Trabalho em prol da pessoa idosa é reconhecido na Câmara Municipal

Uma homenagem que reconhece o trabalho do Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás pelo compromisso e valorização da pessoa idosa. Além de fechar o ano de 2019 com êxito, a extensão universitária celebra mais uma conquista: 63 personalidades, entre gestores, docentes, voluntários e alunos do Programa receberam certificados de honra ao mérito na manhã desta sexta-feira, 13, concedidos pela Câmara Municipal de Goiânia.

De acordo com o autor da proposta, vereador Gustavo Cruvinel, a solenidade visa coroar o empenho de pessoas que contribuem para o crescimento da cidade, por meio de um trabalho que promove a qualidade de vida da pessoa idosa, estimulando indivíduos a terem uma vida ativa na velhice, seja por meio do estudo de novas disciplinas, seja por atividades que promovam bem-estar físico e emocional.

O PGS, instituído na universidade em 1992, possibilita a sistematização e difusão do conhecimento referente à velhice e ao processo de envelhecimento com foco nos saberes e seus aspectos biológicos, psicológicos, sociais, culturais, políticos e espirituais. A Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati), que compõe o Programa como projeto de ação permanente, completou 27 anos no último mês de setembro, e congrega centenas de alunos, voluntários e professores que lecionam as disciplinas abertas à comunidade local, que almejam ressignifcar e quebrar os mitos acerca da velhice.

Para a coordenadora do Programa, profa. Lisa Valéria Tôrres, contemplada com a homenagem, 2019 foi um ano produtivo para a extensão. De 2016 até o presente momento, o PGS recebeu mais de 300 voluntários, oriundos de diversos cursos. Além da contribuição constante dos cursos da Saúde, a iniciativa vem despertando interesse dos estudantes do Direito, Engenharias, Ciência da Computação, entre outros, que puderam colaborar voluntariamente neste semestre com discussões e atividades cujos temas enfocam os direitos do idoso, combate aos crimes de internet, uso de aplicativos celulares, entre outros.

Esse reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela PUC Goiás mostra uma contribuição extensionista para reverter a realidade brasileira. No ano passado, o número de denúncias de violência contra idosos no Brasil aumentou 13% na comparação com 2017. Segundo dados do Disque 100, foram computadas 37 mil denúncias, sendo 38% por motivos de negligência, 26% de violência psicológica, quase 20% das ligações denunciaram abusos financeiros e 12% retrataram violência física, a maioria das agressões cometidas por filhos ou netos.

A coordenadora de Extensão, profa. Denize Daudt, também mencionou a IV Conferência Científica Internacional de Projetos Educativos para Sêniores, que ocorreu no último mês de outubro, e representou um marco para a universidade. Sediado no Brasil pela primeira vez, o evento recebeu conferencistas portugueses de renome internacional, que trazem uma contribuição para as pesquisas sobre a velhice em todos os níveis, além das áreas da saúde e educação. A Conferência foi realizada na PUC Goiás e integrou a programação comemorativa em alusão ao Jubileu de Diamante da universidade.

Também homenageada, a gestora refletiu sobre a relevância da honraria concedida à instituição: “nos anima a continuar no caminho. O país passa um momento complicado, mas a PUC continua garantindo o atendimento aos idosos que recebem homenagem neste momento e, ao mesmo tempo, faz todo um trabalho voltado à população excluída da sociedade”, analisou.

A solenidade também foi prestigiada pelo reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado; pela pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia de Alencar Santana e pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino.

Fotos: Weslley Cruz