Voluntários recebem formação para trabalhar em projetos

(Texto: Jennifer Neves, estagiária de Jornalismo)

No último dia 22, foi realizada a primeira reunião de alguns dos projetos de extensão da PUC Goiás. No total, são 10 projetos que trabalham com temáticas voltadas para o serviço comunitário, em que estudantes de qualquer instituição podem participar. Na Área 4, as reuniões foram da PNV (Programa em Nome da Vida) e PDH (Programa de Direitos Humanos).

O PNV aborda projetos destinados, principalmente a pessoas que enfrentam problemas de convívio social . De acordo com Vera Lucia Morseli, ex-coordenadora do PNV e  professora de políticas públicas do curso de Psicologia, a importância dos alunos participarem desse projeto é poderem vivenciar uma realidade fora do aspecto teórico. “O estudante deixa de ser apenas um técnico e passa a ser uma pessoa cuidando de outra pessoa”, acrescenta.

Para Andressa Teodóro, aluna de Psicologia, que já participa como voluntária do PNV há três semestres, um dos maiores aprendizados que pôde ter foi se relacionar interpessoalmente, pelo fato de o programa trabalhar com muita afetividade. Segundo a estudante, a participação no projeto teve o poder de afetar a vida dela pessoal e profissionalmente. “Primeiro, na vida profissional, aprender a trabalhar com grupo foi fundamental. Segundo, pude a aprender conteúdos. Não existe teoria sem prática. E na vida pessoal, pude aprender como me relacionar melhor com as pessoas”, explica.

Já Paulo Barreto, aluno de Fisioterapia, participa pela primeira vez e demonstra entusiasmo com o projeto. ‘’Fui estimulado pelo conhecimento. Vou poder contribuir e, de certa forma, aprender mais coisas que podem ajudar na minha caminhada como profissional”, afirma. Além disso, ele conta que as temáticas que mais o chamam atenção são sobre o uso de drogas e violência doméstica. “Acredito que tudo esteja muito interligado com o desenvolvimento do cidadão. Tudo começa dentro de casa com a criação que a família passa para a pessoa. O núcleo familiar dessas pessoas é muito adoecido e passa para a criança essa doença. Isso desenvolve na pessoa muitas consequências dolorosas’’, diz.

Já o PDH (Programa de Direitos Humanos) trabalha com temáticas voltadas para a cidadania, a partir de um ponto de vista mais político. A coordenadora do Programa, Núbia Simão, conta que os voluntários são fundamentais. “Quando a gente volta na história, temos que resgatar que o PDH foi um programa que surgiu da iniciativa dos alunos  do Centro Acadêmico de direito. Então, os trabalhos dos voluntários é a espinha dorsal do projeto”, afirma. Ela acrescenta ainda que a PUC celebra a conquista dos direitos humanos e luta pelas políticas públicas. “para que as políticas públicas já conquistadas possam ser na verdade garantidas para toda a população”