Universidade acolhe calouros e familiares no CCPUC

A PUC Goiás acolheu na noite desta quinta-feira, 29, calouros dos cursos de graduação e seus familiares no teatro do Centro de Convenções PUC (CCPUC), Câmpus II. Diretores de escolas da universidade, coordenadores de curso e pró-reitores também participaram do encontro Universidade e Famílias, realizado semestralmente. Foi a primeira vez que o evento foi realizado após a calourada, na primeira semana do semestre acadêmico.

Grão-chanceler da universidade e arcebispo metropolitano de Goiânia, dom Washington Cruz agradeceu a presença dos jovens e os alertou sobre a importância do amor na formação acadêmica: “Quem diz que estuda para fazer dinheiro está fora do rumo. Estuda-se para ajudar o próximo”. Trouxe também, para o público, uma mensagem de esperança, dizendo que os próximos anos são sim uma etapa maravilhosa da vida, de grandes conquistas e amizades.

Responsável pela apresentação da universidade e suas oportunidades, o reitor Wolmir Amado se voltou também aos familiares presentes. “Para nós é uma honra, uma alegria muito grande receber vocês aqui também nesse espaço. Sei que é um tempo não só de conquistas para seus filhos, netos, sobrinhos, mas também de expectativas e esperanças para a família”. Responsável pela condução das atividades da noite, a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia de Alencar Santana, também reforçou a mensagem. “Aos pais e familiares responsáveis, parabéns pela escolha. Esses jovens estão no melhor lugar em que poderiam estar. Modéstia a parte, levamos nosso compromisso muito a sério e somos bons no que fazemos. Aos estudantes, muito obrigado pela confiança destinada”, exclamou.

Entre os familiares, o prefeito do município de Vila Propício, no entorno do Distrito Federal, Cirlei Araújo, acompanhado de sua esposa, Gláucia. Eles vieram especialmente para conhecer a universidade que agora ocupará os dias da filha Sara Araújo, ingressante do curso de Medicina Veterinária. O encontro proposto pela universidade surpreendeu positivamente e agradou os pais, por transmitir confiança. A impressão foi reforçada pela estudante, que contou como foi o primeiro mês de aulas. “Eu gostei muito da experiência, até agora. Tenho professores ótimos”, pontuou.

Estudantes do curso de Pedagogia, Geisha Machado, Jenniffer Kelly e Deborah Lima chegaram juntas ao evento, animadas. Até o início do mês, nenhuma delas se conhecia. Hoje compartilham a amizade recente e os sonhos de futuro, sobretudo a atuação na área de psicopedagogia. “Quando pequena, estuei em uma escola com muitos alunos especiais. Isso me despertou”, afirmou Geisah. “Eu também quero, igual ela, pela inclusão. Quero que cada um se sinta bem, se sinta aceito, acolhido”, explicou Jenniffer. Deborah, a mais nova das três, tinha o sonho de ser psicóloga, mas acabou se encontrando na educação. “Levei um choque nesse primeiro mês ao perceber que não seria só o estudo de crianças e essas coisas, mas foi um choque bom, positivo. Vi que estou no lugar certo”.

Fotos: Weslley Cruz