Sobrevida dos personagens da literatura é tema da aula inaugural de Letras
O que acontece com os personagens da literatura depois que os livros se fecham? Este foi o tema da aula inaugural do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Goiás nesta quarta-feira, 13 de março, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades. O professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Coimbra, Carlos Reis, ministrou palestra com o tema Estranhas formas de vida: modos de sobrevida, para os estudantes calouros e veteranos da instituição, docentes e pesquisadores da área.
Especialista em Estudos Narrativos e em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX e autor de mais de vinte livros, ele falou sobre o mundo narrativo e sobre a vida dos personagens para além da escrita. “As personagens de ficção afirmam-se e desenvolvem-se como entidades com vida de certo modo autossuficiente, justificada pela conformação e pela dinâmica interna de um determinado mundo narrativo, mas remetem também para a posteridade, para a funcionalidade social e para a extensão desse mundo narrativo para além das suas fronteiras”, explicou ele.
O professor participou do evento a convite do Grupo de Pesquisa e Estudos de Personagens da PUC Goiás, que existe desde de 2022. Coordenadora do Grupo e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação, a profa. dra. Elizete Albina Ferreira explica que o grupo estuda a personagem dentro dos estudos narrativos. “Buscamos várias perspectivas, não só literária, mas outros meios midiáticos, como jogos e cinema. Este é um trabalho muito importante, porque a literatura dialoga com a vida, com a realidade do aluno”.
Coordenadora do curso de Letras, a profa. Helen Suely Silva Amorim, afirma que o encontro mostra a integração entre as formações dentro da Escola e a possibilidade da troca de ideias e da formação e novos leitores. “A partir deste encontro podemos avançar o saber”. O calouro Michael Douglas Santana Ribeiro prestigiou a palestra e se sentiu motivado a continuar os estudos da graduação. “Participar destes momentos mostra a abrangência do meu curso. Vim da Biologia e percebo a grandeza do universo das Letras”, explica ele.