Universidade abre primeira reunião pastoral do ano

A primeira reunião de pastoral de 2017, realizada mensalmente pela Arquidiocese de Goiânia, ocorreu no último sábado, 11, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), já em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade: Biomas brasileiros e a defesa da vida. O assunto foi explanado pelo reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, que trouxe ao público informações e reflexões sobre o Cerrado. “É um tema que reitera a encíclica Laudato si, do papa Francisco, e retoma a CF do ano passado, aprofundando a questão do meio ambiente, mas de modo muito particular no Centro-Oeste e os grandes desafios que enfrentamos com o bioma Cerrado, à luz da ciência e da fé”, refletiu o reitor.

A temática da vocação, em seu sentido mais amplo, foi o subtema da reunião trazido à tona pelo coordenador da Pastoral Vocacional do Centro-Oeste, padre Elias Aparecido da Silva. Ele refletiu também sobre o ano mariano e ano vocacional mariano, colocando Maria como exemplo de vocação. O assunto também foi retomado pelo arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz. “Cada um tem o seu chamado à vida matrimonial, sacerdotal, religiosa, consagrada, ou pode ser um chamado também às várias profissões existentes. Na realidade tudo é amor, e nós escolhemos Deus como sendo o senhor da nossa vida e dentro dessas escolhas está a vontade Dele. É preciso fazer a descoberta da sua vocação para ser feliz e não ser uma árvore agitada pelo vento”, refletiu o arcebispo metropolitano.

As reuniões mensais de pastoral tiveram início no episcopado de dom Fernando Gomes dos Santos, no final da década de 50, e sempre trazem uma temática pautada pela Igreja. Ela é aberta a religiosos e leigos envolvidos nas mas diversas pastorais ou que queiram aprofundar e participar mais ativamente da fé católica.

Fotos: Weslley Cruz