Universidade recebe comitiva libanesa

Gestores da PUC Goiás receberam na tarde desta terça-feira, 24, comitiva da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (USek), do Líbano, com a qual mantém convênio desde 2012. O encontro ocorreu no Gabinete da Reitoria, na Área 4. O reitor da instituição libanesa, padre Georges Hobeika; a vice-reitora, profa. Hoda Nehmé, e o diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da USek, Roberto Khatlab, foram recepcionados pelo reitor Wolmir Amado, pró-reitores, o assessor de Relações Internacionais da universidade, prof. Paulo Gonzaga, e os professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Valmor Silva e Alberto Moreira.

A comitiva libanesa visita Goiânia para participar do Congresso Internacional de Ciências da Religião, realizado de 24 a 27 de abril, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH). Na noite da segunda-feira, 23, eles foram recepcionados com missa na Igreja São Nicolau.

No encontro, o prof. Wolmir Amado recebeu uma escultura que representa o Espírito Santo, pelo seu trabalho em prol da cultura e da educação. Já o padre Georges Hobeika foi homenageado com um placa com o brasão da PUC Goiás.

As equipes abriram o encontro compartilhando os resultados do convênio, firmado em 2012. Desde então, houve uma integração entre as instituições com a criação do Centro de Estudos Brasil-Oriente Médio (CEBOM), além da visita de pesquisadores da PUC Goiás ao Líbano para participar de um colóquio sobre a América Latina.

Pela primeira em vez em Goiânia, o padre Georges Hobeika ressaltou a importância do convênio para a universidade, lembrando que se tratam de instituições católicas, membros da Federação Internacional de Universidades Católicas (Fiuc). “Esses momentos nos dão a felicidade de participar”, afirmou, refletindo ainda sobre a importância do trabalho das instituições.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, apresentou as ações e a estrutura da instituição no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Ele explicou que a parceria entre as duas universidades será ampliada. “Estamos aprofundando a tratativa de intercâmbio de professores, de pesquisa, de estudantes de graduação e de parcerias que vão ser ampliadas”, afirma.