Universidade celebra Santo Inácio de Loyola

O legado de Santo Inácio de Loyola (1491-1556) e o restabelecimento da saúde do arcebispo emérito de Goiânia, Dom Washington Cruz, pautaram as intenções da santa missa presidida pelo pe. Helton Thyers e concelebrada pelo pe. Géster Cabral, na tarde desta quarta-feira, 31 de julho, na capela que leva o nome do jesuíta, na Área 7 da PUC Goiás (Setor Leste Universitário).

A celebração ocorreu na data em que a Igreja Católica celebra o padre fundador da Companhia de Jesus, precursora da educação escolar no Brasil, e o santo padroeiro dos padres jesuítas. É importante destacar que esta congregação impulsionou a criação da universidade, além de conduzir a gestão acadêmica durante mais de duas décadas (1959-1979).

Presente na celebração, a reitora Olga Izilda Ronchi fez um resgate desta história, pontuando que na Área 7 funcionava a Casa da Juventude (Caju), um espaço formativo dos jovens. Incorporada à universidade em 2019, por incentivo de Dom Washington, o espaço atualmente é sede da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), além de abrigar a Capela Santo Inácio e o Memorial Pe. Luis Palacín, jesuíta que dedicou sua vida ao estudo da história de Goiás e de Tocantins.

“Esta casa é um dos frutos da missão dos padres jesuítas em Goiás. Eles vieram para cá em 1953, a convite de Dom Fernando Gomes dos Santos, e começaram a implantar as primeiras sementes da grande e frondosa árvore, que é a nossa PUC Goiás. Em 1959, com a criação da universidade, eles assumem a gestão até 1979. Então, é por isso que a PUC Goiás tem uma base forte, sólida, porque tem a marca da educação dos padres jesuítas”, explicou a reitora.

Presidente da celebração, o padre Thyers, que também é discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, refletiu que celebrar Santo Inácio é testemunhar uma nova conjuntura eclesial, considerando que a Igreja Católica do mundo tem como sumo pontífice o papa Francisco, um padre jesuíta por formação.

Celebração de um marco

Na ocasião, o coordenador da Pastoral da Universidade, padre Géster Cabral, explicou a proposta do trabalho de evangelização no meio universitário: “a Pastoral traz o carisma do Cristo Bom Pastor para toda família acadêmica. Ela traz o pastoreio e a missão do Bom Pastor para o seio da PUC. E hoje temos a oportunidade de celebrar o titular desta capela, Santo Inácio de Loyola: há um ano também realizamos a entronização do Santíssimo Sacramento aqui, então, para nós, é um momento muito importante”, enfatizou.

Como templos de oração e devoção destinados à comunidade acadêmica, a universidade abriga a Capela São José na Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6), a Capela Santo Inácio de Loyola (Área 7) e no próximo dia 15 de agosto será inaugurada a Capela de Nossa Senhora da Saúde (Área 1).

Orações pela saúde de Dom Washington

O restabelecimento da saúde do arcebispo emérito de Goiânia também aqueceu as intenções da santa missa, que reuniu gestores, professores e funcionários administrativos que convivem com o religioso desde quando ele assumiu a Arquidiocese, em 2002. Grande parte do tempo ministerial de dom Washington foi dedicado à PUC Goiás como grão-chanceler e presidente da Sociedade Goiana de Cultura, a mantenedora da universidade. Ele apresentou renúncia ao completar 75 anos, que foi aceita pelo papa Francisco em dezembro de 2021.

Em um comunicado à sociedade, a Secretaria para Comunicação da Arquidiocese de Goiânia informou que Dom Washington encontra-se internado na UTI do Hospital Anis Rassi. Ele foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal no último dia 23 de julho, realizada com êxito, todavia devido às complicações cardíacas apresentadas no quadro do paciente, o mesmo foi encaminhado para a unidade de terapia intensiva do hospital a fim de receber melhores cuidados e monitoramento.

Fotos: Ana Paula Abrão