Universidade recebe visita da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás

Signatária do Pacto Goiás pela Inovação, a PUC recebeu na tarde desta sexta-feira, 13, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás (Secti), liderada pelo subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Raphael Martins. A comitiva foi recebida pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Priscila Valverde, pelo coordenador da Incubadora de Empresas, prof. Leônidas Albano e pelo coordenador da Agência de Inovação, prof. Ricardo Machado.

A pauta se encaixa no contexto do circuito pela inovação, que é uma série de visitas que a Secti realiza nos ambientes de inovação de Goiás, incluindo universidades, Sistema S e áreas do governo com o objetivo de entender quais ações de inovação essas instituições têm feito na atualidade. Na PUC Goiás, a equipe fez um tour pela sede da Incubadora de Empresas e Agência de Inovação, ambas na Área 3, no Laboratório de Arqueologia (Área 2), e no Núcleo de Pesquisas Replicon (Área 4).

Ao apreciar as iniciativas institucionais, o subsecretário avaliou que o conhecimento científico produzido pelas universidades pode virar produtos inovadores lançados no mercado. “Este trabalho que as universidades têm feito com as incubadoras e as agências de inovação é fundamental para introduzir os alunos, pesquisadores e professores a esse mundo, e a gente como Estado está sempre à disposição para apoiar esse trabalho”, ressaltou Raphael.

Desdobramentos

Coordenador da Incubadora de Empresas, o prof. Leônidas Albano ressaltou a importância da parceria com a Secti, que trouxe frutos para a instituição, entre eles um acordo de cooperação técnica firmado com um dos braços operacionais da Secretaria, o Hub Goiás.

“Isso fortalece para nós, em primeiro grau, a nossa relação com a Secti. Isso também traz possibilidades futuras de criação de programas específicos da própria Universidade, com apoio do próprio governo, que é algo que ainda não existe até então. Ou seja, é a criação de novas linhas de fomento para a inovação, com um trabalho focado entre a PUC e o governo do Estado de Goiás”, analisou.

Coordenador da Agência de Inovação, o prof. Ricardo Machado destacou que a articulação entre universidade e poder público é essencial para promover a inovação na PUC Goiás através da captação de recursos e do entendimento das áreas de orientação estratégica do Estado. Ao mesmo tempo, analisou que a PUC, com todo seu corpo docente e de pesquisadores, estrutura laboratorial e conhecimento acumulado ao longo da sua história pode, também, contribuir para o desenvolvimento regional.

“Um momento como esse é muito importante, porque aqui nós conseguimos entender quais são essas áreas estratégicas que o Estado persegue. E aí conseguimos também apresentar a nossa expertise e as nossas competências para fazer uma aproximação entre essas duas áreas, essa do Estado e essa que nós conseguimos atender”, completou.

Fotos: Weslley Cruz