Workshop incentiva a iniciação científica

Com o envolvimento de 1.477 acadêmicos inscritos, dos mais diversos cursos de graduação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope) da PUC Goiás realiza nesta quarta-feira, 19, no auditório da Área 4 (Praça Universitária), o tradicional Workshop de Iniciação Científica (IC), que tem o objetivo de orientar os estudantes da instituição sobre as modalidades existentes de pesquisa, as quais os alunos podem participar durante sua trajetória acadêmica. O evento ocorreu no turno matutino e será repetido em mais dois momentos, às 14h30 e 17h30, no mesmo local, para contemplar a todos.

Atualmente cinco modalidades de pesquisa são oferecidas aos estudantes de graduação da PUC Goiás. Duas são do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e englobam as Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e as Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti); uma é da própria instituição, denominada Bolsa de Iniciação Científica (BIC), outra é de iniciativa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e mais uma possibilidade é o voluntariado, que segue as mesmas exigências e critérios de seleção em relação aos candidatos bolsistas.

Requisitos

Para participar de qualquer uma das opções mencionadas, o estudante precisa estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação oferecidos pela PUC Goiás, ter bom desempenho acadêmico e não cursar os dois últimos semestres.

Cumprindo esses requisitos, basta o candidato acessar a página da pesquisa (www.pucgoias.edu.br/pesquisa), ler o edital com as informações gerais sobre o processo seletivo e submeter a inscrição até o dia 31 de março. Vale destacar que, durante um ano, o estudante fica comprometido a desenvolver atividades de pesquisa, seguindo o projeto orientado por um professor da PUC.

Critérios

Para ser um bolsista Pibic ou Pibiti, além de ter o plano de trabalho aprovado, é necessário  que o aluno não tenha vínculo empregatício para dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa. Também não é permitido estar com bolsa Pibid vigente em 2019/2. Estudantes do Prouni, Vestibular Social, Fies, Fundacred, Pravaler e OVG também podem concorrer nessas modalidades mencionadas.

Já a bolsa institucional da PUC, a BIC, não permite o acúmulo de bolsas e benefícios, mas admite estudantes oriundos dos programas de financiamento Fies, Fundacred e Pravaler. A bolsa da OVG, por sua vez, acolhe os voluntários do Programa.

Exigências

Ao ser aprovado na seleção, o estudante precisa desenvolver as atividades do plano de trabalho orientado pelo professor que totalizam 12 horas semanais e apresentar relatórios (parcial e final) sobre a pesquisa que desenvolve, conforme o cronograma divulgado pela Prope. Além disso, também compromete-se a apresentar o seu projeto no VII Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade, que será realizado em outubro deste ano.

A adesão dos estudantes aos programas de pesquisa nos últimos anos demonstra os frutos colhidos pela universidade em função dos trabalhos científicos produzidos pelo corpo discente. “A IC fortalece a formação do estudante no que diz respeito à metodologia e, também, introduz o aluno nas indagações acerca da sua área do conhecimento. Basicamente, prepara o acadêmico para o uso apropriado do método científico e auxilia a elaborar perguntas, que são respondidas por meio da pesquisa”, ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da instituição, profa. Milca Severino.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3946-1070 (Prope).

Fotos: Wagmar Alves