Universidade recebe lançamento de livro sobre cuidados paliativos

A PUC Goiás recebeu na noite desta segunda-feira, 07, palestra e lançamento do livro A morte é um dia que vale a pena viver, da médica paliativista Ana Cláudia Quinta Arantes. Realizado na Área 4, na Praça Universitária, o evento mobilizou alunos da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da instituição.

Formada pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Cláudia se dedica à geriatria e se especializou em cuidados paliativos. Há duas décadas, atua na assistência a pacientes em fase final de vida.
“O livro contempla muito dessa experiência. Continuo trabalhando com esses pacientes, com essas famílias e agora viajando para várias cidades para compartilhar desse conhecimento”, diz, referindo-se a um curso de formação para profissionais atuarem na área de cuidados paliativos, realizado São Paulo, por meio da Casa do Cuidar.

cuidadospaleativ_08

Ela analisa que os cuidados paliativos, hoje, ainda são um gargalo enfrentado pela rede de atenção à saúde. “A gente tem uma deficiência seríssima de formação nessa área no Brasil, que é um dos piores países para se morrer doente. Os profissionais de saúde, inclusive os médicos, não têm qualificação adequada para dar essa assistência e os pacientes morrem em condições de muito sofrimento”, explica.

Formação
A escritora participou de um bate-papo comandado pela profa. Érika Aguiar, do curso de Medicina da universidade, que destacou o papel das discussões na formação de acadêmicos da área da saúde.
“Fui aluna da Casa do Cuidar, então há muitos anos mantenho um contato (com Ana Cláudia”, diz, ressaltando que a morte ainda é um assunto pouco falado nos cursos de Saúde. “Falar sobre isso, com gente capacitada, com gente bem informada, é fundamental para o enriquecimento da formação dos acadêmicos”.

O diretor da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, prof. Wilson Cruvinel, também enfatizou a necessidade de debater os cuidados paliativos. “É um grande momento para nós, de reflexão e de partilha das experiências dela como médica, pois é um tema comum a todos os cursos de saúde.”

Fotos: Ana Paula Abrão