Universidade lança Projeto Identidade para funcionários
Em evento realizado na manhã de sábado, 3, no Centro Pastoral Dom Fernando, a PUC Goiás deu início ao Projeto Identidade que tem como objetivo principal a promoção de ações junto a professores, funcionários e estudantes para o aprofundamento do senso de pertencimento e a assimilação dos princípios, valores, missão e também do plano de desenvolvimento institucional e do projeto educativo da universidade.
Este foi o primeiro de uma série de encontros que serão realizados ao longo do semestre, e reuniu cerca de 200 funcionários contratados a partir de 2014 e também gestores da universidade. O próximo encontro ocorre no dia 24 de setembro, e reunirá professores contratados também a partir de 2014. Depois, serão realizados encontros até que os 1.100 funcionários e 1.550 professores sejam alcançados.
O arcebispo de Goiânia e grão–chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz, foi quem abriu o evento compartilhando que sempre desejou que o Projeto Identidade PUC fosse realizado na universidade, à exemplo do que ocorre em outras PUCs.
Ressaltando que o trabalho de todos os funcionários deve ser visto como uma missão, dom Washington propôs uma reflexão sobre a responsabilidade de cada um em dar o bom exemplo e levar consigo os valores da instituição.
“Cada um de nós é responsável pela identidade cristã e pelo bom testemunho da Universidade. Se desejamos que o mundo seja melhor, devemos começar pela Universidade porque é nela que atuamos e que permanecemos a maior parte do tempo de nossas vidas”, afirma o arcebispo.
Todos são educadores
Em sua fala aos funcionários, o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, lembrou que todos – independente da função que exercem – são educadores, trabalham para o bem comum que é a educação.
De acordo com o reitor, é preciso ter essa visão global para que se entenda e se valorize todos aqueles que estão envolvidos, e também para que todos desempenhem suas funções da melhor maneira possível e para que possam se orgulhar de cumprir a missão educadora da universidade.
“É importante dizer que não são indivíduos, é uma comunidade que junta educa. O trabalho de quem varre o pátio, de quem realiza transporte, de quem está em uma secretaria ou no jornalismo, sem distinção, todos estão ali para educar. A Universidade selecionou pessoas para conduzir a missão global que é a de educar” explica o reitor, que complementa dizendo que separar um dia para que funcionários estejam juntos em um mesmo espaço de convivência e reflexão é muito importante e “demonstra o DNA da PUC Goiás enquanto comunidade”.
Outro aspecto ressaltado pelo reitor foi a importância de todos juntos receberem a reflexão proposta pelo grão–chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz. ” São nesses momentos de comunhão que todos nós recebemos a mensagem do grão-chanceler, é uma importante orientação para todos nós sobre a missão e os caminhos trilhados pela universidade”, afirma Wolmir Amado.
Dentre as atividades realizadas no encontro estão apresentações de informações pontuais relativas à área de recursos humanos e também orientações gerais sobre o funcionamento da universidade, incluindo os benefícios que funcionários têm acesso e as responsabilidades que todos devem ter em relação à PUC Goiás.
Além do grão-chanceler e o reitor, falaram também a vice-reitora, profa. Olga Ronchi, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, profa. Helenisa Gomes, e o pró-reitor de Administração, prof. Daniel Rodrigues Barbosa.
Para a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, profa. Helenisa Gomes, o evento marca um momento muito importante em que a universidade pode, em comunidade, refletir sobre o presente e trabalhar, em unidade, para a construção do futuro. “Hoje, os gestores da PUC Goiás estão realizando a missão da instituição que é de valorizar a vida em comunidade, destacando a importância do sentimento de pertencimento à universidade, compreendendo que todos nós somos responsáveis pela PUC”, diz ela.
Sou PUC
Os 200 funcionários que lotaram o auditório compõem uma leva nova de trabalhadores e trabalhadoras da PUC Goiás. Para alguns, recém-contratados, o evento foi uma surpresa agradável justamente por tratar das perspectivas de carreira e crescimento profissional dentro da instituição.
Para o funcionário responsável pela vidraçaria, Rodrigo Andrade, é a primeira vez que vai a um evento como este. Ele acredita que a universidade permite que os funcionários tenham oportunidades de crescimento. De acordo com a fonoaudióloga Tatiane Brito, que é egressa da universidade e se juntou recentemente ao quadro de funcionários, a experiência foi a melhor possível.
“Eu já conhecia a história da universidade, por ser egressa. é preciso valorizar o outro, ter respeito e o que deve prevalecer sempre é o companheirismo e o amor. O que fica é saber que somos uma família aqui”, diz ela, que afirma ter aprendido muito nos momentos de reflexão sobre ética e carreira proporcionados pela palestra da professora e consultora organizacional, Dra. Alessandra Demito Fleury.
Refletir sobre o trabalho que realiza requer maturidade profissional e comprometimento consigo mesmo e com a instituição, explica a palestrante da manhã, Alessandra Fleury. Segundo ela, realizar atividades como esta é fundamental para que os funcionários sejam levados a refletir sobre questões éticas, criando um grupo coeso e comprometido com a cultura da instituição.
Fotos: Weslley Cruz