Webinar aborda Socioeconomia da longevidade

Nesta sexta-feira, 17, a PUC Goiás realizou um webinar do Programa de Gerontologia Social (PGS) com o tema “Socioeconomia da Longevidade”. O evento marcou o início da parceria entre a PUC Goiás e a Universidade Senior de Madalena, em Portugal. O professor Sandro Jorge, doutor em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento pela Universidade Aberta em Portugal, foi o palestrante convidado, e a professora Lisa Valéria Torres, coordenadora do PGS, atuou como mediadora.

Há cerca de um mês, voluntários e alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade da PUC Goiás têm participado do 3º Ciclo de Longevidade de Madalena. “Uma vez por semana, nossos estudantes podem interagir virtualmente com os estudantes de lá para saber mais sobre os aspectos econômicos, sociais e culturais relacionados à longevidade”, explica Lisa. Segundo ela, a ideia é que, em uma próxima etapa, a realidade brasileira também possa ser apresentada aos portugueses.

Durante o webinar, o enfoque principal foi o acesso às novas tecnologias, em comemoração ao Dia Internacional da Internet. “As pessoas que não estão acompanhando o avanço das tecnologias acabam excluídas digitalmente e são afetadas em sua qualidade de vida”, explicou o professor Sandro Jorge em sua participação em vídeo.

A parceria entre a PUC Goiás e a Universidade Senior de Madalena é uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento sobre a longevidade e promover a troca de experiências entre as instituições. Os eventos virtuais têm sido um sucesso, permitindo que os alunos de ambos os países se conectem e aprendam juntos.