Instituição recebe calouros de Medicina e familiares

Calouros e familiares do curso de Medicina da PUC Goiás foram recebidos na noite desta quinta-feira, 3, pelos gestores da universidade. Em clima de bate-papo, eles tiveram um panorama do trabalho realizado pela instituição na graduação, na extensão e na pós-graduação e puderam conhecer detalhadamente o curso, além de tirar dúvidas sobre a Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da instituição.

Os ingressantes de Medicina são selecionados por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, por isso, não participam da tradicional Calourada do início do semestre.

A pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Gomes Sousa, lembrou que o curso traz desafios para os alunos por suas especificidades e complexidades. “É muito importante que a família esteja por dentro dessa proposta de ensino”, ressaltou.

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, compartilhou a alegria de receber calouros e familiares e explicou a opção educativa da universidade de acolher estudantes e seus familiares. “O mundo mudou muito, não é só na educação básica que essa participação é importante. Nós apostamos nessa ação educativa conjunta. Somos uma universidade com referencial cristão e para nós a família é importante”, destacou.

O gestor definiu a graduação como “uma caminhada de maturação” em que decisões importantes e que refletem durante toda a vida são tomadas. Ele refletiu os desafios do estudante universitário e incentivou os graduandos e seus familiares a participarem de eventos acadêmicos, como a Jornada da Cidadania, que ocorre de 24 a 26 de maio, no Câmpus II da instituição. “O que a gente quer, ao final do curso, é entregar não só um diploma da graduação, mas um diploma de gente de bem”, afirmou.

O diretor da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da instituição, prof. Wilson de Melo Cruvinel, comentou sobre a organização da universidade, explicando que a Escola abriga cursos de graduação e de pós-graduação, além da residência em medicina da família e da comunidade. “O objetivo maior é proporcionar o máximo de aprendizado para nossos estudantes”, frisa.

A coordenadora do curso de Medicina, profa. Luciana Pinelli, lembro que a graduação, que tem mais de 12 anos, nasceu sob diretrizes educacionais que preconizam uma formação reflexiva e humanista. “Não basta ser um cardiologista, tem que entender que as vezes essa paciente não vai ter dinheiro para comprar o remédio”, exemplificou.

Em família

Calouro de Medicina, o estudante Victor Maciel Machado, 19 anos, avalia suas primeiras semanas na instituição como a entrada em um “novo mundo”. Engajado, já se reuniu com os colegas e constituiu a comissão de formatura, de olho na formatura, prevista para 2024. “A universidade tem uma forma de estudar diferente, com metodologias ativas. Já conheci muita gente, o Centro Acadêmico, a Atlética, as Ligas”, diz, referindo-se a entidades de representação estudantil e de extensão. “Estou tentando ficar antenado”, afirma ele, que na infância participou das atividades do Programa Aprender a Pensar (PAP) da PUC Goiás.

No encontro com os gestores da instituição, Victor estava acompanhado dos avós, Terezinha de Jesus, 79, e Joaquim Machado, 82. “Estamos muito felizes, pois é um sonho dele e nosso que se realiza”, afirmam eles, que participaram ativamente da educação do jovem. Já o pai, o representante comercial Waldery Maciel do Nascimento, 60, esse diz orgulhoso pelo ingresso do filho no curso.

Foto: DICOM