Sou PUC promove encontro entre orientadores e mentores do projeto

O projeto Sou PUC – Acolhida se reuniu nesta quinta-feira, 14, para um encontro com o objetivo de promover uma troca de experiências entre escolas, que possuem programas semelhantes de acolhimento, e debater novas temáticas e projetos que integram a área de extensão da Universidade. O evento aconteceu no Auditório Multiuso 3 – Área 4.

Inicialmente, o projeto Sou PUC abrange os ingressantes da Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC), de Comunicação (ECOM) e de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), a partir de um acompanhamento que tem como intuito que o acadêmico construa sua segurança e autonomia.

“A acolhida nada mais é do que uma iniciativa da instituição para que os novos alunos se sintam seguros, amados, respeitados e, principalmente, se sintam pertencentes a PUC Goiás”, destaca a profa. Márcia de Alencar Santana, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil.

Além disso, o projeto busca contribuir para uma formação mais abrangente, como destaca a profa. Núbia Simão, coordenadora do Programa de Direitos Humanos – PDH da universidade. “Uma formação que vá além das especificações técnicas e teóricas, e contribua para uma formação humana dos nossos acadêmicos.”

Outro ponto importante, destacado pela diretora Escola de Ciências Exatas e da Computação, Mirian Sandra Rosa Gusmão, é ampliação da rede de atendimento dos novos acadêmicos. “O Ingressante entra com muitas dúvidas, e este acolhimento e apoio faz toda a diferença. Além de ser um direcionamento capaz de mitigar as demandas da coordenação.”

Para a estudante de jornalismo, Mariana Jardim, voluntária da Coordenação de Extensão (Cdex), o projeto é de grande importância para o início da formação acadêmica. “É uma forma de acolher os novos alunos e ampliar o conhecimento sobre os projetos que acontecem dentro da universidade”, ressalta.

Assim, o projeto visa aproximar a comunidade acadêmica, promover a troca de experiência entre orientadores, mentores e acadêmicos e estabelecer um vínculo entre os sujeitos dessa rede de acolhimento, ampliando conhecimentos e futuramente a ação para toda a universidade.

(Texto: Mariana Rodrigues, estagiária de Jornalismo)

Fotos: Weslley Cruz