Unati amplia o número de professores voluntários

Prática comum em universidades seniores europeias, o compartilhamento de habilidades por meio do voluntariado tem sido uma prática crescente no Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUG Goiás, responsável pela Universidade Aberta à Terceira Idade, a Unati, nossa “universidade senior”. Na tarde da quarta-feira, 27, o programa promoveu a primeira reunião de colegiado com professores voluntários do projeto, que é referência na instituição.

“O Brasil tem a sexta população mais envelhecida do mundo, então, inevitavelmente, vamos lidar com alguém com mais de 60 anos em nosso dia a dia. Muito do nosso papel tem a ver com a desmistificação do estereótipo da velhice  que temos, principalmente no nosso país”, lembrou a coordenadora do PGS, professora Lisa Valéria Tôrres. “Apesar de sermos uma universidade com um processo de ensino e avaliação diferente, sem as cobranças do ensino formal, eles [os alunos] gostam de conteúdo, guardam os planos de ensino, cobram o acesso à teoria também. Isso às vezes surpreende”, disse aos novos professores.

Partilha

Das 13 disciplinas ofertadas neste semestre, seis são ministradas por voluntários. Entre eles, a educadora física Milena Duarte, 38, da disciplina de Ginástica Funcional. “É um público que eu já trabalho como personal e instrutora, mas que não tinha experiência em sala de aula. Me convidaram e eu adorei. Já tivemos duas aulas e fiquei surpresa em como todos eles têm cadernos e adoram escrever. Além de contribuir para que tenham um pouco mais de qualidade de vida, tenho certeza que será um grande aprendizado. É uma experiência muito motivadora”, conta ela, que ingressou neste semestre.

Após a consolidação da cultura do voluntariado entre acadêmicos, a intenção é que haja um fortalecimento desse movimento também para a partilha de conhecimentos e habilidades, como docentes. Além de acadêmicos, professores da PUC e de outras instituições e profissionais podem participar. “Na verdade, qualquer pessoa da comunidade que tenha o desejo de compartilhar algum conhecimento ou habilidade pode participar como voluntário. Não é algo voltado necessariamente para quem é professor universitário ou para quem já é formado. Se você sabe tocar violão e tem facilidade para ensinar, por que não?”, esclarece a coordenadora. “É o tipo de experiência que amplia a sua visão de mundo, que te permite exercer sua atividade fora do seu campo comum, com outro público”, explica.

Seja voluntário

O curso Unati fica aberto durante todo o semestre para o cadastro de voluntários interessados em partilhar conhecimentos e habilidades. Os interessados podem procurar o projeto por meio do e-mail pgs.pucgoias@gmail.com ou pelos telefones: (62) 3946-1175 / 1339. É preciso ter disponibilidade em algum momento da semana, por no máximo quatro horas semanais, em horário comercial (manhã ou tarde, excluindo horário de almoço).

Neste semestre, as disciplinas disponibilizadas para os alunos com 60 anos ou mais que estão matriculados foram: Alfabetização para idosos, Aplicativos para celular, Espanhol, Ética e Cidadania, Francês, Hidroginástica, Inglês, Dança circular, Fotografia, Teatro, Ginástica funcional e Jogos cognitivos.

Fotos: Weslley Cruz