Uso racional de medicamentos pauta discussões da Farmácia

Nesta semana, farmacêuticos, acadêmicos e professores da área realizam discussões em todo País sobre o uso racional de medicamentos. Na PUC Goiás, as atividades ocorrem com palestras diversas e ação social. A programação científica foi aberta na manhã desta terça-feira, 2, e continua até amanhã, 3, no auditório C da Área 2 (Praça Universitária), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF) e Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Goiás (Sinfargo).

De acordo com o prof. Vinícius Barreto, coordenador do curso de Farmácia da PUC Goiás, o objetivo do evento é contribuir para a formação dos futuros farmacêuticos, além de ser uma fonte de informações para a sociedade em geral, de forma que os indivíduos sejam orientados sobre a minimização do desperdício e descarte de medicamentos.

“A ideia é utilizar o medicamento racionalmente: uma quantidade adequada evita o desperdício e para promover a saúde do usuário de medicamentos, é necessário evitar o seu uso abusivo. O consumo incorreto traz prejuízo à população e ao serviço de saúde, porque se o indivíduo não usa o medicamento corretamente, o número de internações aumenta e isso gera um impacto na saúde pública também”, refletiu o coordenador.

Para a presidente do Sinfargo, Lorena Baía de Oliveira Alencar, a parceria com a universidade é de suma importância devido à colaboração dos estudantes nas ações sociais, além de ser uma oportunidade formativa para eles: “os acadêmicos auxiliam na abordagem dos pacientes em Goiânia e Anápolis e o mais relevante é ter esse contato com o futuro profissional, que vai ter novos conhecimentos e habilidades para exercer sua profissão com mais segurança”, declarou.

A programação completa pode ser conferida aqui. Neste sábado, os acadêmicos da instituição também participam de uma ação social no Lago das Rosas, das 8h às 12 horas, com aferição da pressão arterial e glicose, além  de orientações gerais sobre o uso correto de medicamentos.

Fotos: Weslley Cruz