Universidade inicia curso de Mídia e Violência com professores da rede municipal

A PUC Goiás iniciou nesta semana o curso de capacitação Mídia e Violência, ofertado pelo Programa de Direitos Humanos (PDH) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) de Goiânia. A formação terá duração de cinco meses, em encontros quinzenais.

“A mídia explora a violência porque ela atrai o desejo, a curiosidade, a audiência. E qual a grande motivação do público? As motivações humanas para assistir violência são quase infinitas”, explica a professora Núbia Simão, coordenadora do PDH.

Voltada para profissionais da rede pública municipal, a atualização tem como objetivo projetar discussões sobre direitos humanos e a influência das diversas mídias nas representações sobre a violência, ligando tais questões ao dia a dia em sala de aula. “Falamos do grande desafio de participar da formação de crianças e adolescentes, que recebem influência da televisão, das mídias sociais, da Igreja, dos pais, etc. O problema é que, muitas vezes, a escola é dada como a única opção de cultura, educação, instrução, lazer, tudo, e a gente sabe que essa instituição, sozinha, não dá conta de tudo”, ressalta.

As aulas serão ministradas até setembro, em contra turno de trabalho, com carta total de 60 horas. A capacitação, que dá andamento à parceria entre a universidade e a SME estabelecida em 2017, tem como professoras: Núbia da Cunha Simão, Luciene Campos Falcão, Fátima Almeida e Patrícia Loures.

Fotos: Weslley Cruz