Universidade recebe estudantes em evento que une ciência, criatividade e orientação profissional

A PUC Goiás é palco de um evento triplo que celebra a ciência, a criatividade e a inovação. A Jornada Científica da Escola Politécnica, neste ano, abraça também a Feira das Profissões, de iniciativa da Comissão de Admissão Discente (CAD) e o World Creativity Day, realizado pelo Hub Goiás /Governo do Estado.
A programação especial faz alusão ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação, comemorado em 21 de abril e reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um marco para incentivar soluções criativas frente aos desafios do desenvolvimento sustentável.
Nesta quarta-feira, 23 de abril, a Escola recebeu a visita de seis escolas de ensino médio, quatro de Goiânia (CEPI Universitário, Prevest, Colégio Atual e Colégio Agostiniano) e duas de Aparecida de Goiânia (Colégio Araguaia e Colégio Expressão).
Os estudantes participaram de uma imersão no universo acadêmico por meio de visitas aos laboratórios, oficinas práticas, exposições e conversas com professores e universitários. Por intermédio da Comissão de Admissão Discente (CAD), a instituição recebeu 200 estudantes de ensino médio apenas nesta quarta-feira. Totalizando com o público do Hub, o evento mobilizou 500 estudantes.
Para a diretora da Escola Politécnica, professora Mirian Gusmão, a integração entre os eventos amplia o impacto da programação e oferece uma experiência formativa aos visitantes. “É o evento máximo da Escola Politécnica, e este ano se une ao Dia da Criatividade e Inovação, com o apoio do Hub Goiás e da Globo. Estamos com mais de 10 atividades que mostram a prática dos nossos cursos.
A parceria com o programa PUC Portas Abertas permite que estudantes do ensino médio tenham contato com os ambientes laboratoriais e os projetos desenvolvidos aqui, o que ajuda a encantar e orientar esses jovens”, explicou.
Uma das visitantes, Beatriz da Silva Souza, 16 anos, estudante do 2º ano no CEPI Universitário, relatou como a visita mudou sua perspectiva de carreira. “Eu estava pensando muito em mecânica, mas depois de assistir a apresentação aqui, estou considerando muito fazer mecatrônica também. Conhecer os laboratórios me encantou mais ainda pela área. É diferente ver como tudo funciona, como os equipamentos são montados. Eu gosto muito de matemática e física, então acho que combina. Já conhecia a PUC, mas nunca tinha visitado essa parte da engenharia”, contou a jovem, que mora nas proximidades da universidade e considera prestar vestibular para estudar na instituição.
O professor Fábio Simões, que leciona nos cursos de Engenharia, destaca a importância de despertar o interesse dos jovens pelas áreas tecnológicas. “A gente tem uma preocupação muito grande com a queda no número de matrículas em engenharia no Brasil. Queremos mostrar que essa é uma área promissora, que exige dedicação, mas que abre muitas portas, principalmente agora com a ascensão da inteligência artificial e da automação industrial. Aqui os estudantes podem ver de perto os laboratórios e equipamentos utilizados nos cursos de engenharia elétrica, automação e mecatrônica”, explicou o docente.
Além das visitas e vivências laboratoriais, a Jornada Científica da Escola Politécnica segue com uma programação diversificada, que inclui palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos.
Professores e pesquisadores da PUC Goiás também compartilharão suas linhas de pesquisa com o objetivo de estimular o interesse dos futuros acadêmicos pela iniciação científica e pela atuação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.
Leia também: PUC recebe pela primeira vez o World Creativity Day com programação aberta
Fotos: Weslley Cruz