Unati encerra serie de palestras
Patrick Wallison, estagiário de Jornalismo da Dicom/PUC Goiás
A Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) e a Liga Acadêmica do Idoso (Lasi) realizaram na tarde desta segunda-feira, 4 o quarto e ultimo encontro formativo do semestre com o tema Autonomia do Idoso: O que é e como exercer?
A palestra começou descontraída com a apresentação dos voluntários e integrantes da Lasi. Logo após, os alunos da Unati se apresentaram, contando há quanto tempo participam da universidade, qual curso realizaram durante o semestre. Quem se sentia à vontade, dava um breve depoimento sobre sua evolução. A interação ocorreu durante toda a palestra.
Esmarina Fonseca é aluna da Unati há 15 anos. Ela parabenizou a festa dos 25 anos do projeto. “A festa foi muito organizada, desde as meninas que serviram o lanche, até a professora Lisa. Todos os participantes estavam felizes”, conta. Ela pretende continuar fazendo atividades em 2018. “Enquanto eu tiver disposição estarei aqui participando”, declara.
A coordenadora do Programa de Gerontologia Social (PGS), profa. Lisa Torres, destacou a troca de experiência entre os alunos da graduação e os alunos da Unati. “É uma aprendizagem mutua quando se compartilha informações com pessoas de geração diferentes”, conta.
2018 com novidades
Segundo a coordenadora, os programas Ser Velho é um Máximo, que surgiu na Jornada da Cidadania e Amor, ações e moradia, que em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Goiânia atendem os idosos que não podem participar na Unati, continuarão no próximo ano.
A primeira novidade é o lançamento do livro Universidade da Terceira Idade: lugar de idoso também é na escola, no mês de março. Workshops também serão implementados no calendário acadêmico da Unati. A terceira novidade contada pela professora é a criação de novos cursos para os alunos.
Segundo a professora, o retorno de outros cursos é uma das ideias para 2018. Para as turmas voltarem, Lisa explica que precisa de professores voluntários. “Agora a Unati tem o objetivo de envolver professores da comunidade para participar como colaboradores externos do grupo de Gerontologia Social”. Mais informações: 3946-1339.
Fotos: Jota Junior