Universidade recicla olhares sobre a educação brasileira

Atenta ao perfil das novas gerações e às demandas da contemporaneidade, a PUC Goiás reúne todos os seus professores, antes do início das aulas, para reciclar as práticas pedagógicas institucionais, além de discutir a educação superior no Brasil. Nesse contexto, um dos momentos de destaque da 46ª edição da Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap), que movimenta a universidade desde o último dia 28, foi a participação do professor de Neurologia e Educação Médica da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Ruy Guilherme de Souza.

Ele partilhou na última quinta-feira, 30, com os docentes da área da Saúde, sua experiência alusiva ao sistema de avaliação do curso de Medicina, na instituição onde leciona, além da bagagem adquirida no Brasil e no exterior com a militância na educação médica.

“Queremos que o professor entenda que o papel dele não é dar aula, mas sim, dar feedback para o aluno naquilo que ele aprende. O sentido da avaliação não é dar nota”, ressaltou o docente. Ao citar grandes nomes da educação brasileira, como Paulo Freire e Rubem Alves, o professor Ruy enfatizou que os docentes precisam refletir sobre seu papel e sua importância como cientistas.

“Os professores precisam entender a relevância do que fazem como coisa científica e não como ato de trabalho contratado por um patrão. Quando vai falar com os alunos tem que estar amparado na ciência pedagógica e não repetir a mesma tradição de sempre”, analisou.

Além disso, outro ponto a ser considerado é o perfil de estudante que atualmente ingressa nas universidades, fruto de uma geração que nasce bem depois dos anos 1990: jovens que têm uma interação média com a internet de 9 horas diárias, fato que possibilita o acesso a uma quantidade extensa de conteúdo. “Neste caso, o papel do professor é ajudar a navegar neste mundo. Os jovens trazem uma fragilidade ao diferenciar aquilo que é fato daquilo que é fake news e só isso já é uma janela maravilhosa para o docente atuar”, concluiu.

A coordenadora de Apoio Pedagógico da universidade, profa. Luciana Alves Machado, prestigiou a atividade e explicou que a instituição busca novas práticas pedagógicas, principalmente, no que diz respeito ao sistema avaliativo do aluno. Voltada para os cursos da Saúde, que têm se esforçado com a implantação de novas práticas, como as metodologias participativas, por exemplo, o intuito da atividade foi motivar os professores para começarem o semestre letivo com um novo olhar sobre seu papel e sobre o perfil dos novos alunos.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.