Universidade prepara-se para adequação energética em todos os câmpus

A PUC Goiás deu mais um passo importante rumo à eficiência energética na universidade. Nesta quinta-feira, 12, a comissão do Programa de Eficiência Energética (PEE) interno promoveu a reunião que deu início à agenda prática de trabalhos para a troca de 27 mil lâmpadas e 11 mil luminárias fluorescentes para LED em todos os câmpus da instituição.

Após reuniões técnicas e de planejamento, o momento marcou a discussão do cronograma de trabalho e a união de forças entre todos os agentes envolvidos, incluindo a Enel Distribuição Goiás e a empresa Graphus Energia, responsável pela implantação do projeto na universidade.

“Nós fomos contemplados com a troca de todas as lâmpadas da universidade e isso traz uma série de benefícios para nossa comunidade acadêmica”, frisou o engenheiro eletricista Bruno dos Santos Aguiar, responsável técnico do projeto na PUC Goiás.

Responsável técnico dos projetos de eficiência energética da Diretoria de Sustentabilidade da Enel, Adriano Ferreira de Faria destacou a importância de estabelecer um cronograma que não prejudique o dia a dia da universidade. “É um projeto feito para trazer benefícios, não o contrário. Então, deve ser pensado de forma a não atrapalhar a rotina existente”, explicou.

O engenheiro também elogiou os esforços da universidade e contextualizou a importância da implantação dos projetos de eficiência energética em universidades. “Estamos vivendo uma nova onda de eficiência energética no país”, pontuou. Durante a reunião, também aproveitou para levantar oportunidades de parceria entre a Enel Distribuição Goiás e a PUC Goiás, em áreas como formação continuada, extensão e estágios para estudantes de graduação.

Na universidade, as trocas serão iniciadas na próxima semana e concluídas até o final do mês de agosto. Além do projeto, outra comissão atua na instalação de placas fotovoltaicas no Câmpus II, com previsão prevista para o final do ano. Juntas, as iniciativas poderão somar uma economia de até 50% com gastos de energia ao longo dos próximos anos.

Investimento

Coordenadas pela Enel Distribuição Goiás, as ações do PEE beneficiam instituições de referência no estado com recursos para projetos internos de eficiência energética, como o da PUC, refletindo em benefícios para a comunidade local. A universidade foi beneficiada com investimentos superiores aos R$ 4 milhões, em chamada pública realizada em 2016. A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, hospital-ensino da instituição, também foi beneficiada com quase R$ 1,1 milhão para a adequação.

O programa, realizado pelas empresas de distribuição de energia no país, é regido pela legislação federal, em especial a Lei n° 9.991, de 24 de julho de 2000 e de regulamentação emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Fotos: Weslley Cruz