Unati retoma parcialmente atividades presenciais

O mês internacional dos idosos foi fechado de uma forma muito especial na PUC Goiás. Nesta sexta-feira, 29, último dia útil de outubro, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) realizou o primeiro encontro presencial depois da suspensão das atividades na universidade em março do ano passado. Com todos os cuidados sanitários exigidos pela pandemia do coronavírus, foi realizado o evento Sexta com arte, com a presença de alunos, professores e voluntários. A emoção tomou conta do auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

O Sexta com Arte foi resultado de uma parceria do Programa de Gerontologia Social com o Programa de Arte e Cultura. O encontro foi marcado pelas apresentações de dança, teatro e música pelo Coral da PUC Goiás. O tema escolhido foi Velhice como potência criativa.

A saudade era o principal sentimento da aluna Lucimar Silveira Costa, 71 anos, que há 20 anos frequenta as oficinas da Unati. No período da pandemia, ficou sem encontrar com os colegas, mas se manteve nas atividades virtuais realizadas pela plataforma Zoom em parceria com a Rutes (Rede de Universidades Seniores). “Foi uma forma de me manter ativa, mas é muito bom estar de volta”.

Professora Lisa Tôrres (Foto: Weslley Cruz)

A atividade foi a primeira, mas novos encontros mais restritos serão realizados durante o mês de novembro e está prevista uma missa de ação de graças no final do semestre. “Estamos retornando devagar, com parcimônia, obedecendo todos os protocolos”, explicou a professora Lisa Valéria Tôrres. No Sexta com Arte, a lotação máxima permitida foi de 60 pessoas.

No período pandêmico, o Programa de Gerontologia Social se reinventou para estar próximo dos seus alunos. Segundo Lisa, além das disciplinas on-line, foi criado um projeto de escuta ativa com ligações telefônicas para os idosos que estavam mais suscetíveis. “Não foi só o distanciamento físico e social, foi a falta da interação que a Unati proporciona”.

Para a coordenadora de Extensão da PUC Goiás, professora Denize Dautz, o momento do reencontro foi a expressão da alegria e da esperança em uma nova rotina possível. “O PGS se reinventou e não deixou de cumprir seu papel social”, afirma ela.

(Fotos: Weslley Cruz)