Workshop prepara professores orientadores

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope) da PUC Goiás realizou nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, Workshop sobre Iniciação Científica com docentes, mestres e doutores da universidade. Em três edições, os professores foram informados sobre as novidades para participar do processo como orientadores.

Nesta quinta-feira, 1º, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo dos alunos de graduação na IC. Até o dia 28, eles podem escolher um projeto e se candidatar a uma das bolsas disponíveis. Os professores poderão atualizar ou inscrever projetos de pesquisa até o dia 14 de março. Os projetos devem ter duração até julho de 2019.

Conduzidas pela professora Milca Severino, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, ela falou da mudança no cadastro no o Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa (Sigep) da Coordenação de Pesquisa da universidade; o cadastro de Grupos de Pesquisa no Sigep e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); cadastro e prorrogação de projetos de pesquisa; critérios para distribuição de carga horária para 2018/2; Iniciação Científica e suas modalidades; editais de agência de fomento e submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Entre as principais mudanças, está o uso do Sigep, que deve ser finalizado ainda neste semestre como plataforma única para a pesquisa. Segundo a coordenadora de Pesquisa, professora Priscila Valverde, “o quanto antes o professor cadastrar o projeto, melhor. Assim o aluno poderá consultar todos os projetos e não só o que já está disponível”. Ela lembrou a importância da pesquisa para a docência e como o instrumento possibilidade o desenvolvimento do orientador.

Para os alunos, são ofertadas vagas em diferentes modalidades, como bolsa institucional, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e para voluntários. Os acadêmicos selecionados desenvolverão seus projetos de pesquisa entre agosto de 2018 e julho de 2019. Mais informações pelos telefones 3946-1070/1073/1431 ou pelo e-mail pesquisa@pucgoias.edu.br.

Fotos: Jota Junior