Universidade contribuirá com museu durante a Pecuária 2019

PUC Goiás e Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) firmaram nesta quarta-feira, 15, acordo para participação nas atividades educativas e culturais da 74ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás – a Pecuária 2019, em Goiânia. Com a assinatura do termo de cessão, peças, plantas e animais taxidermizados do Instituto do Trópico Subúmido (ITS) integrarão a programação do Museu da Agropecuária, que deve receber mais de 18 mil estudantes da educação básica entre os dias 18 e 25 de maio.

“Nós temos, nesta exposição, uma longa tradição em Goiás, que se firmou ao longo dos anos. Então, claro que existe um interesse muito grande nessa aproximação, já que são temas que a universidade trabalha em diversos dos seus espaços”, explicou o reitor Wolmir Amado. “A história das gerações que nos precederam é algo que as novas gerações veem de forma muito remota, então o museu ajuda nesse resgate, não para retornar aos hábitos do passado, mas para que esses jovens conheçam sua história para fortalecerem seu futuro”, pontuou.

Com a parceria assinada nesta quarta, o museu também receberá apoio de acadêmicos. Serão, pelo menos, 20 estagiárias de diversos cursos. “Não é uma festa só de Goiânia, de Goiás, é algo de alcance internacional, já que diversos negócios importantes são fechados durante a feira. O museu faz parte do entretenimento desse público grande e diverso. Tando a PUC quando a SGPA têm a ganhar com esse intercâmbio”, frisou o diretor do ITS, José Rubens Pereira.

Representando a SGPA, a diretora social Cláudia Passos lembrou a longa parceria entre as duas instituições, que já se aproxima de duas décadas. “Este ano, novamente, estamos contando com o apoio da PUC e, como sempre, fazendo muito bonito. Muita gente não imagina, mas o museu talvez seja a parte mais visitada que nós temos na SGPA”, disse.