Vivência de Palco 2019/2 envolve mais de 600 oficineiros

Fazendo o tema da Campanha da Fraternidade 2019, Fraternidade e políticas públicas, ganhar vida em diferentes linguagens artísticas, a Coordenação de Arte e Cultura (CAC) deu continuidade nesta quinta-feira, 5, ao projeto Vivência de Palco 2019/2. No penúltimo dia do evento, os estudantes das oficinas de dança se apresentaram no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), no Setor Leste Universitário. Iniciada na segunda-feira, 2, a atividade envolve cerca de 600 oficineiros, entre artistas em apresentação e em atividades de produção artística.

“Nesta edição, todas as apresentações trabalham questões ligadas a políticas públicas”, explica a coordenadora, professora Beth Barros. Danças abordando temas como terceira idade, desemprego, saúde, infância, juventude, meio ambiente e o feminino foram apresentadas ao longo da noite para o público.

Além das atrações, a temática também foi trabalhada voltada para a cultura, com a palestra Políticas públicas culturais, ministrada pelo produtor cultural e agitador Marcelo Carneiro. Na oportunidade, o palestrante não só diferenciou os tipos de ações culturais existentes na complexidade atual como problematizou o descaso governamental na busca de entender melhor a área para a aplicação de políticas mais assertivas e pensadas a longo prazo. “Hoje temos equipamentos culturais, indústrias, fomento à pesquisa e linguagens e, finalmente, as empresas. São coisas muito diferentes, que não deveriam estar no mesmo balaio, mas que, para os governos, estão”, justifica, ao dar o exemplo de ações diretas na comunidade, que costumam ter maior fomento do setor empresarial, e de pesquisas, que costumam perecer e depender apenas de editais, mesmo sendo importantes para a aplicação de projetos na sociedade. “O fato das políticas serem planejadas como ‘políticas de governo’, temporárias, e não como políticas públicas a longo prazo também é muito prejudicial”.

Esta é a 14ª edição do evento, que ocorre semestralmente, sempre no último mês letivo do período. As inscrições para as próximas turmas começam já na segunda quinzena de janeiro de 2020. O edital e as inscrições estarão disponíveis no site pucgoias.edu.br/cac.

Fotos: Ana Paula Abrão