Universidade celebra 75 anos do curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem da PUC Goiás comemorou 75 anos de história durante solenidade alusiva ao Dia do Enfermeiro, realizada na manhã desta sexta-feira, 12, no auditório da Área 4 (Praça Universitária). Membros da Reitoria, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Associação Brasileira de Enfermagem, Conselho Regional de Enfermagem de Goiás, Escola de Ciências Sociais e da Saúde e Centro Acadêmico do curso prestigiaram o evento, que também homenageou diversos docentes da universidade, pelos relevantes serviços prestados à saúde.

De acordo com a coordenadora do curso, profa. Vanusa Usier Leite, os motivos para as comemorações são diversos: “por ser um dos cursos pioneiros da área da saúde, primeiro no Centro-Oeste, ele tem uma possibilidade de levar aos alunos a excelência do ensino e a gestão se preocupa muito com isso – desde os professores que são contratados à equipe administrativa – porque o sucesso de um curso envolve toda a instituição”, declarou a professora, que há cinco anos assumiu a coordenação do curso. Ela também rememorou sobre os egressos que ocupam posição de destaque na educação, no mundo do trabalho e na política.

Reitor da PUC Goiás, o professor Wolmir Amado ministrou palestra aos acadêmicos e professores sobre a temática Saúde e meio ambiente: biomas brasileiros e a defesa da vida. Na ocasião, o professor fez uma correlação com a Campanha da Fraternidade deste ano e trouxe uma perspectiva sobre a defesa da vida integral juntamente à defesa da vida humana. Ele também parabenizou o corpo docente pela dedicação e trabalho em prol do curso que deu a base para o surgimento da universidade.

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC, a profa. Milca Severino atentou aos presentes sobre a importância da postura ética do profissional de saúde, que vai além da sua técnica e conhecimento científico: “sempre que testemunharem uma injustiça, é seu papel como enfermeiro fazer a sua parte. Não vire as costas para um cidadão que há meses espera por uma cirurgia”, alertou. As representantes do Coren GO e Aben-Goiás, profas. Ivete Barreto(presidente) e Roberta Rios (vice-presidente), respectivamente, também discursaram ao público e cumprimentaram a universidade pelos 75 anos de história do curso.

Saúde Pública

O tema da saúde pública  foi discutido no evento pelo docente convidado dos Cursos de Pós-Graduação do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição (CEEN), Láercio Neves. Ele destacou o protagonismo do enfermeiro em seu ambiente de trabalho, a partir de uma atitude de empoderamento: “o enfermeiro é o profissional que assume a gestão de uma unidade, além de ser o responsável por transmitir um processo de saúde-doença. Os desafios em saúde pública são muitos e o enfermeiro precisa sentir seu empoderamento, já que ele faz parte de uma equipe multidisciplinar nesse processo. A cada dia que passa doenças novas e tratamentos vão surgindo, então temos desafios diários. O importante é sair da zona de conforto”, refletiu.

Em comemoração ao Dia do Enfermeiro, diversos profissionais da Enfermagem foram homenageados com uma medalha de mérito concedida pela instituição. Confira a lista dos docentes homenageados pela Reitoria e Escola de Ciências Sociais e da Saúde:

• Luciene Monteiro: por relevantes trabalhos realizados  com a produção de book de gestantes;
• Sílvia Rosa Toledo: tutora do Programa de Educação para o Trabalho – PET Saúde gradua SUS, iniciativa da  PUC Goiás, em parceria com o Ministério da Saúde/ Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia;
• Leila Márcia: responsável pelo estágio e monitoria do curso de Enfermagem;
• Karlla Prado Souza Cruvinel: da Comissão de Evasão;
• Maria Madalena Delduque: coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE);
• Vera Maria Freitas: professora da Comissão da Avaliação Interdisciplinar;
• Adenícia Custódia: coordenadora do Programa do Mestrado em Atenção à Saúde;
• Renata França: representante dos cursos de especialização do CEEN, parceiro da PUC Goiás;
•Sílvio José de Queiroz: pelos trabalhos realizados na Caminhada Ecológica – professor destaque.