Universidade reúne gestores para balanço de 2024/2
A PUC Goiás realizou na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, no Plenário da Reitoria, a Reunião de Gestores. Destinado às lideranças acadêmicas e administrativas, o evento presidido pela reitora Olga Izilda Ronchi trouxe um balanço das atividades realizadas em 2024/2, além de direcionar um olhar prospectivo para o próximo ano.
No âmbito do ensino, os destaques foram pontuados pela pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa, que citou o êxito institucional nas avaliações in loco do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. As notas são atribuídas aos cursos de graduação em escala de 1 a 5, a partir da avaliação dos projetos pedagógicos, infraestrutura e corpo docente.
“Foi um ano extremamente exitoso. Nós tivemos um número expressivo de cursos com nota 4, muitos com nota 5, acho que foi um avanço formativo para os nossos estudantes e o objetivo maior da instituição é dar uma formação de excelência, oportunizar que os alunos tenham uma formação na universidade que os capacite para o exercício profissional”, avaliou.
Para 2025, a pró-reitora informou que será um ano de muito trabalho e planejamento, já que outros 25 cursos de graduação serão avaliados pelo Inep.
No cenário da stricto sensu (mestrados e doutorados), a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Priscila Valverde abordou os avanços na área da pós-graduação: 3 novos cursos de doutorado foram criados e a universidade conseguiu a captação de vários recursos na pesquisa, entre eles, o aporte de 15 milhões de reais para a construção do Centro de Excelência em Genética e Genômica na Área 1 (Setor Universitário), sétimo criado em Goiás, que terá um papel fundamental no avanço científico e tecnológico do País.
“Tivemos também a publicação de diversos livros na editora e o lançamento de cursos de pós-graduação na lato sensu em cursos de atualização. Para 2025 podemos esperar vários cursos lato sensu, avaliação da pós-graduação e diversas pesquisas para a renovação e melhora cada vez mais do nosso ensino”, concluiu.
Investimento
Na ocasião, a reitoria também fez uma prestação de contas em relação às obras realizadas em toda universidade, que totalizaram R$ 28.148.293,37. Vale destacar que 2024 foi ano que a universidade mais captou recursos: foram captados R$ 4.485.452,23.
Fotos: Wagmar Alves