ª feira: 7h às 12h (Podendo haver alteração de horário)
6ª feira: 7h às 12h
Equipe:
MEMBROS DA COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS
Breno de Faria e Vasconcellos
Clayson Moura Gomes
Marta Regina Magalhães
Wilian Vaz Silva
Bruno de Souza Mariano
Graziela Torres Blanch
Matheus Godoy Pires
Profa. Dra. Graziela Torres Blanch (Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais)
Dra. Marta Regina Magalhães (Vice-Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais)
Irani Amourim (Responsável pela secretaria)
Portarias:
Os projetos de pesquisa envolvendo animais, individual ou coletivamente, de forma direta, utilizando a coleta de
material biológico, experimentação tópica, experimentos a partir de drogas comerciais e não comerciais devem
ser analisados pela CEUA/PUC Goiás para que realmente possam acontecer.
• Documentos que deverão ser anexados na fase final de preenchimento do Formulário:
1. Projeto;
2. Folha de rosto/termo de compromisso;
3. Currículo lattes (de todos os envolvidos na pesquisa);
4. Declaração de coparticipante, quando houver;
Observações:
• As respostas dos projetos avaliados serão disponibilizadas a partir do 7º dia útil após a reunião.
• Caso o pesquisador queira que seu projeto seja relatado até determinada reunião, deverá submetê-lo
com 15 dias de antecedência.
• Atente-se para as datas do cronograma apresentado, pois ele deve estar atualizado. Principalmente
quando ele for submetido nos períodos de recesso e/ou férias acadêmicas.
• A coleta de dados só pode iniciar após aprovação desta Comissão.
• Estudos não aprovados podem gerar danos judiciais ao pesquisador e aos demais envolvidos.
1. Projetos com animais invertebrados devem passar pela CEUA?
Não.
2. Ao usar vertebrado na fase embrionária, é necessária aprovação da CEUA?
Sim.
3. O uso de peças provenientes de frigorífico precisa passar pela CEUA?
Não.
4. Existe um modelo específico de relatório parcial/final?
Não, basta fazer um relato do estudo (seja ele de Iniciação Científica, TCC, Mestrado ou Doutorado).
5. Quanto tempo leva para um projeto ser avaliado pela CEUA?
Depende muito do tipo de pesquisa a ser desenvolvida. Se tudo foi feito corretamente, com 30 dias é
possível aprovar. Entretanto, a maioria dos projetos tem pendências que precisam ser corrigidas, o que
demanda mais tempo.
Clique no item acima para abrir as informações
Modelos e Instruções
TUTORIAL PARA CADASTRO DE MEMBRO NO SIGEP
TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE GRUPO DE PESQUISA NO SIGEP
INSTRUÇÃO PARA CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
INSTRUÇÃO PARA PRORROGAÇÃO DE PROJETO
TUTORIAL PARA CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA NO SIGEP
TUTORIAL PARA AVALIAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO DE ESTUDANTE DE IC – ORIENTADOR
TUTORIAL AVALIAÇÃO DE RELATÓRIO PARCIAL/FINAL DE ESTUDANTE DE IC – ORIENTADOR
TUTORIAL ACEITE DE TERMO DE COMPROMISSO DE ESTUDANTE DE IC – ORIENTADOR
Professor Pesquisador
EDITAL 01.2024-GR PAP PUC GOIÁS
EDITAL 01.2024-GR PAP PUC GOIÁS – 1º RETIFICAÇÃO
EDITAL 02.2024-GR PÓS DOC PUC GOIÁS
EDITAL 02.2024-GR PÓS DOC PUC GOIÁS – 1ª RETIFICAÇÃO
EDITAL 02.2024-GR PÓS DOC PUC GOIÁS – 2ª RETIFICAÇÃO
EDITAL 02.2024-GR PÓS DOC PUC GOIÁS – 3ª RETIFICAÇÃO
MODELO DE PROJETO DE PESQUISA – PAP PUC GOIÁS
RESULTADO ETAPA I EDITAL 01.2024 – PAP PUC GOIÁS
RESULTADO ETAPA I EDITAL 02.2024 – POS-DOC PUC GOIÁS
RESULTADO ETAPA II EDITAL 01.2024 – PAP PUC GOIÁS
RESULTADO ETAPA II EDITAL 02.2024 – POS-DOC PUC GOIÁS
Calendários CP
Agência de Inovação
Ciência, tecnologia e inovação
A Agência de Inovação PUC Goiás é uma instância institucional, que promove a interação entre a Universidade – Empresas – Agências de Fomento na realização de projetos cooperados de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todas as áreas do conhecimento.
Oferece, também, produtos e serviços, fruto de pesquisas desenvolvidas na Instituição, para os setores público e privado.
Núcleo de Inovação Tecnológica
Sobre
Principais Assuntos:
- Acordos com Empresas
- Propriedade Intelectual em geral e Inovação
- Patentes, registro de marca, desenho industrial, registro de software, dentre outros.
Coordenação:
Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro
Email: mcarneiro@pucgoias.edu.br
Whatsapp: 62 98130-6931
Sala de reuniões: PUC Goiás, área 3, piso 1, bloco D, ao lado a agência de inovação e incubadora de empresas.
Entre em contato via whatsapp para atendimento inicial ágil. Reuniões presenciais ou online via Teams e Google Meets
Reuniões presenciais apenas via agendamento após atendimento inicial online
Incubadora de Empresas
Sobre
A Incubadora PUC Goiás é um programa que estimula a criação e o desenvolvimento de empreendedores e de negócios competitivos, visando transformar ideias em planos de negocio, produtos e/ou serviços. O espaço é dedicado à cultura empreendedora e ao desenvolvimento de ideias inovadoras, fazendo parte da Agencia de Inovação PUC Goiás. Os empreendimentos apoiados passam por processo seletivo e serão incubados para ampliar a sua probabilidade de sucesso. Tem sua sala junto ao Laboratório de Ideias da Escola de Gestão e Negocios, e conta com infraestrutura para atender até 16 empresas residentes.
Publico alvo
Alunos, professores e funcionários da PUC Goiás e a comunidade em geral.
Serviços
Sala coletiva de trabalho (coworking), laboratórios, auditório, biblioteca, sala de reunião, telefonia e acesso a web.
Assessorias
Gerencial, contábil, jurídica, apuração de custos, gestão financeira, comercialização, marketing e treinamentos, e cursos empresariais.
Apresentação
Sobre o IGPA
O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) – vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) – é representativo nos diferentes segmentos das instituições de ensino, de pesquisa e de cultura do país. Nele está agregada uma tradição construída ao longo de sua história, desde 1972, por ações marcantes na área de Arqueologia, Antropologia, Meio Ambiente e Documentação Audiovisual. Além disso, o IGPA coordena e desenvolve o curso de graduação em Arqueologia e cursos de educação continuada. Também atua na área da extensão, por intermédio do Centro Cultural Jesco Puttkamer.
Surgiu no início da década de 1970, como Gabinete de Arqueologia, cuja atuação se restringia às pesquisas arqueológicas no estado de Goiás. Ao ampliar sua proposta de atuação com pesquisas no campo da Antropologia, transformou-se, em 1972, no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia. Desde a sua concepção e formação até sua atuação, o Instituto sempre esteve comprometido com o reconhecimento e a valorização do Patrimônio Histórico-Cultural, Arqueológico, Etnográfico e Ambiental, tendo como transversalidade a dimensão multicultural.
Fale Conosco
Localização:
Praça Universitária, Área II, Prédio do IGPA, Secretaria
Endereço para envio de correspondências:
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
Av. Universitária, 1440 – Setor Universitário
Caixa Postal 86, CEP: 74605-010
Goiânia – GO – Brasil
Fone: 62-3946-1654
Email: igpa@pucgoias.edu.br
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta: 7h às 12h – 13h às 17h – 18h às 22h
Acervos
O IGPA é responsável por um importante acervo cultural, de natureza arqueológica, audiovisual e etnográfica, reconhecido em âmbito nacional e internacional. O acervo constitui em um dos principais campos de investigação científica do Instituto.
Ao longo dos anos este acervo foi se ampliando e se qualificando, acompanhando os avanços técnicos e científicos de suas áreas de atuação.
Os acervos gerenciados pelo Instituto têm sido objeto primário de parte representativa de sua produção científica, assim como atendido demanda externa para este fim, em especial para pesquisas de pós-graduação e de graduação do curso de Arqueologia da PUC Goiás.
O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, desde a sua criação desenvolve pesquisa na área de Arqueologia.
O acervo arqueológico do IGPA é composto por peças resgatadas em pesquisas acadêmicas realizadas por professores/pesquisadores do Instituto, desde a década de 1970 até os dias atuais. Também está constituído por objetos arqueológicos advindos de apoio institucional a projetos de pesquisa realizados por outros profissionais, em áreas de impacto ambiental.
O Acervo Arqueológico do IGPA está abrigado em três unidades: na reserva técnica, contígua ao Laboratório de Arqueologia; na reserva técnica do Centro Cultural Jesco von Puttkamer e na reserva técnica localizada no Instituto Trópico do Subumido.
Ele é composto por materiais líticos, cerâmicos, ósseos, vegetais, louça, vítreos, metálicos e materiais em construção, além de documentos escritos, livros e material audiovisual.
Todas as peças acervadas passaram por um processo de higienização, acondicionamento e catalogação, trabalhos que são realizados no Laboratório de Arqueologia do IGPA.
Os objetos acervados estão em constante processo de investigação científica, realizada pelos professores/pesquisadores do Instituto, juntamente com seus estagiários de Iniciação Científica. Também são disponibilizados, mediante normativas internas e do IPHAN, à profissionais de outras instituições de ensino superior.
Diversas pesquisas estão em andamento, com trabalhos de campo na região arqueológica de Caiapônia, Palestina de Goiás, Rio Araguaia e Serranópolis, com apoio do CNPq, Fapeg e apoio da PUC Goiás..
Sob a coordenação do Núcleo de Documentação Audiovisual, o Acervo Audiovisual e Documental do IGPA é pioneiro, no Centro-Oeste brasileiro, em acervamento etnodocumental (áudio e imagem).
A configuração do atual Acervo Audiovisual do IGPA efetivou-se após a doação realizada pelo documentarista Wolf Jesco von Puttkamer, no ano de 1978, de sua coleção audiovisual e de registros escritos acerca de sociedades indígenas brasileiras.
Outras coleções de renomados sertanistas, fotógrafos, cineastas e documentaristas foram acrescidas, por meio de novas doações, entre elas a Coleção Mário Ferreira Simões, composta por diários de campo e bonecas Karajá, confeccionadas entre 1958 e 1959; a Coleção Acary de Passos Oliveira, composta por slides e diários de campo sobre povos indígenas brasileiros, coletados nos anos de 1970 e 1980; e a Coleção Adrian Cowell, composta por imagens fixas e em movimento, referentes aos documentários fílmicos sobre a Amazônia brasileira, durante o período crítico da destruição da floresta e dos conflitos com a população envolvente, entre os anos de 1980 a 2010.
Considerado hoje o maior acervo audiovisual do mundo sobre a História dos Povos da Amazônia, a coleção audiovisual compreende hoje, aproximadamente: 150.000 imagens fotográficas (83.600 slides, 58.000 negativos e 8.400 ampliações em papel); 138 rolos de película de 16mm, sendo 17 rolos negativos originais de imagem (NO), 114 rolos positivos originais de câmera (DPX Reversível); 7 rolos de filme editados (COZ) pela BBC de Londres. Totalizando aproximadamente 96.604,5 pés de material inédito. Ainda duas centenas de diários de campo em inglês, português e alemão; cerca de 400 fitas sonoras de rolo, originais, 62 fitas DAT (cópias das matrizes) e 62 fitas K7 (cópias de trabalho), sendo que 96 horas de som já foram digitalizadas.
Essa coleção possui, portanto, imagens e material sonoro, como cantos, lendas e ritos indígenas, registros linguísticos, cultura material, diários de campo, fotografias, negativos e diapositivos, documentários em preto e branco, em cores e material bruto, com temáticas relativas à cultura indígena brasileira, ao meio ambiente, aos conflitos de terra, à Arqueologia pré-histórica e histórica brasileira, às populações impactadas por grandes projetos desenvolvimentistas, à construção de Brasília, dentre outras expressões do patrimônio natural e cultural.
Nasceu a 17 de fevereiro de 1907, no Rio de Janeiro e mudou-se com a família para Goiás, com apenas 30 dias de nascimento. Aos dezoito anos, ingressou na carreira militar e mais tarde freqüentou a Escola de Marinha Mercante, onde fez o curso de comissário. Em 1939 foi colocado à disposição do Gabinete Militar da Presidência da República para construir na Ilha do Bananal um campo de aviação para a visita do Presidente Getúlio Vargas em área indígena Karajá, quando teve seu primeiro encontro com índios e pôde descobrir sua verdadeira vocação. Foi convidado a participar da Expedição Roncador-Xingu. Durante este período dedicou-se também à coleta de material sobre a vida dos índios Yawalapiti Kamayurá, Kuikuro, Kalapalo, Kayabi, Txicão, Juruna, Suyá, Txucahamãe, Xavante. Bororo. Tapirapé, Karajá, Javaé, Krahó, Xerente e Apinayé. Colaborou com Francisco Meirefies e Ismael Leitão, na tentativa de aproximação com os Xavante, e ainda com Francisco Meirelles e seu filho Apoena e juntamente com Jesco von Puttkamer nas tentativas de aproximação com os Suruí e Cinta Larga. Induzido pela paixão à vida dos povos indígenas juntou um farto material composto por fotografias, artesanato, bibliografia e diários de campo. doados em grande parte ao IGPA. De 1957 a 1965, Acary integrou à Comissão de construção de Brasília e foi designado para assessorar o Presidente da Fundação Brasil Central. sendo responsável pela “Operação Bananal”. De 1969 a 198 1, Acary foi diretor do Museu Antropológico da UFG. Foi admitido na Universidade Católica de Goiás a partir de 1983 e, desde então, vem transmitindo à comunidade universitária e, principalmente. às crianças goianienses, a sua experiência adquirida junto às aldeias indígenas, participando de seminários, mesas-redondas. palestras e exposições.
Em breve!
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Imagens da Memória
Em breve!
Gestão de Pesquisa
Cadastro de Eventos/Atividades para o CCTI da PUC Goiás
As submissões das propostas de Eventos/Atividades para o Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás pelos Diretores e/ou Coordenadores das Escolas da PUC Goiás
Clique no botão abaixo para acessar o Sistema de Eventos/atividades
Obs.: Os cadastros de EVENTOS/ATIVIDADES para o 10 CCTI serão até o dia 31/08/2024 às 23h59.
As dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: congressoct@pucgoias.edu.br
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Certificados
Qualquer divergência ou alteração com relação aos certificados dos Congressos de CT&I ou Semanas de C&T, devem ser enviadas para o e-mail: congressoct@pucgoias.edu.br
- OUVINTES
- APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
- COMISSÃO CIENTÍFICA
- VOLUNTÁRIOS
- COMISSÕES ORGANIZADORA/TÉCNICA/PREMIAÇÃO
- PREMIAÇÃO
- OUVINTES
- APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
- COMISSÃO CIENTÍFICA INTERNA
- COMISSÃO CIENTÍFICA EXTERNA
- VOLUNTÁRIOS ECISS
- VOLUNTÁRIOS EDNC
- COFERENCISTAS/PALESTRANTES
- COORDENADORES / ORGANIZADORES / MINISTRANTES / DEBATEDORES / MEDIADORES / APRESENTADORES / EXPOSITORES
- COMISSÃO ORGANIZADORA
- COMISSÃO TÉCNICA
- COMISSÃO DE PREMIAÇÃO
- AVALIADOR DE SALA
- PREMIAÇÃO
Coleção Gênesis
Volume 1 – 2019 – Coleção Gênesis: Ciência e Tecnologia (Trabalhos premiados em 2018)
Volume 2 – 2020 – Coleção Gênesis: Ciência e Tecnologia (Trabalhos premiados em 2019)
Volume 3 – 2020 – Coleção Gênesis: Ciência e Tecnologia (Trabalhos premiados em 2020)
Volume 4 – 2022 – Coleção Gênesis: Ciência e Tecnologia (Trabalhos premiados em 2021)
Notícias de pesquisa e inovação
Cadastro de Novos Projetos e Prorrogação-Prazo Prorrogado
O cadastro de novos projetos de pesquisa (SIGEP: https://sistemas.pucgoias.edu.br/sigep/auth/login) e as solicitações de prorrogação de projetos em Andamento (https://www.pucgoias.edu.br/pesquisa/modelos-e-instrucoes/) deverão
Anais do X Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação
Informamos que os Anais do X CCTI estão disponíveis no site: https://www.pucgoias.edu.br/eventos/anais/
Certificados do X Congresso, Ciência, Tecnologia e Inovação já estão disponíveis
Os certificados de apresentação e participação no X Congresso, Ciência, Tecnologia e Inovação já estão disponíveis. Confira os links abaixo.
Congresso encerra com números recordes e premiação de melhores trabalhos científicos
O 10º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás, realizado de 14 a 18 de outubro, marcou um
Inscrições e Resultados
Inscrições Iniciação Científica e Tecnológica
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- 62 3946-1073
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- Horário: 08h às 12h e 14h às 17h30, de Segunda a Sexta-feira (exceto feriados)
- pesquisa@pucgoias.edu.br