Transdisciplinar, oncologia é tema de jornada na universidade

A atuação na área oncológica é tema da jornada acadêmica aberta na noite desta segunda-feira, 18, na PUC Goiás. Em dois dias de programação, serão realizadas oito palestras, no Auditório da Área 4, na Praça Universitária, abordando o trabalho nesse segmento, a prevenção e o tratamento ao câncer, além dos cuidados paliativos. A organização é da Liga Acadêmica de Oncologia da universidade.

A jornada marca uma renovação das atividades da entidade estudantil, como explica seu presidente, o aluno de Medicina Diego Machado. Segundo ele, os conteúdos das palestras servirão como base para a prova de ingresso na liga. A avaliação está agendada para o dia 2 de outubro. Serão selecionados 15 novos integrantes: nove alunos do curso de Medicina da PUC Goiás, três do mesmo curso, mas ligados a outras instituições de ensino goianas, e três estudantes de cursos da área da Saúde.

A previsão para este semestre é atuar no ensino, na pesquisa e na extensão, com a realização de aulas mensais e atendimentos à comunidade. “Temos alunos de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Farmácia, Biomedicina e de outras instituições de Medicina do Estado participando do evento. É um assunto transdisciplinar”, frisa.

Vivência

Palestra do médico oncologista Eliseu Taveira, que atua no Hemolabor e no Hospital das Clínicas de Goiânia, abriu a programação. Ele compartilhou suas experiências atuando na especialidade, falou sobre o cenário atual e as perspectivas para a área. “É um trabalho desafiante”, resumiu.

Completaram a agenda de palestras da noite apresentações sobre a prevenção ao câncer, emergências oncológicas e predisposição hereditária à doença.

Programação

A programação da jornada de oncologia segue nesta terça-feira, 19, a partir das 19 horas, no Auditório da Área 4. Veja as palestras previstas:

– Tratamento da dor oncológica

– Modalidades de tratamento de câncer

– Cuidados paliativos

– Abordagens cirúrgicos-terapêuticas em neurooncologia