Universidades e Fórum Estadual de Educação discutem projetos em comum

Reitores e representantes da PUC Goiás, UFG, UEG, Fórum Estadual de Educação (FEEGO) e Secretaria Estadual de Educação estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 25, para discutir a educação pública goiana, especialmente, no âmbito da formação de professores em Goiás.

A reunião foi articulada pelo FEEGO, que tem a função de acompanhar, fiscalizar e monitorar o Plano Estadual de Educação, além de trazer demandas da sociedade para a educação no Estado.

De acordo com a coordenadora do órgão, Gene Maria Vieira Lyra Silva, o intuito desta articulação é ampliar a participação das universidades no Fórum que, atualmente, passa por um momento de revisão e mudanças em sua legislação no que diz respeito às finalidades e composição da entidade.

Vale destacar que o Fórum foi criado pela Lei Complementar nº 26/1998, com a meta de trazer uma contribuição para as políticas públicas na educação goiana.

“A UFG, UEG e PUC Goiás têm participado de forma parceira e é importante que as três representem as universidades do Estado em suas categorias federal, estadual e filantrópica e possam, de fato, estar presentes efetivamente no Fórum Estadual”, reconhece a gestora.

Reitores destacam ações de cooperação

Anfitriã do encontro, a reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, ressalta que as universidades parceiras podem contribuir efetivamente para a qualidade da educação goiana.

“Nós sabemos que este tema da formação de professores é recorrente na história da educação brasileira. É sempre um desafio, especialmente para as instituições formadoras, no sentido que essa participação possa contribuir na construção de políticas públicas que respondam com qualidade às necessidades da educação goiana”, reflete.

Seguindo este pensamento, o reitor da UEG, Antônio Cruvinel Borges Neto, destacou que todos os cursos de graduação possuem necessidades docentes, principalmente, as licenciaturas.

“Formar professores é uma tônica que extrapola qualquer curso superior. Porém, trabalhamos com foco para as licenciaturas, que estão passando por um momento de fragilidade. Discutir e valorizar essa profissão é algo que precisa ser constante e o Fórum vem trazer essa discussão: a valorização da educação discute a valorização de todos os cursos do ensino superior”, pontua.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, também destacou a participação ativa das três universidades no Fórum desde a sua criação, em 1998, pontuando a necessidade de mais representação no órgão, já que as três IES juntas são consideradas um membro.

“A ideia é pleitear essa alteração, para que essas três instituições estejam representadas, e claro, não vamos perder a oportunidade de definir ações de cooperação entre as universidades”, complementa. Ele estava acompanhado da vice-reitora da UFG, Sandramara Matias.

A subsecretária de Governança Educacional da Secretaria Estadual de Educação, Selma de Oliveira Bastos Pires, representou a SEDUC na reunião e manifestou o interesse da Secretaria em pensar e promover uma educação mais ampla e plural em Goiás.

Foto: Wagmar Alves