Teatro PUC recebe Ciça Gorski para aula magna da Arquitetura

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) realizou na noite de ontem, 28, a primeira etapa da 12ª aula magna da instituição no Teatro PUC, no Câmpus V da PUC Goiás, em Goiânia.

Reunindo acadêmicos da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás e outras 10 instituções de ensino, o evento trouxe a arquiteta e paisagista Ciça Gorski, sócia diretora do escritório Barbieri + Gorski e responsável, entre outras coisas, pelos projetos do Parque Macambira Anicuns e da restauração da Praça Cívica.

Para a aula, o tema escolhido foi a arquitetura paisagista, especialidade ainda pouco explorada por escritórios no país. “Existem poucos que sabem e muitos curiosos. A grosso modo, todos que entendem um pouco de plantas acham que entendem de paisagismo e isso é um grande engano. Paisagismo não é jardinismo”, ponderou o presidenet do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga.

O termo, que vai além da tendência atual de jardins em projetos arquitetônicos, pode ser utilizado para promover a preservação de espaços e ser motor de qualidade de vida para populações. “O problema é que a formação é muito falha ainda. O paisagismo vai muito além da vegetação. Toda área externa entra no escopo do arquiteto paisagista”, explicou a palestrante.

Em projetos urbanos, outro fator importante é a gestão. “Um parque se deteriora muito rápido. Um espaço de encontro e de lazer pode se tornar perigoso, inseguro para a comunidade”, analisou.

Os projetos de paisagismo, que podem ser feitos ou não no espaço urbano, de forma multiprofissional, exigem do arquiteto urbanista a visão de futuro, para que o benefício, se bem gerenciado, atravesse gerações. “Em algo que vai durar décadas, não podemos seguir tendências”, enfatizou a paisagista. Ao dar exemplos, ela explicou a valorização ainda existente de árvores exóticas, adaptáveis aos climas, em detrimento do resgate regional. “O Cerrado é muito rico. Devemos fazer um esforço para termos mudas disponíveis para desenhar nossas cidades”.

Reforço no currículo universitário

Implantado neste semestre, o novo Projeto Pedagógico (PPC) do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás amplia a formação em paisagismo. “Agora vai aparecer com mais força nas disciplinas e projetos. Sabemos que é uma das atribuições que têm forte atuação de arquitetos, então nos preocupamos”, explica o coordenador do curso, professor Roberto Cintra.

Na universidade, o curso conta com 801 acadêmicos matriculados e quase 100 docentes. Nesta semana, o PCC do curso também ganhou reforço com a atualização do acervo do curso na Biblioteca Central.

As aulas magnas do CAU/GO são realizadas semestralmente em Goiânia e Anápolis, com o apoio da PUC Goiás e outras instituições de ensino superior do Estado.

Fotos: Weslley Cruz