PUC recebe reconhecimento da Câmara Municipal

No mês da Luta Nacional da Pessoa com Deficiência, data que é celebrada no dia 21 de setembro, a PUC Goiás recebeu certificado de honra ao mérito da Câmara Municipal de Goiânia, na manhã desta sexta-feira, 6, na sede da casa legislativa. Durante a homenagem, proposta pelo vereador Rogério Cruz, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara, 68 personalidades foram reconhecidas, entre elas, a coordenadora do Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) Juliana Hannum e a coordenadora do Projeto Alfadown, Luciana Novais, que está vinculado ao Programa da universidade.

Desenvolvido no âmbito da extensão – ponte da universidade com a sociedade em geral- o Pris, além do Alfadown, conta com mais quatro projetos de inclusão que atendem crianças, adolescentes e adultos com síndrome de down e altas habilidades envolvendo 260 voluntários de vários cursos de graduação.

“O reconhecimento da Câmara significa que nosso trabalho tem um alcance social e estamos auxiliando nossos graduandos, para que eles tenham uma visão real e prática do que vem a ser trabalhar com inclusão social. Há muitas instituições atuantes na causa dentro do nosso estado e estamos caminhando para o processo. A caminhada é longa, mas está sendo frutífera”, declarou a homenageada, profa. Juliana Hannum.

Já o Projeto Alfadown, que também recebeu certificado do poder legislativo, tem como público-alvo crianças e adultos com síndrome de down, entre 6 e 43 anos de idade. Atualmente, o projeto acolhe 60 educandos da comunidade em geral e conta com a monitoria de 60 voluntários dos cursos de graduação. “Temos um grupo de habilidades sociais que trabalha com atividades coletivas, a informática educativa e o grupo de pais, que é acompanhado por uma psicóloga”, explicou a outra docente homenageada, Luciana Novais.

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, Diego Magalhães, que esteve presente na solenidade, ressaltou a importância dos parceiros que ajudam na causa e de outras ações que estão sendo feitas para dar visibilidade à luta e pautar a sociedade como todo. Entre as iniciativas, sessões no poder legislativo e audiência pública para discutir a inclusão social, de forma a conscientizar, orientar e informar a população.

Proponente da homenagem, o vereador Rogério Cruz, ressaltou que o órgão quer colaborar para que a Nova Lei das Calçadas, que promove a acessibilidade de  pessoas com deficiência nas vias públicas, se cumpra de forma efetiva, por meio da fiscalização. Ele observou um número significante de cadeirantes residentes em Goiânia, mas que evitam transitar pelas ruas pela falta de acessibilidade das vias, já que essa situação causa dependência. “A nossa cobrança é para que a lei traga um retorno para os cadeirantes. A Prefeitura de Goiânia tem trabalhado, como exemplo nós temos hoje as calçadas modelo na região sudoeste, temos na Avenida Goiás Norte junto ao BRT, mas é importante que o poder público se preocupe com o alinhamento dos equipamentos das vias, para que não haja barreiras para os deficientes visuais, nem tampouco para os cadeirantes”, refletiu.

Fotos: Wagmar Alves