Universidade acolhe novos alunos

Aos 36 anos e em busca de oportunidades no mercado de trabalho, a caloura do curso de Direito da PUC Goiás, Tânia de Jesus, iniciou sua trajetória na educação superior na noite desta quinta-feira, 1º. Junto com os novos alunos da universidade, ela participou da Calourada e do encontro Universidade e Famílias – Construindo Vínculos, realizado no teatro do Centro de Convenções PUC.

Bolsista do Vestibular Social, ela fará parte da nova turma do curso, ofertada  no período noturno, no Câmpus II. “Percebi a necessidade do ensino superior e me identifico muito com o Direito”, explica ela, que é. Para Tânia, ingressar na universidade é sinônimo de superação pessoal. “Finalmente, tive a força de vontade que faltava para entrar na faculdade”, explica ela, moradora de Caldazinha, na Grande Goiânia.

A vitória de quem consegue sua vaga no ensino superior foi ressaltada pela pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás, profa. Márcia de Alencar Santana. Ela abriu a programação da tradicional Calourada dando boas-vindas aos familiares e aos alunos e apresentando a gestão da universidade: Reitoria, diretores de escolas e coordenadores de cursos.

“Ingressar em uma universidade é uma conquista que vai mudar a vida de vocês e das suas famílias. A PUC está preparada para recebê-los e para transformá-los em seres humanos melhores. Temos tradição e fazer o bem”, frisou.

Ajudar o negócio da família é justamente a intenção da caloura de Ciências Contábeis, Jennifer Luria, 19, pois o seu pai acabou de abrir um empresa com atuação na área. “É tudo muito novo (a universidade), tenho muita expectativa de aprendizado”, diz ela.

Nova casa

A pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil ressaltou ainda que a universidade será uma “nova casa” para os ingressantes. “É importante que eles tenham firmeza para caminhar em nossos corredores, entrar na sala de aula, para que se sintam a vontade e confortáveis”, ressaltou.

É neste espaço que a caloura de Arquitetura e Urbanismo Ídila Ferreira Borges, 18, pretende realizar o sonho de se tornar uma profissional da área. “Desde criança tenho afinidade com a área de decoração e de planejamento”, conta ela, que aposta na boa formação oferecida pela universidade para alcançar seu espaço no mercado de trabalho.

De perto, a mãe de Ídila, a técnica em Farmácia Judite Ferreira da Silva Borges, acompanhou os primeiros momentos da filha na PUC Goiás. “Espero que ela se desenvolva e consiga concretizar esse sonho, se tornando uma boa profissional. Essa iniciativa da universidade em integrar os pais é muito importante, pois é um momento de transição”, analisou.

Vínculos fortalecidos

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, definiu que cada novo aluno simboliza uma renovação da instituição bem como a sua esperança de futuro. “Viemos crescendo em consciência no campo da educação de que os pais e familiares são muito importantes também em seu apoio, presença e participação também na educação superior, não só no ensino fundamental e médio, mas que possa haver esse vínculo entre universidade e família”, disse, citamos o esforço conjunto e colaborativo pela formação.

O arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz, enfatizou a necessidade da colaboração entre famílias e universidade nesta nova etapa para “a formação de cidadãos que possam trabalhar para que a família humana seja de grande valia para humanidade.”

Exposição

Exposição fotográfica Sou PUC, organizada pelos fotógrafos da Divisão de Comunicação da PUC Goiás. Foto: Weslley Cruz

Os calouros e seus familiares também conferiram a exposição Sou PUC, exposição fotográfica que apresenta as escolas e o instituto onde os alunos trilharão seus caminhos nos próximos anos. As fotos fazem parte do acervo dos fotógrafos da Divisão de Comunicação Social (Dicom) da universidade.

Programação

A programação da Calourada segue nesta sexta-feira, 2, nos respectivos horários de aula (7 horas, 13h30 ou 18h45), com informações sobre o curso e a profissão que escolheram. As atividades foram preparadas pelas coordenações dos cursos de graduação da universidade. O acadêmico poderá consultar a programação e o local de encontro na secretaria de sua escola (ao todo, são dez escolas e um instituto, que reúnem os 46 cursos de graduação da PUC Goiás).

Fotos: Jota Junior


Fotos: Weslley Cruz